sábado, 24 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): JOÃO E MARIA - CHICO BUARQUE E SIVUCA - COM GABARITO

Música(Atividades): João E Maria

                                      Chico Buarque
                                      Compositor: Sivuca - Chico Buarque

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três

Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock para as matinês

Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz

E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país


Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido

Vem, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem era nascido

Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim

Pois você sumiu no mundo
Sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim.

Entendendo a canção:

01 – Na letra da canção o autor critica o quê?
      Critica a ditadura, mas alega que é uma música para crianças, para enganar a censura dos militares.

02 – Por que logo na primeira frase “Agora eu era o herói”, o autor se mostra insatisfeito?
      Ele sente saudade daquilo que fazia bem, nesse caso o “herói”, pois “eu era” já é pretérito.

03 – Por que ele se apropria da linguagem infantil? Cite alguns termos que confirme sua resposta.
      Para criticar governos autoritários. Os termos são: “Agora” eu “era” é assim que crianças fantasiam em suas brincadeiras.

04 – No verso: “Era o bedel e era também juiz”, faz referência a quem?
      Refere-se ao “dedos duros” (bedel, que eram infiltrados nas universidades para vigiar ações subversivas de professores ou alunos e os juízes que eram grandes servidores da ditadura, nem todos, é lógicos).

05 – Na estrofe:
        “Pois você sumiu no mundo
         Sem me avisar
         E agora eu era um louco a perguntar
         O que é que a vida vai fazer de mim.”

Há uma clara demonstração de quê?
      De saudade, mas na realidade, essa é uma saudade de liberdade que havia acabado.

06 – Em que versos existe a figura de linguagem PARADOXO?
      “E pela minha lei
       A gente era obrigado a ser feliz.”

07 – Que análise podemos fazer deste verso: “Agora eu era o herói e o meu cavalo só falava inglês.”?
       Logo após a 2ª Guerra Mundial, com a participação ao lado dos norte-americanos, pracinhas são vitoriosos e portanto voltam como heróis.

08 – “A noiva do cowboy era você além das outras três.” Que significa?
      Cowboy = EUA e Noiva = Ditadura; além do apoio oficial aos três poderes brasileiros, existiria o extraoficial que sustentava o poder dos militares.

09 – No faz-de-conta o que o eu lírico faz?
      Destrói esses inimigos (alemães, ditadura) que tanto impedem o povo de ser feliz.
      Mas que o faz de conta acaba e ele percebe que a maldade humana nunca terá fim...

10 – A canção João e Maria, de Chico Buarque, usa o tempo linguístico como uma construção da linguagem. [...] Agora eu era o rei o bedel e era também juiz. E pela minha lei. A gente era obrigado a ser feliz. E você era a princesa que eu fiz correr. E era tão linda de se admirar. Que andava nua pelo meu país.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao emprego dos tempos verbais:
a)   Utiliza-se em lugar do presente o pretérito imperfeito.
b)   Tem-se no lugar do presente o pretérito perfeito.
c)   Aparece no lugar do presente o pretérito mais que perfeito.
d)   Usa-se no lugar do presente o pretérito do subjuntivo.
Tem-se no lugar do presente o imperativo negativo

3 comentários: