quinta-feira, 29 de março de 2018

POEMA: SEMENTES DE SOL - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM GABARITO


POEMA: SEMENTES DE SOL
          
                    Carlos Queiroz Telles

 Este corpo
 que agora me veste
 ainda é casca
 e casulo
 de um outro bicho
 que cresce.



 Esta capa que me acompanha
 desde os tempos
 de criança
 desce inútil
 aos meus pés.
 Sou a ponte
 que me liga.

 Sou o gesto
 que me une.
 Sou o fui
 e o serei.

Este tempo
que me guarda
para um outro
amanhecer
é lembrança
e  é promessa,
recordação e
esperança,
morte e vida
enoveladas
na meada
das mudanças.

Sementes de sol. São Paulo: Moderna, 1992. p. 36-7.

 Enovelado: enrolado, emaranhado.
 Meada: enredamento, confusão.

Entendendo o poema:
01 – Leia estas afirmações.
          I. Quanto as ideias que apresenta, esse texto pode ser dividido em duas partes.
          II. A 1ª parte reúne as estrofes 1 e 2 e trata das transformações físicas do eu lírico.
          III. A 2ª parte é formada apenas pela última estrofe, que trata da identidade do eu lírico em um momento de mudanças.
          IV. Na 1ª parte, o eu lírico compara-se a um animal em transformação.

 Com base nessas afirmações, pode-se concluir que:
 A) apenas a III está correta.
 B) III e IV estão corretas.
 C) II e III estão corretas.
 D) I, II e IV estão corretas.

02 – Na 2ª estrofe, o eu lírico faz referência a uma capa, que “desce inútil” a seus pés, como se ele estivesse se despindo de uma “roupa” que o acompanhara por longo tempo. De que tipo de roupa ele estaria se desfazendo?
 A) Da “roupa” (ou do papel) de criança.
 B) Dos sentimentos contraditórios.
 C) Das mudanças.
 D) Das recordações.

03 – Ao comparar-se a um animal em transformação, na 2ª parte do texto, o eu lírico tenta definir a si mesmo, fazendo uso de linguagem figurada. Nos versos “Sou o fui / e o serei”, os verbos destacados são substantivados. Que substantivos podem substituir esses verbos sem que haja mudança de sentido?
 A) Passado e futuro.
 B) Recordação e esperança.
 C) Mudanças e lembrança.
 D) Tempo e promessa.

04 – Compare o poema com o texto “A turma”. Qual dos itens seguintes correspondem uma afirmação verdadeira sobre os dois textos?
 A) Ambos os textos narram o processo de amadurecimento de um adolescente e sua iniciação na fase adulta.
B) Embora os textos apresentem linguagens diferentes — um é científico e o outro é poético —, ambos refletem sobre a transição da fase infantil para a fase adulta.
C) O poema e o texto em prosa não acentuam a convivência entre traços infantis que ainda persistem e traços do adulto em nascimento.
 D) Ambos os textos discutem o problema da identidade do adolescente.




Um comentário: