sexta-feira, 23 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): SABIÁ DE MELÃO - GERALDO CARDOSO -COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): SABIÁ DE MELÃO



 Eôôôrrôôôôôôôô,
Fasta pra lá, boi manso, ô gado
Ôôôôôôôôô
Sabiá puxa melão
Por detrás da bananeira
Quantas meninas faceiras
Que eu deixei no meu sertão


Na minha ribeira, ô sabiá
Eu vou-me embora da mata
arumã, meu matulão
Vou calça minhas alpercata
Vou me despedi das mata
Vou-me embora pra o sertão, meu sabiá
Vou voltá pra meu lugá
Vê a princesa do sertão
Vou abraçá minha donzela
Morena, cor de canela
Dona do meu coração, meu sabiá
Eeeeeeeôôôôôôôô.
Irra!
                                      MACHADO, Vavá; MARCOLINO. O grito do camponês.
                                                                                            Phonodisc, 2002. CD.

     Entendendo a canção:
     01 – O que o boiadeiro está fazendo quando diz: “Eeeeeeeôôôôôôôô.Irra!”?
           Ele está aboiando, ou seja, chamando ou guiando o gado.

     02 – Além de se dirigir ao boi manso, o boiadeiro fala com outro animal. Comprove essa afirmação com um verso do texto.
      “Na minha ribeira, ô sabiá”.

     03 – Esse aboio fala sobre alguém que vai de um lugar para outro. De onde ele sai e para onde vai?
      Ele sai da mata e vai para o sertão.

    04 – Que pessoa ele espera encontrar ao chegar ao lugar pretendido?
      A princesa do sertão.

    05 – Copie no caderno o verso que aponta a importância que a amada tem para o eu poético.
      “Dona do meu coração, meu sabiá”.

    06 – O eu poético descreve sua amada para o sabiá. Identifique as características da moça que ele ressalta.
      Morena, cor de canela.

07 – Qual o título da música? E de onde foi extraído?
      Música Sabiá de Melão. Foi extraído; O grito do Camponês.

08 – Quem é o interprete da música?
      Vavá Machado e Marcolino.

09 – Consulte um dicionário e de o significado de:
·        Arumã: Erva pequena.
·        Matulão: Espécie de bolsa onde se carregam provisões.
·        Alpercata: alpargatas, tipo de sandália de ouro.

10 – Que tipo de linguagem é usado na 1° verso?
      Onomatopeia.

Um comentário: