terça-feira, 20 de março de 2018

TEXTO: COMPLICADOS E PERFEITINHOS - DENISE BRITO - COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO


COMPLICADOS E PERFEITINHOS:


        Entenda as mudanças no seu corpo na puberdade, que marca a passagem da infância para a adolescência. Por volta dos 11 anos, garotos e garotas parecem que se apaixonam pelo espelho. É mesmo gostoso perceber as rápidas transformações que começam a acontecer no corpo: a puberdade. As mudanças nessa fase ocorrem também nas ideias e até nos sentimentos. E há momentos de insegurança. [...] A preocupação excessiva com a aparência e o excesso de crítica são normais nessa idade, diz a psicóloga Marizilda Donatelli. “É duro mesmo. Esse momento é um desafio, e cada um enfrenta de um jeito”, diz. [...] Nos meninos, é um hormônio chamado testosterona que começa a aumentar. Nas meninas, são os estrógenos e a progesterona. É o aumento da quantidade dessas substâncias que provoca as seguintes mudanças no seu corpo: No menino e na menina ■ É comum que os hormônios acabem desequilibrando a oleosidade da pele e isso leva ao entupimento das glândulas sebáceas e ao aparecimento da acne, as espinhas. Para resolver o problema, basta procurar um dermatologista. [...] Meninas ■ A partir dos nove anos, a estatura (altura) aumenta rapidamente e é comum ver, numa sala de aula, as meninas ficarem bem maiores que os meninos (mas é por pouco tempo...). Pode ocorrer alteração no humor, ou seja, sem motivo nenhum, se sentir triste ou irritada, um pouco antes da primeira menstruação. Chega a primeira menstruação [...]. A partir daí, diminui o ritmo do crescimento da altura. Meninos A partir dos 11 anos, a estatura (altura) aumenta com velocidade muito grande e, nessa fase, os meninos ultrapassam o tamanho das meninas (e ainda continuam crescendo por muito mais tempo que elas). O crescimento do corpo começa pelas extremidades [...]. Por isso é comum os meninos ficarem com um pezão e mãos que parecem enormes. Surgem os pelos pubianos, nas axilas e no rosto. [...] A voz começa a mudar e, durante a transição, fica desafinando; demora uns seis meses.
            Denise Brito. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di03050810.htm>.
Acesso em:09 mar 2011.

Entendendo o texto:
01 – Das frases a seguir, a única que faz uma referência direta ao leitor é:
      A – ( ) “Entenda as mudanças no seu corpo na puberdade...”
      B – ( ) “E há momentos de insegurança.”
      C – ( ) “Nos meninos, é um hormônio chamado...”
      D – ( ) “Para resolver o problema, basta procurar...”
      E – ( ) “Surgem os pelos pubianos, nas axilas...”

02 – “... garotos e garotas parecem que se apaixonam pelo espelho.” A expressão destacada indica que os garotos e as garotas:
      A – ( ) se apaixonam facilmente por qualquer pessoa.
      B – ( ) adoram comprar espelhos.
      C – ( ) perdem a vaidade.
      D – ( ) começam a se interessar pela própria aparência.
      E – ( ) namoram através de um espelho.

03 – Para resolver o problema das espinhas, os jovens procuram o médico. Há, entre as orações acima, respectivamente, uma relação de:
      A – ( ) consequência / fato.
      B – ( ) problema / opinião.
      C – ( ) causa / consequência.
      D – ( ) fato / causa.
      E – ( ) finalidade / fato.

04 – “Chega a primeira menstruação [...]. A partir daí, diminui o ritmo do crescimento da altura.” Analisando o contexto onde está a palavra daí, podemos assegurar que ela transmite ideia de:
      A – ( ) modo.
      B – ( ) lugar.
      C – ( ) tempo.
      D – ( ) comparação.
      E – ( ) intensidade.

05 - De acordo com o texto, muitas alterações ocorrem com os jovens na pré-adolescência. Dessas mudanças, qual ocorre tanto nos meninos quanto nas meninas, além das terríveis espinhas?
      A – ( ) Mudanças no estado emocional.
      B – ( ) Alterações na voz.
      C – ( ) Crescimento desordenado dos pés e mãos.
      D – ( ) Aumento da estatura.
      E – ( ) Primeira menstruação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário