Cruz e Sousa
Ah!
plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços
ao luar, choros ao vento...
Tristes
perfis, os mais vagos contornos,
Bocas
murmurejantes de lamento.
Noites de
além, remotas, que eu recordo,
Noites de
solidão, noites remotas
Que nos
azuis da Fantasia bordo,
Vou
constelando de visões ignotas.
Sutis
palpitações à luz da lua,
Anseio
dos momentos mais saudosos,
Quando lá
choram na deserta rua
As cordas
vivas dos violões chorosos.
(...)
Vozes veladas,
veludosas vozes,
Volúpias
dos violões, vozes veladas,
Vagam nos
velhos vórtices velozes
Dos
ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
Tudo nas
cordas dos violões ecoa
E vibra e
se contorce no ar, convulso...
Tudo na
noite, tudo clama e voa
Sob a
febril agitação de um pulso.
Que esses
violões nevoentos e tristonhos
São ilhas
de degredo atroz, funéreo,
Para onde
vão, fatigadas do sonho,
Almas que
se abismaram no mistério.
Sons
perdidos, nostálgicos, secretos,
Finas,
diluídas, vaporosas brumas,
Longo
desolamento dos inquietos
Navios a
vagar à flor de espumas.
CRUZ E SOUSA
Entendendo
a poesia:
01 –
Descreva o trabalho lexical (de vocabulário) desenvolvido em Violões
que choram...
O trabalho
lexical em Violões que choram... se irmana perfeitamente ao trabalho fonológico
(de sons). Ambos vão provocando novas relações no campo dos significados
(semântico).
02 – De
que forma acontece o envolvimento poético no texto?
O envolvimento poético neste poema acontece graças a uma bem-estruturada
repetição de consoantes (aliteração), principalmente na estrofe antológica:
“Vozes veladas, veludosas vozes”.
03 –
Comente o trabalho sonoro no poema, isto é, as aliterações ocorridas.
O trabalho sonoro, realizado com as consoantes V, Z e I,
transmite musicalidade por meio das palavras. É importante observar que o
recurso das aliterações foi empregado em todo o poema, e a quantidade de
substantivos usados no plural é bastante significativa, sugerindo os sons do
violão na sibilante S.
04 – Os elementos sensoriais
– sons, cores e odores – constituem estímulos para a imaginação do poeta
simbolista, que, a partir deles, desenvolve associações de ideias bem
particulares. Nesse texto, que elemento sensorial serve de partida para o
poema?
Os sons dos
violões que o poeta escuta ao longe, durante a noite.
05 – Com que são comparados
ou associados os sons dos violões?
A “soluços ao
luar”, “choros ao vento”, “gemidos, prantos”. Destacar o tom triste e
melancólico dessa associações, que revelam o estado de espírito do poeta.
06 – Os sons dos violões
despertam que recordações no eu lírico?
Recordações de
outras noites, “noites de além, remotas”. Destacar que os sons dos violões
trazem à tona, para o poeta, todo um mundo de sensações indefiníveis, mas
tristes, fazendo vibrar em sua alma dolências adormecidas, saudades esquecidas.
07 – Considere agora o
aspecto sonoro dos versos. Que trabalho de linguagem se destaca no texto? Por
quê?
A aliteração, que percorre praticamente
todas as estrofes. Chamamos a atenção, em particular, para as estrofes 1, 4, 6
e 7.
08 – Em resumo: que
características tipicamente simbolistas estão presentes nesse texto?
Forte
musicalidade, intensão de sugerir e não de descrever, acentuado subjetivismo.
09 – A linguagem simbolista
caracteriza-se por ser vaga, fluida, imprecisa. Por isso, emprega
abundantemente substantivos abstratos e adjetivos. Destaque das duas primeiras
estrofes do poema:
a)
Alguns substantivos e adjetivos responsáveis
por essa fluidez;
“... violões dormentes, mornos”; “... vagos contornos”; “... noites
remotas”; “... visões ignotas”.
b)
Alguns versos que conotem algo indefinido,
vago.
“... soluços ao luar”; “nos azuis da Fantasia bordo”.
10 – Na linguagem realista,
a adjetivação é empregada com a finalidade de compor um painel objetivo do objeto. Observe os
adjetivos empregados no poema. Eles contribuem para formar um painel subjetivo ou objetivo da
realidade.
Subjetivo, pois
como característica do Simbolismo as poesias tem sentido vago.
11 – Em vez de nomear ou
explicar objetivamente, a linguagem simbolista procura sugerir.
a)
O que sugere a aliteração do fonema /v/ da 7ª estrofe?
Musicalidade.
Tristeza, melancolia e nostalgia.
c)
Ao se atribuírem aos violões características
como “dormentes”, “chorosos” e “tristonhos”, que figura de linguagem se
verifica?
Personificação.
12 – Para os simbolistas,
uma das formas de expressar as sensações interiores por meio da linguagem
verbal é a aproximação ou o cruzamento de campos sensoriais diferentes,
procedimento denominado sinestesia.
a)
Que campos sensoriais o poeta aproxima nas
três estrofes iniciais?
“Doce como o oboé, verdes como a campina”.
b)
Destaque da 7ª estrofe um exemplo de
sinestesia.
“Veludosas vozes”.
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