quarta-feira, 21 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): CLARISSE - RENATO RUSSO/LEGIÃO URBANA - COM GABARITO

Música(Atividades): Clarisse

                                               Legião Urbana/Renato Russo

Estou cansado de ser vilipendiado
Incompreendido e descartado
Quem diz que me entende nunca quis saber

Aquele menino foi internado numa clínica
Dizem que por falta de atenção dos amigos, das lembranças
Dos sonhos que se configuram tristes e inertes
Como uma ampulheta imóvel, não se mexe
Não se move, não trabalha

E Clarisse está trancada no banheiro
E faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete
Deitada num canto, seus tornozelos sangram
E a dor é menor do que parece
Quando ela se corta ela se esquece
Que é impossível ter da vida calma e força

Viver em dor, o que ninguém entende
Tentar ser forte a todo e cada amanhecer
Uma de suas amigas já se foi
Quando mais uma ocorrência policial
Ninguém me entende, não me olhe assim
Com este semblante de bom samaritano
Cumprindo o seu dever como se eu fosse doente
Como se toda essa dor fosse diferente ou inexistente

Nada existe pra mim, não tente
Você não sabe e não entende

E quando os antidepressivos
E os calmantes não fazem mais efeito
Clarisse sabe que a loucura está presente
E sente a essência estranha do que é a morte
Mas esse vazio ela conhece muito bem

De quando em quando é um novo tratamento
Mas o mundo continua sempre o mesmo
O medo de voltar pra casa à noite
Os homens que se esfregam nojentos
No caminho de ida e volta da escola
A falta de esperança e o tormento
De saber que nada é justo e pouco é certo
E que estamos destruindo o futuro
E que a maldade anda sempre aqui por perto

A violência e a injustiça que existe
Contra todas as meninas e mulheres
Um mundo onde a verdade é o avesso
E a alegria já não tem mais endereço

Clarisse está trancada no seu quarto
Com seus discos e seus livros, seu cansaço
Eu sou um pássaro
Me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes
Eu sou um pássaro
Me trancam na gaiola
Mas um dia eu consigo resistir
E vou voar pelo caminho mais bonito
Clarisse só tem 14 anos.

Entendendo a canção:

01 – Na primeira e na segunda estrofe podemos perceber que é uma autobiografia do autor. Cite uns versos que confirme o assunto.
      “Aquele menino foi internado numa clínica
       Dizem que por falta de atenção dos amigos, das lembranças”.

02 – Nos versos: “Viver em dor, o que ninguém entende / Tentar ser forte a todo e cada amanhecer”. O que o eu lírico nos mostra nestes versos?
      Mostra como ela se sente e como ela faz. Ela vive em dor, ninguém entende sua vida, e ela mesmo assim, tem que tentar ser forte no outro dia para assim, poder viver tudo novamente.

03 – A canção Clarisse e a representação de quê?
      É a maior representação da melancolia e de outros estados psíquicos.

04 – Clarisse mutila a si mesma e, assim mesmo, não sente dor. Por quê?
      Não sente dor, pois a dor psíquica que sente já é bem maior do que toda dor física do mundo que ela experimenta sentir.

05 – Em que versos o eu lírico conta sobre o modo de vida de Clarisse?
      “E quando os antidepressivos
       E os calmantes não fazem mais efeito
       Clarisse sabe que a loucura está presente.”

06 – Segundo o autor porque Clarisse tem medo de voltar à noite para casa?
      Ela tem medo dos homens, que se “esfregam” nela (estrupo e abusos), nos caminhos da escola.

07 – Cite os versos em que o autor passa uma mensagem final de protesto em defesa das meninas e mulheres.
      “A violência e a injustiça que existe / Contra todas as meninas e mulheres.”

08 – O autor finaliza dizendo o sentimento dele e de Clarisse perante à todos. Ele se compara a quê?
      A um pássaro, que é trancado na gaiola e vê que todos estão ao seu redor esperando que ele cante como antes (de quando era livre), novamente diz que é um pássaro, e que o trancam na gaiola, e diz a mensagem de esperança pra ele e para Clarisse. Um dia conseguirei existir e voarei pelo caminho mais bonito.

09 – Que figura de linguagem encontramos nos versos: “Eu sou um pássaro / Me trancam na gaiola”.
      A figura de linguagem é metáfora.

10 – A canção é finalizada com a frase mais tensa e incompleta: “Clarisse só tem 14 anos...”. O que o autor mostrou neste verso?
      Mostrou que Clarisse já passou por coisas que muitos de maior de idade jamais sonharam passar. Clarisse tem muita experiência pra pouca idade.

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário