POEMA: PORQUINHO-DA-ÍNDIA
MANUEL BANDEIRA
Quando eu
tinha seis anos
Ganhei um
porquinho-da-índia
Que dor
de coração me dava
Porque o
bichinho só queria estar embaixo do fogão!
Levava
ele pra sala
Pra os
lugares mais bonitos mais limpinhos.
Ele não
gostava:
Queria
era estar debaixo do fogão.
Não fazia
caso nenhum das minhas ternurinhas...
O meu
porquinho-da-índia foi a
Minha
primeira namorada.
BANDEIRA,
Manuel.
Relendo o
texto:
01 – Na frase: “Não fazia
caso nenhum das minhas ternurinhas”, o menino quer dizer que o porquinho:
(A)
Não gostava dele.
(B)
Não ligava para as suas
delicadezas.
(C)
Só queria ficar na sala.
(D)
Gostava de lugares bonitos e limpinhos.
02 – Qual era a idade do
menino, quando ganhou o Porquinho-da-índia?
Ele tinha seis
anos.
03 – Qual é o título do texto?
Porquinho-da-índia.
04 – Qual o local que o
bichinho gostava de ficar?
Ele gostava de
ficar debaixo do fogão.
05 – O que o menino falou
com relação ao Porquinho-da-índia?
O meu
porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.
06 – Qual o nome do autor do
conto?
Manuel Bandeira.
07 – O
menino ficou feliz quando ganhou o porquinho de presente? Por quê?
SIM. Porque ele queria um companheiro, por isso tentava conquista-lo com seu
carinho.
08 –
Explique por que o porquinho-da-índia vivia fugindo de seu dono.
Ele tinha seus lugares preferidos; como era um porquinho não gostava de locais
limpos e bonitos, e sentia-se mais seguro debaixo do fogão.
09 – Com o
passar dos anos, como o poeta se sentia em relação ao porquinho?
Sentia-se frustado, pois o porquinho não se transformou no companheiro que
esperava.
ORTOGRAFIA
1 –
Complete as palavras com: GUE, GE, GUI ou GI.
- Guindaste.
– Ginástica.
- Guerreiro.
– General.
- Mágico.
–
Preguiça.
- Guincho.
– Agenda.
- Sangue.
– Gincana.
2 –
Escreva outras palavras, trocando o F pelo V.
- Falsa –
feia – fila – fale – fez – faqueiro.
VALSA –
VEIA – VILA – VALE – VEZ - VAQUEIRO
3 –
Complete as palavras com V ou F.
- Vento.
– Farra.
– Furação.
- Força.
– Povo.
– Trovão.
- Alvoroço.
– Conversa.
– Varal.
- Chuvarada.
– Festa.
– Velho.
4 –
Complete as palavras com: S, SS, C, Ç ou SC.
- Crescer.
– Berço.
– Pessoa.
- Feiticeiro.
– Nascimento. – Cansar.
- Crescimento.
– Palácio.
– Seiscentos.
- Principal.
– Estação.
Parabéns. As questões estão bem elaboradas e diversificadas. Importante esse processo de reflexão, pois instiga o pensamento do aluno. Fiz essa atividade em sala com turmas de 6ºs anos e eles interagiram, comentaram sobre a relação do eu lirico e sobre amizades.
ResponderExcluir