segunda-feira, 19 de março de 2018

FILME(ATIVIDADES): OLGA - JAYME MONJARDIM - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

FILME(ATIVIDADES): OLGA 

Data de lançamento: 20 de agosto de 2004 (1h 39min)
Direção: Jayme Monjardim
Gêneros: BiografiaDramaHistóricoRomance
Nacionalidade: Brasil

SINOPSE E DETALHES

        Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

        Olga Benário nasceu em uma família judia em Munique na Alemanha no dia 12 de fevereiro de 1908. Seu pai Leo Benário era um advogado social democrata e sua mãe Eugénia era uma dama da alta sociedade que não apoiava as ideias revolucionárias da filha. Em 1923, aos 15 anos, Olga entrou para o partido comunista. Em 1926 foi presa por traição e libertada poucas semanas depois. Em 1928 liderou uma missão no Tribunal de Justiça para libertar seu companheiro Otto Braun, comunista e revolucionário que havia sido sentenciado à prisão de Berlin-Moabit. Em 1934 Olga foi designada para uma missão cujo objetivo era levar em segurança ao Brasil o líder comunista Luís Carlos Prestes. Ambos deveriam se passar por marido e mulher para ajudar no disfarce. Durante a viagem Olga e Prestes se apaixonaram. Devido a influência comunista de Prestes, e da popularidade proveniente da Coluna Prestes, Getúlio Vargas, durante o governo provisório, desenvolveu uma lei de segurança que permitia prender todos aqueles que se opusessem ao governo. Prestes liderou a Aliança Nacional Libertadora acreditando que, tal como a Coluna Prestes, militares, tenentes e comunistas o apoiariam em uma frente política revolucionária comunista, de caráter antifascista e anti-imperialista. O movimento de Prestes se colocava em oposição ao integralismo e a filosofia fascista do governo Vargas, e pretendia a revolução com o apoio da URSS. Este movimento ficou conhecido como Intentona Comunista. Com o fracasso da revolução, Olga e Prestes foram presos e separados. Grávida de Prestes, Olga travou uma batalha contra o governo para ter sua filha no Brasil e não ser deportada para Alemanha nazista, devido ao fato de ser judia. Como uma vingança pessoal de Vargas e Filinto Müller contra Prestes, Olga foi deportada para a Alemanha. Na madrugada de 27 de novembro de 1936, nasceu Anita Leocádia, a filha de Olga e Prestes. Leocádia, mãe de Prestes, fazia uma grande campanha na Europa pela liberdade de Prestes, Olga e Anita. Devido a esta campanha em favor dos direitos humanos, Olga pode ficar com a filha até não poder mais amamentá-la. Quando Anita completou 14 meses foi retirada de Olga, e a avó obteve a guarda da neta. Porém, Olga inicialmente acreditava que Anita poderia ter sido levada pelos nazistas, e só ficou sabendo tempos depois que Anita estava a salvo. Em 1938 Olga foi levada para o campo de concentração de Lichtenburg, e em 1939 para Ravensbrück, o único campo feminino. Em fevereiro de 1942, Olga foi executada na câmara de gás com mais de 200 prisioneiros no campo de Bernburg.

Entendendo o filme:
01 – Descreva a principais característica da personagem Olga.
      A rigidez dos valores e o idealismo na busca de um mundo mais justo e igualitário.

02 – Quem foi Luís Carlos Prestes? Qual sua participação na política brasileira?
      Foi um militar, líder político e revolucionário brasileiro. Em 1909. Concluídos os estudos neste, segue na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, atual Academia Militar das Agulhas Negras, contribuindo com o sustento da família com o seu soldo. Aluno brilhante, chegaria à patente de segundo-tenente.
       Ao tomar conhecimento das "cartas falsas" atribuídas a Artur Bernardes, começa a envolver-se em questões políticas, dedicando-se ao combate ao futuro presidente que estava sendo programado pelos militares. Já como capitão, lidera o foco da primeira revolta tenentista na região das Missões, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Suas metas eram o combate à oligarquia, estabelecimento do voto secreto, e convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
      Além disso, decretou-se sua prisão preventiva, o que o forçou a entrar para a clandestinidade. Sua prisão seria revogada em 1958 pelo presidente Kubitschek, mas, com o Golpe Militar de 1964, novamente torna-se um clandestino. Deixa o Brasil novamente rumo à União Soviética em 1971, voltando com a anistia decretada em 1979, sendo que a partir daí, passa a se distanciar do PCB, deixando a secretaria-geral do partido em 1983, cargo que ocupou por décadas. Crendo que o PCB desviara-se do ideal marxista, seu novo partido será o PDT, legenda sob a qual pedirá votos a Brizola e a Lula nas eleições de 1989.

03 – Porque o governo brasileiro torturava várias pessoas? Qual era seu objetivo?
      Qualquer pessoa que fosse contra a Ditadura ou tivesse ligações com o Comunismo era punida das piores maneiras que se pode imaginar.

04 – Porque Olga foi deportada para a Alemanha?
      Olga Benário tinha ideais comunistas, foi descoberta e presa.

05 – Explique, resumidamente, como eram as vidas das pessoas dentro dos campos de concentração nazista.
      Os campos de concentração nazistas foram criados por Hitler que queria "criar um nova raça" uma "raça só descendentes de sangue azul".
     Enfim ele criou esses centros de concentração nazistas com a finalidade de exterminar os "sangues ruins". No caso negros e judeus. 
      Seu alvo: Os Judeus.
   Os centros de concentração eram basicamente galpões medianos aonde judeus e negros ficavam por dia... Semanas... Mais logo eles eram levados para câmaras. 
      Que tipos de câmaras? 
      Câmaras de gás, câmaras de nitrogênio... E principalmente as fornalhas. 
      O que são as fornalhas? 
      É basicamente fornos grandes em que os judeus entravam... 
      O processo: eles saiam dos galpões, entram em uma sala, tiravam suas roupas e entravam no forno. E eram carbonizados vivos. 
      Enfim, eles passavam fome, e trabalhavam... Uns iam para as casas dos generais como empregados. 

06 – Como se deu a morte da Olga? Explique.
      Morreu em uma câmara de gás em 1942, na Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.


Um comentário:

  1. Como eu posso identificar o regime político autoritários e totalitários dentro do filme ???

    ResponderExcluir