sábado, 17 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): PESCADOR DE ILUSÕES - O RAPPA - COM GABARITO

Música(Atividades): Pescador de Ilusões

                                                             O Rappa
Se meus joelhos não doessem mais
Diante de um bom motivo
Que me traga fé, que me traga fé

Se por alguns segundos eu observar
E só observar
A isca e o anzol, a isca e o anzol
A isca e o anzol, a isca e o anzol
Ainda assim estarei pronto pra comemorar
Se eu me tornar menos faminto
Que curioso, curioso
O mar escuro, é, trará o medo lado a lado
Com os corais mais coloridos

Valeu a pena, ê ê
Valeu a pena, ê ê
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões (bis)

Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro sem final
Sem final, sem final, sem final, final

Valeu a pena, ê ê
Valeu a pena, ê ê
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões (bis)

Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro sem final
Sem final, sem final, sem final, final

Valeu a pena, ê ê
Valeu a pena, ê ê
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões (bis).

Entendendo a canção:

01 – Embora há uma riqueza de metáforas, permitindo várias possibilidades de interpretação nesta canção, qual é a temática? Cite os versos que confirmem sua resposta.
      Temática é religião. Verso: “Se meus joelhos não doessem mais / Diante de um bom motivo / Que me traga fé.”

02 – Se pensarmos no cenário religioso de nosso país, o que seria a “Isca e o Anzol”?
      Uma das possibilidades de resposta seria a maneira como muitos líderes religiosos conduzem suas igrejas, utilizando artifícios para “pescar” novos adeptos.

03 – Que outra interpretação o verso: “A isca e o anzol” nos desperta?
      Que a isca e o anzol são nossas ações, acompanhadas de uma profunda contemplação da realidade. Refletindo mais, reagindo menos.

04 – Analise os versos abaixo e identifique as figuras de linguagem que possuem.
a)   “Sou pescador de ilusões.”
Metáfora.

b)   “Sem final, sem final, sem final, final.”
Anáfora.

05 – No refrão: “Valeu a pena, sou pescador de ilusões.” Dentro do contexto religioso como analisar?
      Os pescadores são os apóstolos que acompanhavam Jesus Cristo. Quanto às ilusões, elas representam acreditar em alguma coisa que não existe (ou seja, a Fé).

06 – Que mensagem o eu lírico nos transmite nesta canção?
      Ter paciência e fé para conquistarmos um sonho, sem desistir e sem medo de arriscar e ir um pouco mais fundo no mar escuro, para ver os corais mais coloridos... vale a pena!



7 comentários:

  1. Se meus joelhos não doessem mais diante de um bom motivo que me traga fé, se por alguns segundos eu observar e só observar a isca e o anzol, ainda assim estarei pronto pra comemorar. Se eu me tornar menos faminto e curioso, o mar escuro trará o medo lado a lado com os corais mais coloridos. Se eu ousar catar na superfície de qualquer manhã as palavras de um livro sem final, valeu a pena, sou pescador de ilusões. Valeu a pena, sou pescador de ilusões.”
    Nota-se que o poeta aponta situações hipotéticas em que ele desenha consequências para vários “se”. Se isso, então aquilo, se isso, então aquilo para, ao final, dizer que “valeu a pena” e afirmar que é um “pescador de ilusões”.
    As várias situações hipotéticas são apresentadas de forma paralela. O paralelismo faz imaginar que todas as hipóteses, todos os “se”, possuem igual carga. Se negativa, então todas as hipóteses seriam negativas; se positiva, então todas seriam positivas. Considerando que a conclusão é “se eu fizer assim”, então “valeu a pena”, o que se percebe é que as hipóteses são todas positivas.
    “Se meus joelhos não doessem mais diante de um bom motivo que me traga fé, se por alguns segundos eu observar e só observar a isca e o anzol, ainda assim estarei pronto pra comemorar” pode ser interpretado como “o simples fato de ter um bom motivo que me traga fé” já vale a pena, se eu for capaz de viver essa esperança, essa fé, esse otimismo, de modo leve, sem tornar isso um sacrifício (joelhos doerem, em referência ao sacrifício religioso da oração de joelhos).
    Então, “se por alguns segundos eu observar e só observar a isca e o anzol”, ou seja, se eu deixar de lado por um momento a expectativa do peixe que eu quero pescar e desfrutar o momento, a busca pelo peixe, “a isca e o anzol”, então, mesmo que eu não alcance aquilo que esperei (fé, esperança), mesmo que eu não capture o peixe que sonhei, “ainda assim estarei pronto pra comemorar”.
    A impressão é de que o poeta está propondo um exercício de imaginação de como seria se por um momento deixasse de lado a necessidade de encontrar respostas, de alcançar objetivos e apenas se deixar levar pela contemplação, pelo viver a sensação do momento, “menos faminto e curioso”, sentindo na pele o medo do mar escuro, mas desfrutando ao mesmo tempo dos “corais mais coloridos”.
    O poeta, então, propõe deixar de lado a busca pelo fim da estória em troca de se aventurar a “catar na superfície de qualquer manhã as palavras de um livro sem final”, ou seja, viver o dia, aproveitar a beleza da vida sem se preocupar tanto com as respostas, com os finais, desfrutando a beleza do caminho e do caminhar, afinal de contas, ao final, “somos todos pescadores de ilusões”, como disse o Falcão ao final da execução dessa música no Acústico MTV.

    ResponderExcluir
  2. Fé é o contrário de ilusão: Fé é algo que não se vê, mas que temos certeza que existe! Senão não seria fé, seria ilusão...

    ResponderExcluir
  3. Bela analise! A letra da música parece uma mensagem cristã mas não é! Deus é real e não uma ilusão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é real pra quem é cristão. Afinal, para os hindus, japoneses, árabes, africanos, etc, o seu Deus não é o mesmo. E pra eles o seu Deus é que não é o real. Eles tbm possuem livros sagrados e tradições milenares logo qual Deus é real?

      Excluir
  4. O livro sem final eu sempre entendi como a Bíblia mesmo

    ResponderExcluir