Texto: LÍNGUA E
SOCIEDADE
O caráter
social de uma língua já parece ter sido fartamente demonstrado. Entendida como
um sistema de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a
possibilidade de comunicação, acredita-se, hoje, que seu papel seja cada vez
mais importante nas relações humanas, razão pela qual seu estudo já envolve
modernos processos científicos de pesquisa, interligados às mais novas ciências
e técnicas, como, por exemplo, a própria Cibernética.
Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera casualidade.
Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca e suas inúmeras
possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais a partir do momento em
que, pela imitação e associação, começamos a formular nossas mensagens. E toda
nossa vida em sociedade supõe um problema de intercâmbio e comunicação que se
realiza fundamentalmente pela língua, o meio mais comum de que dispomos para
tal.
Sons, gestos, imagens, diversos e imprevistos, cercam a vida do homem moderno,
compondo mensagens de toda ordem (Henri Lefèbvre diria poeticamente que
“niágaras de mensagens caem sobre pessoas mais ou menos interessadas e
contagiadas”), transmitidas pelos mais diferentes canais, como a televisão, o
cinema, a imprensa, o rádio, o telefone, o telégrafo, os cartazes de
propaganda, os desenhos, a música e tantos outros.
Em todos, a língua desempenha um papel preponderante, seja em sua forma oral,
seja através de seu código substitutivo escrito. E, através dela, o contato com
o mundo que nos cerca é permanentemente atualizado.
Nas grandes civilizações, a língua é o suporte de uma dinâmica social, que
compreende não só as relações diárias entre os membros da comunidade, como
também uma atividade intelectual, que vai desde o fluxo informativo dos meios
de comunicação de massa até a vida cultural, científica ou literária.
PRETI,
Dino. Sociolinguística: os níveis de fala.
São Paulo, Editora Nacional, 1974. p. 7.
Entendendo
o texto:
01 –
Aponte, no primeiro parágrafo do texto, uma definição de língua.
“... sistema de signos convencionais que faculta aos membros
de uma comunidade a possibilidade de comunicação”. Destacar, na definição, o
caráter social da língua.
02 – Por
que a relação entre sociedade e língua não é de mera casualidade?
Língua
e sociedade não se relacionam por acaso porque a língua está na base de todo o
processo de comunicação que nos faz membros de nossa comunidade ou – como vimos
no capítulo anterior – que nos faz conhecedores e representantes de uma dada
cultura.
03 – Reescreva a frase de Henri
Lefèbvre utilizando suas próprias palavras.
Espera-se que em seu trabalho de
reescritura o aluno perceba o valor metafórico da palavra niágaras.
04 – Releia atentamente o terceiro
parágrafo e responda: Qual a importância da língua no esquema do ato de
comunicação que estudamos no capítulo anterior?
A língua é o código mais
frequentemente usado nos nossos atos de comunicação, seja na forma falada, seja
na forma escrita.
05 – O que abrange a dinâmica social
de que a língua é suporte?
Abrange o cotidiano comunicativo
pessoal (muito valorizado pelo texto de abertura do capítulo anterior) e a
atividade intelectual, exercida num âmbito que se estende dos meios de
comunicação de massa até a vida cultural (aqui, em sentido diverso do empregado
até agora), científica ou literária.
06 – Releia atentamente o texto e
procure identificar em cada parágrafo uma ideia principal. Monte depois um
pequeno esquema em que se possa perceber a sequência seguida pelo autor para
desenvolver suas colocações.
1° parágrafo: conceito de língua e
sua importância social.
2° parágrafo: análise da relação
entre língua e sociedade.
3° parágrafo: importância da língua
como principal código comunicativo.
4° parágrafo: abrangência do papel
comunicativo da língua nas grandes civilizações.
07 – Segundo o texto, língua e
sociedade têm vínculos profundos e indissolúveis. Reflita sobre sua experiência
social e linguística e dê sua opinião sobre as ideias colocadas no texto.
Espera-se que o
aluno, em sua resposta, demonstre alguma reflexão sobre os problemas colocados
pelo texto. É interessante relacionar tudo o que se viu nesse texto sobre a
língua com o que já se estudou sobre as relações entre cultura e comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário