Texto: A FORÇA DA PALAVRA NA PUBLICIDADE
A palavra tem o poder de criar e
destruir, de prometer e negar, e a publicidade se vale desse recurso como seu
principal instrumento. Bolinger [...] destaca que, com o uso de simples
palavras, a publicidade pode transformar um relógio em joia, um carro em
símbolo de prestígio e um pântano em paraíso tropical.
Assim, quando um congressista
norte-americano ameaçou processar os fabricantes de determinados produtos por
promessas não cumpridas – iniciativa que, aliás, se repetiria no Brasil -, um
publicitário respondeu: “Então será necessário processar todos os fabricantes
de cosméticos e perfumes, pois eles vendem à mulher um frasco de promessas”.
Por suas propriedades semânticas,
o texto publicitário informa que “O sabonete palmolive é feito com as mais
finas essências de oliva e palma” e que “Diet Coke traz o prazer de viver em
forma”. A palavra deixa de ser meramente informativa, e é escolhida em função
de sua força persuasiva, clara ou dissimulada. Seu poder não é simplesmente o
de vender tal ou qual marca, mas integrar o receptor à sociedade de consumo.
Pode-se, eventualmente, resistir ao imperativo (“compre”), mas quase sempre se
atende ao indicativo. E mesmo que eu não acredite no produto, “creio na
mensagem publicitária que quer me fazer crer” [Baudrillard]. Pode-se dizer que
é algo parecido com a crença em Papai Noel: mesmo que não se acredite no mito,
todos o aceitam como símbolo de amor e proteção.
A função persuasiva na
linguagem publicitária consiste em tentar mudar a atitude do receptor. Para
isso, ao elaborar o texto o publicitário leva em conta o receptor ideal da
mensagem, ou seja, o público para a qual a mensagem está sendo criada. O
vocabulário é escolhido no registro referente a seus usos. Tomando por base o
vazio interior de cada ser humano, a mensagem faz ver que falta algo para
completar a pessoa: prestígio, amor, sucesso, laser, vitória. Para completar
esse vazio, utiliza palavras adequadas, que despertam o desejo de ser feliz,
natural de cada ser. Por meio das palavras, o receptor “descobre” o que lhe
faltava, embora logo após a compra sinta a frustação de permanecer
insatisfeito.
Nelly de Carvalho. Publicidade – A linguagem
da sedução.
São
Paulo: Ática, 1996, p. 18-9.
Entendendo o texto:
01 – De acordo com o texto, as palavras têm o poder de criar e destruir.
Na linguagem publicitária, elas deixam em segundo plano sua função informativa
e assumem outra função. Qual é essa função?
A função persuasiva.
02 – A construção da linguagem publicitária está vinculada a uma
intensão.
a) O que o anunciante pretende em relação ao interlocutor?
Pretende mudar a atitude do interlocutor, ou
seja, leva-lo ao consumo.
b) Por que a escolha do vocabulário na linguagem publicitária
auxilia na persuasão do interlocutor?
Porque as palavras são escolhidas para dar
uma ideia do que pode estar faltando para a pessoa se sentir mais completa.
c) Frases como
“O sabonete
Palmolive é feito com as mais finas essências de oliva e palma” e “Diet Coke
traz o prazer de viver em forma” ilustram bem esse princípio de seleção do
vocabulário? Por que?
Sim, pois as expressões “as mais finas
essências” e “prazer de viver” transmitem ao interlocutor a ideia de que ele é
especial e pode ser feliz.
03 – A conclusão do texto confirma a afirmação feita no 1º parágrafo a
respeito do poder da palavra? Justifique sua resposta.
Sim. De acordo com o 1º parágrafo, as palavras têm poder de criar e destruir;
logo, elas levam o interlocutor a uma ideia de felicidade (que supostamente é
alcançada por meio de compra do produto anunciado), que logo é destruída.
04 – Para que um texto apresente coerência e coesão, é necessário que
suas partes sejam articuladas umas com as outras. Observe o texto quanto à sua
organização em parágrafos.
a) Qual o sentido da palavra assim no 2º
parágrafo? Que ideias do 1º e do 2º parágrafos ela liga?
Tem o sentido de “portanto, logo”
(conjunção conclusiva). Liga a ideia de que as palavras têm o poder de criar um
mundo fictício (exposta no 1º parágrafo) à iniciativa de um congressista
norte-americano (referida no 2º parágrafo); a referência à iniciativa do congressista
ilustra e comprova a afirmação feita anteriormente.
b) Que ideia, apresentada no 1º e no 2º parágrafos, é retomada no
3º parágrafo?
O 3º parágrafo também desenvolve a ideia,
apresentada no 1º e no 2º parágrafos, de que a linguagem cria mundos
imaginários.
c) Que ideia, apresentada no 3º parágrafo, é retomada e
desenvolvida no 4º parágrafo?
A ideia do caráter persuasivo da
linguagem.
05 – A articulação de um texto também ocorre no interior dos parágrafos.
Observe o último parágrafo do texto.
a) A que se refere o pronome isso na
expressão para isso?
Refere-se à tentativa de mudar a atitude
do receptor.
b) A que palavra anteriormente expressa se refere o pronome seus em
“referente a seus usos”?
Refere-se aos usos do vocabulário.
c) A que se refere a expressão esse vazio?
Refere-se ao conjunto das coisas que
supostamente faltam ao receptor: prestígio, amor, sucesso, lazer, vitória.
E a 6?
ResponderExcluirEste texto aqui no Blog tem apenas 5 perguntas.
ExcluirObrigadoooo!^-^
ExcluirTop top
ResponderExcluirNão ele tem 6
ResponderExcluirA 6 é oposição
ResponderExcluirObrigado,ajudou muito
ResponderExcluirObrigado me ajudou muito mesmo
ResponderExcluirPoderia ter a 6 mas tá bom muito obgdaah
ResponderExcluirNão tem como pesquisar outro texto?
ResponderExcluirTa do mesmo jeito do manual do professor
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