segunda-feira, 26 de março de 2018

FILME(ATIVIDADES): AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - JOE JOHNSTON - SINOPSE E ATIVIDADES COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): As crônicas de Nárnia

Direção: Joe Johnston
Gênero: Aventura
Distribuidora: Sony Pictures
Orçamento: US$ 180.000.000 milhões


Sinopse
        Quando Eustáquio Scrubbs conta à amiga Jill Pole sobre sua fantástica aventura em Nárnia com seus primos durante as férias de verão, a garota reluta em acreditar nele apesar de ter percebido a grande mudança no comportamento do amigo, que antes era mal-educado e mesquinho, mas que desde a visita de seus primos Lúcia e Edmundo, tem sido cada vez mais gentil e compreensivo. Ao serem perseguidos pelos valentões da escola, Eustáquio pergunta à Jill se ela aceitaria pedir ajuda à Aslam, ela diz que sim e, por meio de um portão nos fundos da escola Jill vê Aslam, que lhe incumbe de lembrar de quatro importantes sinais, e então os dois garotos vão para Nárnia.
        O gênero textual crônica é uma narrativa que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano.
        As principais características de uma crônica são: narrativa curta com poucos personagens e linguagem simples. Uso da primeira pessoa e tempo cronológico determinado.

Entendendo o filme:

01 – Relate quem são as personagens principais do filme assistido e como acontecem as primeiras cenas do filme.
        Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia e eles estão fugindo de um bombardeio em Londres durante a 2ª Guerra Mundial.

02 – Comente sobre o que acontece quando Lúcia que, estava brincando de pique esconde com os irmãos, entra no guarda-roupa? Relate até o momento em que ela volta do guarda-roupa.
        As crianças estão brincando de pique-esconde, Lucia entra no guarda-roupa, e encontra um portal mágico que a leva para um mundo mágico de Nárnia, lá ela conhece o fauno Senhor Tumnus que a ensinou sobre Nárnia e sobre a Feiticeira branca que condenou Nárnia a viver para sempre no inverno.

03 – O que acontece quando Lúcia retorna de Nárnia?
      Ao retornar de Nárnia depois de muitas horas, os irmãos de Lúcia ainda estão contando para ela se esconder como se o tempo tivesse congelado. Ela fica surpresa por seus irmãos estarem praticando as mesmas ações de quando ela encontrou o mundo mágico. Ela conta tudo o que aconteceu para os irmãos, mas ninguém acredita na garota.

04 – Qual é o segundo personagem que encontra Nárnia? O que ele encontra lá?
        Edmundo é o segundo a encontrar Nárnia. Lá a Feiticeira branca o conhece e oferece muitas coisas de interesse do garoto, mas em troca ele tem que levar seus irmãos até ela.

05 – O que acontece a Edmundo quando ele retorna a Nárnia trazendo seus irmãos?
      A Feiticeira Branca o mantém preso.

06 – Como é Nárnia? Descreva-a.
      Nárnia é um lugar bonito fantástico, porém muito gelada, por que a Feiticeira branca a condenou a viver em eterno gelo. Há poucos personagens o Leão que representa a sabedoria e o Sr, Tumnus que é um fauno muito camarada.

07 – Quem é Aslam?
      É o leão bondoso de Nárnia.

08 – O que você achou do filme?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Como o filme termina?
        Após os quatro irmãos vencerem a Feiticeira Branca, já adultos eles estão andando a cavalo sendo reis e rainhas de Nárnia encontram o portal (guarda-roupa) ao adentrarem caem no chão da casa onde viviam e voltam a ser garotos.

10 – Descreva uma cena do filme que retrata as características de uma crônica.
      As cenas de quando a Lúcia entra pela primeira vez no guarda-roupa e retorna depois de aparentemente muito tempo, no entanto seus irmãos estão praticando as mesmas ações, isso dá uma ideia de que o tempo foi cronologicamente delimitado. Há poucos personagens e a linguagem é simples.

11 – Qual era o desafio que o grupo de Aslam deveria enfrentar? 
      Derrotar a feiticeira para sempre. 

12 – Para conseguir esse objetivo, era necessário antes de tudo vencer um primeiro obstáculo. Qual era ele? E por que ele era tão importante? O que era imediatamente necessário para que se conseguisse isso? 
      Encontrar o campo onde se travava a batalha entre o exército de Aslam e a feiticeira e destruir sua varinha. 

13 – Qual a primeira imagem que Lúcia viu no campo de batalha? 
      Estava em desvantagem, com vários combatentes petrificados, e exausto de tanto lutar. 

14 – Qual era a situação do exército antes da chegada de Aslam? 
      Estava em desvantagem, com vários combatentes petrificados, e exausto de tanto lutar. 

15 – Qual era a arma mais importante do exército inimigo? Reescreva um trecho do texto que comprove sua resposta. 
      A vara mágica da feiticeira. "A feiticeira ia petrificando as nossas tropas. Nada havia que a detivesse. [...] Ele teve o bom senso de arrebentar a vara mágica [...]". 

16 – Quem foi astuto e perspicaz para neutralizar a principal vantagem do inimigo? De que forma fez isso? 
       Edmundo. Ele quebrou a vara mágica em vez de atacar a feiticeira diretamente como faziam os outros, inutilmente. 

17 – Edmundo conseguiu um feito característico de um herói? Por quê? 
       Sim. Porque conseguiu, com bom senso e astúcia, o que ninguém conseguira: destruir a arma que dava imensa vantagem ao inimigo, dando chance aos seus companheiros de ganhar a batalha. Emundo salvou seu exército de uma inevitável derrota. 

18 – Transcreva do texto o trecho em que Edmundo é premiado pelo feito heroico. 
       "Por isso mesmo, foi armado cavaleiro, em pleno campo de batalha.”

19 – No texto, há a presença de dois elementos mágicos. Identifique-os e comente sua importância para o desfecho da história. 
      A vara mágica era o elemento mágico que tornava a feiticeira invulnerável e sua destruição significou a derrota do mal; já o licor precioso que Lúcia recebera de presente de Natal é o elemento mágico do bem, pois salvou a vida de Edmundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário