sexta-feira, 16 de março de 2018

FILME(ATIVIDADES): A CORRENTE DO BEM - SINOPSE - ATIVIDADES COM GABARITO

FILME(ATIVIDADES): A corrente do Bem
Data de lançamento: 23 de março de 2001 (2h 03min)
Direção: Mimi Leder
Nacionalidade: EUA

SINOPSE E DETALHES
        Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a ideia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.


        Um filme que emociona e que nos faz refletir sobre nossa postura diante do próximo, pensar em nossos sentimentos e ações que gerem realmente transformação na sociedade.
        O filme, inspirado na obra “Pay it Forward” de Catherine Ryan Hyde tem forte apelo emocional na mensagem subscrita em que transmite: “você pode, se quiser, mudar o mundo”.
        Um elenco “oscarizado” protagoniza a trama cinematográfica:
        Kevin Spacey (Oscar de melhor ator), como professor Simonet
Helen Hunt (também já premiada) como Arlenne, mãe de Trevor (Joel Osment, Oscar de melhor ator pela protagonização no filme “Sexto Sentido”) faz o papel do estudante e filho de Arlene com Rick (Bom Jovi) que faz uma pequena, mas importante, participação.
Resenha:
      Trevor (Joel Osment) frequenta a turma da 7ª série. No início do ano a classe se vê diante de um novo professor de Estudos Sociais diante do qual a classe tem um impacto frente aos questionamentos que o professor faz. 
        Em conversa com a classe ele leva os alunos a refletir sobre: “o que o mundo espera de vocês?”. E se quando forem adultos se decepcionarem com o que o mundo possa lhes oferecer? Pode não ser aquilo que esperam.” 
        Diante da perplexidade de alguns e displicência de outros ele lança um desafio: “Observar o mundo à sua volta e encontrar soluções para aquilo que não gosta” Em resumo: “Consertar o mundo”.
        O professor jamais imaginou que algum de seus alunos fosse levar a proposta a sério. Mas Trevor precisava “consertar” muita coisa em sua vida. Como ele mesmo diz na trama. 'É possível consertar algo mais que sua bicicleta”. 
        Com pais alcoólatras, sendo que o pai se ausentava por longos períodos e quando voltava era a motivação para Arlene sair da abstinência que vinha tentando há tempos. Um dos temores de Trevor era a volta do pai para casa.
        A proposta de Trevor é simples, segundo ele imagina “Se alguém faz um favor a uma pessoa, algo importante que a pessoa não ´possa fazer sozinha, repassa esse gesto a mais três pessoas, a corrente se multiplica”. 
        Começa a colocar seu projeto em prática a partir de um mendigo que chama sua atenção no caminho para casa, ao vê-lo revirando o lixo para buscar seu alimento.
        A partir daí a trama se desenrola, as boas ações vão se multiplicando, mas sem o conhecimento de Trevor que tem a sensação de que seu objetivo não está sendo alcançado. Uma série de pessoas se envolve na corrente, inclusive sua mãe, o professor e sua avó também alcoólatra. E moradora de rua.
        O que o menino não imaginava é que a corrente fosse chegar tão longe a ponto de atrair a atenção de um repórter, esse também beneficiado pela corrente. Instigado pela boa ação que recebera não descansa até encontrar a origem da mesma: Trevor
        O final é inusitado e sempre me emociona a cada vez que assisto. Vale a pena conferir.
        A proposta do filme é bem clara;
        O impacto social de uma boa ação, um gesto de carinho, uma gentileza gera um fator multiplicador de bem estar social.
        Como no filme, se cada um de nós nos propusermos a ajudar aqueles que necessitam, a corrente crescerá rapidamente. Gerando transformações. Como disse Trevor ao ser interrogado pelo repórter sobre o porquê disso tudo e ele responde: “Porque a vida não precisa ser assim, uma merda”
        Em outro momento ele diz: “...mas as pessoas desistem e quando isso acontece todos saem perdendo!”

Entendendo o filme:
01 – Que temas sociais são abordados no filme?
      DROGAS, ALCOOLISMO E VIOLÊNCIA.

02 – Escolha um destes temas e comente-o.
      DROGAS; AINDA É UM ASSUNTO MUITO ABORDADO NO BRASIL E NO MUNDO, EXISTE MUITOS DEPENDENTES DE DROGAS. O DEPENDENTE QUÍMICO TEM CARACTERÍSTICAS DESAGRADÁVEIS, COMO POR EXEMPLO A FALTA DE NOÇÃO E PERCEPÇÃO E ATÉ MESMO A MODIFICAÇÃO DA PERSONALIDADE, FICANDO MAIS AGRESSIVO. DROGAS SÃO SUBSTÂNCIAS QUE CAUSAM ALUCINAÇÕES, O ALTO USO CAUSA A OVERDOSE. E HOJE SÓ IRÁ SE LIVRAR DA DEPENDÊNCIA QUEM SE TRATAR EM UM CENTRO DE REABILITAÇÃO, ONDE HÁ PROFISSIONAIS COM OS CUIDADOS NECESSÁRIOS.

03 – Sintetize a vida dos personagens em poucas frases.
      EUGENE SIMONET – É O PROFESSOR DE ESTUDOS SOCIAIS, ELE QUEM PROMOVE A ATIVIDADE, COM O OBJETIVO DE MUDAR O MUNDO, SENDO UMA PESSOA MUITO INTROVERTIDO.
      TRAVOR MCKINNEY – É QUEM SE DESTACA NA ATIVIDADE PROMOVIDA PELO PROFESSOR, AFINAL “PASSE ADIANTE” É UMA ATIVIDADE EM QUE TRAVOR SE DEDICA PARA MUDAR A VIDA DAS PESSOAS INFELIZES. 
      ARLENE MCKINNEY – MÃE DE TRAVOR; TRABALHA O DIA TODO, E SUSTENTA SEU FILHO, E POR CAUSA DE ABANDONO DE SEU MARIDO E PROBLEMAS DIÁRIOS, COMEÇOU A BEBER. 
      CHALENDER – É UM REPÓRTER QUE DEVIDO A GRANDE REPERCURSSÃO DO PROJETO DE TRAVOR, FOI ATÉ UMA ESCOLA ENTREVISTA-LO. 

04 – Que razões levou a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas?
      TALVEZ PELO FATO DE VER QUE SEUS PROBLEMAS ERAM REALMENTE MUITO GRANDES E DIFÍCEIS DE ENFRENTAR-LOS SOZINHO, AS PESSOAS, SIMPLESMENTE PRECISAVAM DE UM ALGUÉM DO LADO DELAS PARA SAÍREM DO OUTRO LADO.

05 – Quais foram os critérios usados nestas escolhas?
      OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS FORAM O GRAU DE DIFICULDADE PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS E A ALTA NECESSIDADE DE AJUDA DOS “PERDIDOS”.

06 – Escolha uma cena do filme e comente-a.
      A MELHOR CENA É A CENA EM QUE TRAVOR AJUDA O DROGADO ABRIGANDO-O EM SUA CASA, LHE DANDO COMIDA E PRINCIPAIS CUIDADOS. EMOCIONANTE! 

07 – Qual é a moral do filme?
      ACREDITO QUE A MORAL DO FILME SEJA A IMPORTÂNCIA DE AJUDAR AS PESSOAS NECESSITADAS, A PERCEPÇÃO DE APENAS UM ESTUDANTE PÔDE AJUDAR A MUITAS PESSOAS, INCLUSIVE, ATÉ MESMO SUA MÃE, O FILME ABORDOU MUITO BEM O FATO DE QUE NÃO PRECISA IR MUITO LONGE PRA BUSCAR AJUDA, APENAS UMA PESSOA DE BOA VONTADE DISPONÍVEL A AJUDAR JÁ É O SUFICIENTE. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário