domingo, 25 de março de 2018

PROJETO VIVENCIANDO VALORES NA ESCOLA

Projeto Vivenciando valores na Escola
   
 
Público Alvo:
        O projeto será aplicado em toda a escola (turmas do 1° ao 9° ano) com alunos entre 06 e 16 anos, na escola ..............................
        Duração: 08 meses (fevereiro à outubro).

Apresentação:

        Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, crítica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-se participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres, dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
        Sabemos que implementar valores autênticos numa cultura consumista não é tarefa simples. Introduzir novos hábitos nas salas de aula pressupõe uma mudança de comportamento, que exige um acompanhamento sistemático nosso, como educadores que somos.

Por que vivenciar Valores?
        Os valores motivam o comportamento e a atividade humana. São a fonte de energia que mantém a autoconfiança e a objetividade. Hoje, na maioria dos países, os povos são influenciados pela ideologia materialista que cria uma cultura de acúmulo, posse, egoísmo e ganância.

        Consequência: os autênticos perdem o brilho da verdade e a força para sustentar e preservar uma cultura digna do ser humano. Essa distorção de princípios é uma das causas da crise em que vivemos no mundo moderno, marcado pela inquietação, insegurança e, obviamente, ausência de paz.
        A violência, os comportamentos negativos, estimulados pelos meios de comunicação, a desagregação da família, as desigualdades sociais são alguns dos resultados visíveis de uma época contaminada pela inversão de valores.
        Este quadro indica a necessidade de reformarmos nosso comportamento e, para que isso aconteça, temos que resgatar e vivenciar os momentos de verdade e harmonia no planeta terra.

Justificativa:
        Resgatar e vivenciar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira da criança, do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacífica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
        Nós (professoras) que fazemos o Centro de Multimeios da EEEF Professora Francisca Silveira Gomes, cientes dos efeitos nocivos de uma sociedade desestruturada sobre crianças e jovens, resolvemos desenvolver o projeto-Vivenciando Valores na Escola que levará à comunidade estudantil possibilidades de começar e recomeçar, refletir e praticar valores básicos como a paz, o amor, o respeito, a solidariedade, etc.
        O projeto será desenvolvido de tal forma que, a cada mês, haja um novo valor a ser trabalhado com os alunos. Isso implicará numa série de atividades direcionadas e desenvolvidas dentro e fora do estabelecimento de ensino. Desta maneira, toda a comunidade escolar acabará sensibilizada e estimulada a refletir e trabalhar sobre uma nova perspectiva na vida diária.

Objetivo Geral:
        Apresentar as crianças e o jovem que, ao despertar os valores que existem no seu íntimo, inicia-se o processo de transformação da realidade social ao qual está inserido.

Objetivos Específicos:
·        Incentivar a comunidade escolar a pesquisar e a vivenciar valores de ordem superior, como qualidades inerentes a cada pessoas, independentemente da classe econômica, social ou cultural que a instituição está inserida.
·        Criar um ambiente seguro para que todos explorem e expressem estes valores, individual e coletivo, desenvolvendo maior entendimento, motivação e responsabilidade em fazer escolhas positivas.
·        Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
·        Realizar palestras e oficinas com temas direcionadas aos alunos, pais e funcionários.
        Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar, com participação efetiva dos alunos e professores do Ensino Fundamental I e II, divididos e organizados por tópicos; os quais; se dá no período de um ano letivo, com cada valor sendo trabalhado, mensalmente, ou de meio ano, com um valor quinzenal.
        Fevereiro / Março – Organização.
        Março / Abril – União.
        Abril / Maio – Amor.
        Junho / Julho – Férias.
        Julho / Agosto – Responsabilidade.
        Agosto / Setembro – Respeito.
        Setembro / Outubro – Obediência e Disciplina.
        Novembro – Amizade.

Recursos:
        Serão utilizados todas as fontes de pesquisas possíveis:
·        Vídeos e filmes (Mãos Talentosas, A corrente do Bem, Desafiando Gigante, A virada, entre outros);
·        Revistas;
·        Músicas;
·        Jornais;
·        Materiais recicláveis;
·        Entrevistas;
·        Palestras;
·        Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados;
·        Multimídia.

Desenvolvimento:
      Os temas abordados dentro da proposta dos Valores serão trabalhados com as turmas divididas em equipes ou individual com as seguintes sugestões de atividades.
·        Murais inspirando as crianças a trazerem fotos, poesias, músicas, histórias, etc., relacionadas ao tema.
·        Criação de frases sugestivas pelos alunos e professores que, depois de selecionadas, podem ser lidas e comentadas com a turma.
·        Algumas histórias selecionadas de contos de fadas e fábulas, histórias bíblicas e verídicas, notícias de jornal entre outras podem ser trabalhadas como ponto de apoio e ponto de referência para reflexão sobre o valor em exposição na sala.
·        Todos os fatos que as crianças trouxerem para a sala de aula, fatos que ocorrerem na escola, em casa ou até mesmo na própria sala de aula e na comunidade em que mora, deverão ser apresentados como fontes de aprendizado na área dos valores, mesmo que o fato não esteja ligado ao valor do mês.

        O professor sempre deverá estar atento para aproveitar todas as chances em que a própria vida se torna uma lição.

·        Músicas que falem do tema podem ser ouvidas, cantadas ou criadas com os alunos. As letras também podem ser exploradas.
·        Passeios a lugares escolhidos, procurando travar uma relação entre o local e o valor.
·        Peças de teatro escritas e encenadas pelos alunos, com apresentação para toda escola.
·        Uma pesquisa e seleção de filmes desenhos animados, conduzindo-se a uma reflexão antes e depois.
·        Profissionais de diversas áreas podem ser convidados para uma visita, sugerindo uma exposição de suas experiências específicas, inspirando a vivencia do valor, mostrando através da prática profissional a relação do valor com a vida. Por exemplo, no mês do amor, da paz, convidar um padre ou uma pessoa que domine o assunto em questão.

·        Murais com nomes das crianças e espaços para serem preenchidos com estrelas coloridas, na medida em que elas apresentam comportamentos positivos. Cada cor de estrela representa uma qualidade, por exemplo: estrelas azuis – capricho. Vermelhas – obediência e assim por diante. Para os menores isto surtirá um efeito estimulante; eles vão querer ter seus nomes cheios de todas as cores de estrelas.
·        Realização de paródia com as turmas maiores.
·        Trabalhar com dramatizações.
·        Atividades de expressão corporal.
·        Desenhos, pinturas.
·        Redação: Amar é ...
·        Trabalhar com alunos denominando-os de “Guardiões da Escola” – grupo do aluno que serão responsáveis em monitorar, fiscalizar, conscientizar quanto aos cuidados com a escola e a manutenção de um ambiente de convívio agradável.

Ação dos professores:
        Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas relacionados a valores, para as turmas, onde serão feitos comentários, geração de opiniões e produção de textos.

O Projeto será desenvolvido nas seguintes disciplinas:

    Língua Portuguesa: Conceito do valor exposto e dramatização da realidade desse valor e produções textuais.

     Matemática: Dados e gráficos estatísticos das consequências de violência na cidade, no estado e no país para mostrar aos alunos o quanto é necessário o resgate desse valor em estudo.

     Inglês: Música e tradução de letras de músicas, elaboração de histórias em quadrinhos e uso do dicionário de inglês de acordo com o tema selecionado.

     Geografia: Valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.

     História: Relatórios escritos ou verbais sobre filmes assistidos.

     Ciências: Valores ambientais.

     Artes: Confecção e pinturas de artigos referente ao valor trabalhado onde os mesmos serviram de decoração da sala de aula até mesmo da escola visando o trabalho em equipe.

     Ensino Religioso: Mensagens bíblicas, estudos de passagens bíblicas, orações, músicas e reflexões referentes ao tema em estudo.

     Educação Física: Danças, músicas, expressão corporal.

Culminância do Projeto:
        O Projeto culminará sempre ao final de cada mês, com alunos e professores numa exposição cultural a qual será realizada por cada turma.
        Os alunos poderão apresenta-los em forma de teatro, paródia, jograis, poesias, músicas, danças e ações representadas através de painéis fotográficos dos trabalhos realizados no chão da sala com o auxílio do multimídia.

Avaliação:
        Os alunos serão avaliados por seu desempenho nas atividades. Serão também avaliados pela sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequenos e grandes grupos.

Mês               Dia/Culminância         Valores                 Horário  

Fevereiro/    -                                   -   Organização     -  Depois do
Março                                                                                Intervalo

Março /        -                                     -  União                -   Depois do
Abril                                                                                    Intervalo

Abril /           -                                   -  Amor                  -  Depois do
Maio                                                                                     Intervalo

Junho/Julho -                                    -   Férias

Julho /         -       .......................        -    Responsa- 
                                                                bilidade.        -   Depois do
Agosto                                                                          -   Intervalo     
   
Agosto /      -       ......................           -   Respeito    -   Depois do
Setembro                                                                    -   Intervalo   

Setembro /  -                                       -  Obediência    -   Depois do
Outubro                                              -  e Disciplina    -   Intervalo 

Novembro   -                                      -  Amizade        -   Depois do
                                                                                    -   Intervalo

Abertura do Projeto: ...............
Local: No pátio da escola.

Um comentário: