domingo, 25 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): RAPAZ CAIPIRA - RENATO TEIXEIRA - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES):  RAPAZ CAIPIRA
                                               Renato Teixeira


Qui m`importa, qui m`importa
O seu preconceito
Qui m`importa.

Você diz que eu
Sou muito esquisito
E eu às vezes sinto a sua ira
Mas na verdade
Assim é que eu fui feito
É só o jeito
De um rapaz caipira.

Qui m`importa, qui m`importa
O seu preconceito
Qui m`importa.

Se você quer maiores aventuras
Vá pra cidade grande
Qualquer dia
Eu sou da terra
E não creio em magia
É só o jeito
De um rapaz caipira.

Qui m`importa, qui m`importa
O seu preconceito
Qui m`importa.

Se dá problema
Eu subo na picape
E no horizonte
Eu tiro a minha linha
Quando me acalmo
É que eu volto pra casa
Esse é o jeito
De um rapaz caipira.

Qui m`importa, qui m`importa
O seu preconceito
Qui m`importa.

                                 TEIXEIRA, Renato. Rapaz caipira. Renato Teixeira & Pena
                                           Branca e Xavantinho – ao vivo em Tatuí. São Paulo:
                                                         Sony BMG music Entertainment, 2011. CD.
 Entendendo a canção:
     01 – Quem é o eu poético dessa letra de canção?
      É um rapaz caipira.

     02 – O eu poético nos informa sobre a opinião do interlocutor em relação a ele. Qual é essa opinião?
      O interlocutor acha o eu poético esquisito.

    03 – O eu poético afirma não se importar com o preconceito de alguém. Que preconceito é esse que ele estaria sofrendo?
      O preconceito por ser um rapaz caipira.

     04 – Releia o trecho a seguir:
      “Se você quer maiores aventuras
       Vá pra cidade grande
       Qualquer dia.”

a)   Quem seria o “você” a que a letra faz referência?
      É o interlocutor do eu poético, alguém que tem preconceito em relação a ele.

b)   A partir desse trecho, podemos deduzir qual é a opinião do interlocutor do eu poético sobre o meio rural. Qual seria essa opinião? Explique.
      Possivelmente, esse interlocutor considera a vida no meio rural desprovida de aventuras, por isso o eu poético o aconselha a buscar maiores aventuras na cidade grande.

05 – O que o eu poético quer dizer com os versos: “Eu sou da terra / E não creio em magia.”?
      Que ele é caipira e não acredita na magia da cidade grande.

06 – Quais versos, o eu poético diz, que se der problema na cidade grande, ele já procura um jeito de voltar para o campo.
      “Se dá problema
       Eu subo na picape
       E no horizonte
       Eu tiro a minha linha.”

07 – Quando é que ele volta para casa?
      Quando se acalma, é que ele volta.

08 – De acordo com a letra da música, quais os versos que mostra o jeito caipira?
      “Esse é o jeito / De um rapaz caipira.”

09 – O que nos mostra, o refrão da música?
      Que o eu poético não se importa com o preconceito.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário