sábado, 24 de março de 2018

FÁBULA: O RABO DA RAPOSA - TATIANA BELINKY - SÉRIES INICIAIS - COM GABARITO

FÁBULA : O RABO DA RAPOSA
                    Tatiana Belinky


      Certa madrugada muito gelada, dona raposa tremendo de frio bebia água de um furo, no gelo do rio.
       Distraída não notou que a ponta do seu rabo se molhou e se colou no gelo. A solução era fácil: dar um puxão, deixando algum pelo no gelo, mas ficando a salvo dos caçadores.
        “Mas estragar o lindo rabo? Oh, não! Como perder a ponta dessa cauda fofa e sedosa? Melhor é esperar pelo amanhecer – quem sabe o sol derrete o gelo e a cauda solta?”
        A raposa espera enquanto o rabo gela e gruda mais. O dia amanhece, mas o sol não aquece. E então ela ouve vozes. Parece que vem gente.
        Com grande medo ela quer fugir da situação e puxa o rabo.
        --- “Ai! que safanão! Que aflição!”
        A raposa se debate e pula, mas a calda está tão grudada que a pobre não consegue nada...
        Por sorte, o lobo passa por ali.
        --- “Compadre” – grita ela. – “Salve-me, amigo! Não consigo soltar meu rabo!”
        O lobo diz:
        --- “Como seu amigo, vou lhe ajudar neste perigo. Aguenta! O meu dente é forte, vai lhe salvar da deia morte!” E – um, dois, três! – Cortou lhe o rabo, duma vez.
        A raposa esquece a vaidade, larga o rabo e corre para a toca, contente de estar viva, quase inteira.

                            Tatiana Belinky. Confabulando. São Paulo, Vereda, 1994.

ENTENDENDO O TEXTO
01 – Retire do 1º e do 2º parágrafo.
     a) O que aconteceu?
     O rabo da raposa ficou preso no gelo.

     b) Aconteceu com quem?
     Aconteceu com a raposa.

     c) Quando isso ocorreu?
     De madrugada.

     d) Onde?
     No rio.

     e) Por quê?
     Porque ela estava distraída.

02 – Quais são as características da raposa?
       Medrosa, vaidosa, otimista e esperançosa.

03 – Quem são os personagens?
       A raposa e o lobo.

04 – O que a raposa aprendeu?
       Que mais vale estar viva, mesmo faltando um pedaço do rabo.

TRABALHANDO A ORTOGRAFIA J e G
01 – Observe a grafia das palavras:
       JEITO – LARANJA – SUJO – DIGERIR – AGENDA – EGITO –
       JEJUAR - RÍGIDO – VAREJO – GORJA – SELVAGEM – JIPE.

Com base no quadro acima, complete adequadamente com J ou G as palavras:
DESA J EITADO                   A G ENDA               J E UM
RE J EITAR                          RI G IDEZ                SELVA G ERIA.
VARE J ISTA                        LARAN J A              SU J EIRA
DI G ESTÃO.

02 – Levando em conta que as palavras abaixo são de origem árabe, tupi ou africana, complete-as adequadamente.
CAN ICA                        J ERIMUM                    BERIN J ELA
IBOIA                                  J IRAU                         J ILÓ.
J EQUITIBÁ.

03 – Adivinhas: Você é bom em adivinhas? Então tente resolver estas:
a)   O que é, O que é? Quanto mais se perde mais se tem?
     SONO.

     b) O que é, O que é? Quanto maior, menos se vê?
     ESCURO.

     c) O que é, O que é? Quanto mais se tira, maior ele fica?
     BURACO.

     d) O que é, O que é? Branco por dentro, verde por fora, uma casinha trancada que está sempre inundada?
     COCO.

     e) O que é, O que é? Tem escamas e não é peixe, tem coroa, mas não é rei?
     ABACAXI.

     f) O que é, O que é? Sentado fica mais alto que em pé?
    CACHORRO

     g) O que é, O que é? Tem bico, mas não belisca; tem asas, mas não voa; tem boca, mas não fala?
    CHALEIRA/BULE

04 – Escreva três textos pequenos, com as seguintes características:
Texto 1: Descrição do prédio da sua escola.
           Resposta pessoal.

Texto 2: Narração de um acontecimento que você tenha presenciado a caminho da escola.
           Resposta pessoal.

Texto 3: Dissertação sobre a importância do lazer em nossa vida.
           Resposta pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário