sábado, 10 de março de 2018

FILME: TEMPOS MODERNOS - CHARLES CHAPLIN - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


FILME: TEMPOS MODERNOS

Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.

Tempos Modernos
Ficha técnica do filme                                   Título original: Modern Times 
Gênero: Comédia                                            Duração: 1h27min 
Ano de lançamento: 1936        
Estúdio United Artists/Charles Chaplin Productions 
Distribuidora: United Artists         
Direção: Charles Chaplin 
Roteiro: Charles Chaplin            
Produção: Charles Chaplin 
Música: Charles Chaplin            
Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh

Sinopse

        Um clássico da sétima arte que aborda de forma cômica a mecanização da mão de obra, o capitalismo dos anos 30 e a desigualdade social.
        A revolução industrial é retratada em um ambiente de uma fábrica com engrenagens gigantes que opera com processos de linha de montagem, baseado no modelo fordiano.
        Há uma crítica à desigualdade social, em que ficam claramente explícitas as diferentes realidades da burguesia e do proletariado.
        Ácido, porém engraçado, o filme é atemporal, profundo e confirma a genialidade de um dos maiores ícones do cinema mundial.

Crítica do filme

        “O filme é repleto de informações e situações para serem analisadas. Porém, dadas as características técnicas (preto e branco e mudo), pode ser entediante para os alunos.
         O melhor modo de assistir, em minha humilde opinião, é dividindo em duas etapas. A primeira visando a análise do modelo de trabalho proposto da época da revolução industrial, com a mecanização que promoveu o desemprego, a grande depressão vivida nos EUA, os movimentos sociais dos trabalhadores e em um segundo momento a crítica à desigualdade social.”

Entendendo o filme:
01 – Qual é o tema central do filme?
      Revolução Industrial, expondo de forma clara e objetiva como tudo aconteceu, a grande evolução que ocorreu na sociedade, as mudanças ligadas ao desenvolvimento da tecnologia, a substituição do homem pela máquina, retrata também o que isso causou no ver da sociedade e as manifestações, greves que se propuseram à fazer.

02 – Quais as ameaças impostas pela vida moderna as quais o personagem de Charlie Chaplin fica exposto?
      Ficou exposto a perder o valor como trabalhador por uma máquina, a sua desvalorização na Indústria, pois com a ideia de uma forma nova e mais eficiente de trabalho, já não seria mais necessário efetuar seus serviços, porém ainda trabalhava, mas, o rendimento econômico próprio se perdia.

03 – O homem ainda é dominador ou será que as máquinas estão em processo de igualdade?
      Com certeza as máquinas entraram em processo de igualdade, desde da revolução industrial até hoje em dia o trabalho do homem já não mais tão procurado como fora no início dos tempos.

04 – Como é retratada a classe trabalhadora no filme?
        No início é retratada como a grande maioria, mas depois com o surgimento de novas formas de trabalho, muito mais acessíveis, essa grande maioria foi reduzida e passou a ser desvalorizada, justamente por não precisar mais de tanto trabalho artesanal e sim manual.

05 – Qual o sistema de trabalho é caracterizado e criticado no filme?
        A divisão do trabalho após a substituição quase total do homem por uma máquina, mais ágil e moderna, sendo assim a mudança do artesanato para o mecanizado.

06 – Na sua concepção os personagens caminham para onde?
       Como no final Charlie incentiva a mocinha a não parar de lutar pelo seus direitos, acredito que à partir dali, seguem o rumo para uma nova cidade/estado/país ou um vilarejo qualquer, onde possam reconstruir sua vida de uma forma digna e renegar a ideia de substituição total do seu trabalho por uma máquina, expondo dessa maneira à todos, não somente aos donos das máquinas e indústrias, que o homem com seu trabalho individual e artístico também é capaz de dar lucro, porque afinal a base para essa evolução não foi assim.

Sugestões pedagógicas

01) Contextualização.
        Para a perfeita compreensão do filme, é necessário contextualizá-lo com os alunos. Época da filmagem X contexto social X condições técnicas de filmagem. 

02) Depressão econômica de 1929.
        O filme mostra a vida urbana dos Estados Unidos após a grande depressão econômica de 1929. É possível abordar as consequências sociais que tal crise provocou: desemprego, fome, aumento dos índices de violência.

03) Impacto da revolução industrial.
        É possível retratar o impacto da revolução industrial com seus processos mecânicos que otimizaram a produção e os lucros, mas promoveram igualmente o desemprego.
        Enfoque a cena em que Chaplin fica parafusando as coisas, mesmo em horário de descanso e quando "parafusa" os botões da saia da secretária, e a cena antológica em que ele é "engolido" pelas engrenagens da fábrica.

04) Substituição homem x máquina.
        Questione os seus alunos se esta substituição do homem pela máquina ainda acontece nos dias atuais e como isso acontece.

05) A Televisão.
        Em alguns momentos, o diretor da empresa se comunica por uma tela de TV. Converse com seus alunos sobre esse tipo de liderança e também faça um link com a apologia à TV (leia-se consumo) que os jovens e crianças vivem todos os dias.

06) A Tecnologia.
        Uma temática bem atual, as tecnologias contemporâneas, pode ser abordada por meio da análise da máquina de refeições. Coisas simples devem ser substituídas por recursos tecnológicos? Onde a tecnologia é necessária?
        Exemplo: em uma sala de escritório trabalham 10 funcionários. Eles usam o MSN para convidarem uns aos outros para tomar um cafezinho... Não seria mais fácil falar com o colega ou ir até a mesa dele?

07) Movimentos sociais.
        Promova uma análise dos movimentos sociais dos trabalhadores como greves e passeatas. Analise com os alunos a prisão injusta de Chaplin por estar apenas segurando a bandeira do manifesto. Como estes movimentos sociais são vistos pela sociedade contemporânea?

08) Questionamento.
        Questione seu grupo: por que Chaplin insiste em voltar para cadeia?

09) Ideia de prosperidade.
        Depois que encontra a jovem órfã, a vida do personagem ganha novo sentido. Qual a ideia de prosperidade que ele manifesta?

10) Diferenças sociais.
        O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Converse com seus alunos sobre como isso é mostrado e que outras situações do filme também abordam a mesma temática.



3 comentários:

  1. Excelente contextualização referente as questões do filme. Aproveitei para trabalhar com os alunos. Grata!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOA contextualização. DECIDI TRABAHAR O FILME E NEM TINHA ENCONTRADO esse material.
    Gratidã

    ResponderExcluir
  3. Qual é a resposta dessa pergunta "em que lugar (espaço) a história se passa

    ResponderExcluir