POEMA:
SEMENTES DE SOL
Carlos Queiroz Telles
Este
corpo
que
agora me veste
ainda
é casca
e
casulo
de
um outro bicho
que
cresce.
Esta
capa que me acompanha
desde
os tempos
de
criança
desce
inútil
aos
meus pés.
Sou
a ponte
que
me liga.
Sou
o gesto
que
me une.
Sou
o fui
e o
serei.
Este
tempo
que me
guarda
para um
outro
amanhecer
é
lembrança
e é
promessa,
recordação
e
esperança,
morte e
vida
enoveladas
na meada
das
mudanças.
Sementes
de sol. São Paulo: Moderna, 1992. p. 36-7.
Enovelado:
enrolado, emaranhado.
Meada: enredamento,
confusão.
Entendendo
o poema:
01
– Leia estas afirmações.
I. Quanto as ideias que
apresenta, esse texto pode ser dividido em duas partes.
II. A 1ª parte reúne as estrofes
1 e 2 e trata das transformações físicas do eu lírico.
III. A 2ª parte é formada apenas pela
última estrofe, que trata da identidade do eu lírico em um momento de mudanças.
IV. Na 1ª parte, o eu lírico
compara-se a um animal em transformação.
Com
base nessas afirmações, pode-se concluir que:
A)
apenas a III está correta.
B)
III e IV estão corretas.
C)
II e III estão corretas.
D) I,
II e IV estão corretas.
02 – Na 2ª
estrofe, o eu lírico faz referência a uma capa, que “desce inútil” a seus pés,
como se ele estivesse se despindo de uma “roupa” que o acompanhara por longo
tempo. De que tipo de roupa ele estaria se desfazendo?
A) Da
“roupa” (ou do papel) de criança.
B)
Dos sentimentos contraditórios.
C)
Das mudanças.
D)
Das recordações.
03 – Ao comparar-se
a um animal em transformação, na 2ª parte do texto, o eu lírico tenta definir a
si mesmo, fazendo uso de linguagem figurada. Nos versos “Sou o fui / e o
serei”, os verbos destacados são substantivados. Que substantivos podem
substituir esses verbos sem que haja mudança de sentido?
A)
Passado e futuro.
B)
Recordação e esperança.
C)
Mudanças e lembrança.
D)
Tempo e promessa.
04 – Compare o
poema com o texto “A turma”. Qual dos itens seguintes correspondem uma
afirmação verdadeira sobre os dois textos?
A)
Ambos os textos narram o processo de amadurecimento de um adolescente e sua
iniciação na fase adulta.
B) Embora
os textos apresentem linguagens diferentes — um é científico e o outro é
poético —, ambos refletem sobre a transição da fase infantil para a fase
adulta.
C) O
poema e o texto em prosa não acentuam a convivência entre traços infantis que
ainda persistem e traços do adulto em nascimento.
D)
Ambos os textos discutem o problema da identidade do adolescente.
minha filha agradece a gentiliza
ResponderExcluir