quarta-feira, 28 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): NA CHAPADA - TETÊ ESPÍNDOLA - COM GABARITO

Música(Atividades): NA CHAPADA

                                       Tetê Espíndola
 
Há um chuvisco na chapada
Em toda mata um cochicho em cê-agá
Chuá-chuá na queda d'água
Em me espicho e fico quieta
Nada me falta.

O véu de noiva de água virgem
Me elevou, envolveu
A sua ducha me deu vertigem
Arrepio, rodopio, em mim
Seu jorro não tem mais fim
E nesse êxtase me deixo
Não sei quem sou
Estou no meio do arco-íris
E saboreio elixires de amaralis.

Na cachoeira enxurrada
O véu da chuva desceu
No vento nuvem
No céu desaba
Chapinhante
Espumante
Champagne
Chapada dos Guimarães.

                                                      Tetê Espindola e Carlos Rennó. Na Chapada.
                                              Intérprete: Tetê Espindola. Gaiola. Polygram,1986.

Entendendo a canção:
01 – Na letra desta canção a autora demostra o quê?
      Demonstra completa interatividade com o contexto da letra, interpretando-a verdadeiramente e nos levando até a Chapada.

02 – No verso: “O véu de noiva de água virgem”, refere-se a quê?
      Refere-se ao cartão postal da Chapada de Guimarães, a cachoeira do Véu de Noiva é formada pelo rio Coxipó com 86 metros de queda livre.

03 – A autora diz que saboreia elixires de amarílis. Que planta é esta?
      É uma flor tipicamente tropical, conhecida popularmente como açucena, também pode ter seu período de flores - cimento prolongado em regiões onde o inverno não é muito rigoroso.

04 – O segundo verso da canção afirma que há: “Em toda a mata um cochicho em cê-agá”.
      O que seria esse “cochicho”?
      Seria o som do chuvisco que cai na Chapada e o som produzido pelas águas da cachoeira.

05 – Por que os autores falam que o cochicho é um “cê-agá”?
      Porque o som que o chuvisco e a cachoeira fazem é parecido com o representado pelas letras c e h.

06 – De que maneira os autores tentam imitar esse “cochicho” na canção?
       Eles usam palavras com o som de ch / x.

07 – Retire do texto palavras em que aparece o som que tenta reproduzir esse “cochicho”.
       Chuvisco, chapada, cochicho, chuá chuá, espicho, cachoeira, enxurrada, chuva, chapinhante, champanhe.


08 – O trabalho com a sonoridade dos vocábulos é muito intenso no texto acima. Qual som é o mais explorado nesse trabalho? Que tipo de efeito é assim obtido?
      O som representado pelo ch. Cria-se, assim, um efeito sonoro capaz de sugerir o som de água caindo.

09 – Aponte no texto um exemplo de onomatopeia.
      “Chuá, chuá”.

10 – Comente a imagem “o véu de noiva de água virgem”.
       Imagem que procura representar a queda d’água. É possível relacionar as ideias de água virgem com véu de noiva, numa alusão ao casamento do corpo com a água.

11 – Você percebe a manifestação da função poética da linguagem nas passagens seguintes? Justifique suas respostas, comentando cada uma delas:
a)   “... me enlevou, envolveu...”
Sons semelhantes em posições trocadas.

b)   “... arrepio, rodopio em mim seu jorro não tem mais fim.”
Sons semelhantes e rimas.

c)   “... e saboreio elixires de amarílis...”
Sons semelhantes e sugestão sinestésica (amarílis, flor, sugere cor e aroma).

d)   “... champinhante, espumante champanhe...”
Sons semelhantes, com a sugestão de que as duas últimas palavras estão contidas na primeira.












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