sábado, 31 de março de 2018

POEMA: O CANTO DO GUERREIRO - GONÇALVES DIAS - COM GABARITO

Poema: O CANTO DO GUERREIRO
                                                     Gonçalves Dias



I                                                                              II
Aqui na floresta                                       Valente na guerra
Dos ventos batida                                    Quem há, como eu sou?
Façanhas de bravos                                Quem vibra o tacape
Não geram escravos                               Com mais valentia?
 Que estimem a vida                               Quem golpes daria
Sem guerra e lidar                                   Fatais, como eu dou?
- Ouvi-me, guerreiros                               - Guerreiros, ouvi-me;
- Ouvi meu cantar.                                   – Quem há, como eu sou?

III                                                                            IV
Quem guia nos ares                               Quem tantos inimigos
A flecha emplumada                               Em guerras pegou?
Ferindo uma presa                                 Quem canta seus feitos
Com tanta certeza                                  Com mais energia?
Na altura arrojada                                   Quem golpes daria
Onde eu mandar?                                   Fatais como eu dou
-Guerreiros, ouvi-me                               - Guerreiros ouvi-me;
- Ouvi meu cantar.                                  – Quem há, como eu sou?
                                                                                                                                                                                  Entendendo o poema:
01 – Não é característica do texto lido:
     a) A idealização do índio com destaque para a exaltação das suas qualidades, sua força e valentia.
     b) A constituição típica do herói romântico perfeito.
     c) A tonalidade épica assumida pelo discurso.
     d) A utilização de versos curtos, o que aproxima o texto da poesia oral popular.
     e) A irregularidade rítmica.

02 – Percebe-se pelo vocábulo selecionado e combinado que o poeta constrói o personagem herói através de:
     a)  Antíteses e hipérboles.
     b)  Metáforas e antíteses.
     c)  Hipérboles e comparações.
     d) Comparações e metonímias.
     e) Paradoxos e hipérboles.

03 – O texto é representativo da 1ª Geração Romântica. Justifique a afirmativa.
      O texto é representativo da 1ª Geração Romântica, por tematizar o heroísmo do índio com a tonalidade do exagero sentimental patriótico.

04 – Com base nos textos I e II, relacione três características que marcaram essa 1ª Geração:
          a) Temática nacionalista – o índio.
          b) Presença do sentimento idealizador.
          c) Construção do personagem heroicizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário