FILME: TEMPOS
MODERNOS
Dicas e
sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.
Tempos Modernos
Ficha
técnica do filme
Título original: Modern
Times
Gênero:
Comédia
Duração: 1h27min
Ano de
lançamento: 1936
Estúdio United Artists/Charles Chaplin Productions
Distribuidora: United Artists
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Produção: Charles Chaplin
Música: Charles Chaplin
Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh
Sinopse
Um clássico da sétima arte que aborda
de forma cômica a mecanização da mão de obra, o capitalismo dos anos 30 e a
desigualdade social.
A revolução industrial é retratada em
um ambiente de uma fábrica com engrenagens gigantes que opera com processos de
linha de montagem, baseado no modelo fordiano.
Há uma crítica à desigualdade social,
em que ficam claramente explícitas as diferentes realidades da burguesia e do
proletariado.
Ácido, porém engraçado, o filme é
atemporal, profundo e confirma a genialidade de um dos maiores ícones do cinema
mundial.
Crítica
do filme
“O filme é repleto de informações e
situações para serem analisadas. Porém, dadas as características técnicas
(preto e branco e mudo), pode ser entediante para os alunos.
O melhor modo de assistir, em minha
humilde opinião, é dividindo em duas etapas. A primeira visando a análise do
modelo de trabalho proposto da época da revolução industrial, com a mecanização
que promoveu o desemprego, a grande depressão vivida nos EUA, os movimentos
sociais dos trabalhadores e em um segundo momento a crítica à desigualdade
social.”
Entendendo
o filme:
01 – Qual
é o tema central do filme?
Revolução Industrial, expondo de
forma clara e objetiva como tudo aconteceu, a grande evolução que ocorreu na
sociedade, as mudanças ligadas ao desenvolvimento da tecnologia, a substituição
do homem pela máquina, retrata também o que isso causou no ver da sociedade e
as manifestações, greves que se propuseram à fazer.
02 – Quais as ameaças impostas pela vida moderna as quais o personagem de Charlie Chaplin fica exposto?
Ficou exposto a perder o valor como
trabalhador por uma máquina, a sua desvalorização na Indústria, pois com a
ideia de uma forma nova e mais eficiente de trabalho, já não seria mais necessário
efetuar seus serviços, porém ainda trabalhava, mas, o rendimento econômico
próprio se perdia.
03 – O homem ainda é dominador ou será que as máquinas estão em processo de igualdade?
Com certeza as máquinas entraram em
processo de igualdade, desde da revolução industrial até hoje em dia o trabalho
do homem já não mais tão procurado como fora no início dos tempos.
04 – Como é retratada a classe trabalhadora no filme?
No início é retratada como a grande
maioria, mas depois com o surgimento de novas formas de trabalho, muito mais
acessíveis, essa grande maioria foi reduzida e passou a ser desvalorizada,
justamente por não precisar mais de tanto trabalho artesanal e sim manual.
05 – Qual o sistema de trabalho é caracterizado e criticado no filme?
A divisão do trabalho após a
substituição quase total do homem por uma máquina, mais ágil e moderna, sendo
assim a mudança do artesanato para o mecanizado.
06 – Na sua concepção os personagens caminham para onde?
Como no final Charlie incentiva a
mocinha a não parar de lutar pelo seus direitos, acredito que à partir dali,
seguem o rumo para uma nova cidade/estado/país ou um vilarejo qualquer, onde
possam reconstruir sua vida de uma forma digna e renegar a ideia de
substituição total do seu trabalho por uma máquina, expondo dessa maneira à
todos, não somente aos donos das máquinas e indústrias, que o homem com seu
trabalho individual e artístico também é capaz de dar lucro, porque afinal a
base para essa evolução não foi assim.
Sugestões pedagógicas
01) Contextualização.
Para a perfeita compreensão do filme, é
necessário contextualizá-lo com os alunos. Época da filmagem X contexto social
X condições técnicas de filmagem.
02) Depressão
econômica de 1929.
O filme mostra a vida urbana dos
Estados Unidos após a grande depressão econômica de 1929. É possível abordar as
consequências sociais que tal crise provocou: desemprego, fome, aumento dos
índices de violência.
03) Impacto
da revolução industrial.
É possível retratar o impacto da
revolução industrial com seus processos mecânicos que otimizaram a produção e
os lucros, mas promoveram igualmente o desemprego.
Enfoque a cena em que Chaplin fica
parafusando as coisas, mesmo em horário de descanso e quando "parafusa"
os botões da saia da secretária, e a cena antológica em que ele é
"engolido" pelas engrenagens da fábrica.
04) Substituição
homem x máquina.
Questione os seus alunos se esta
substituição do homem pela máquina ainda acontece nos dias atuais e como isso
acontece.
05) A
Televisão.
Em alguns momentos, o diretor da
empresa se comunica por uma tela de TV. Converse com seus alunos sobre esse
tipo de liderança e também faça um link com a apologia à TV (leia-se consumo)
que os jovens e crianças vivem todos os dias.
06) A
Tecnologia.
Uma temática bem atual, as tecnologias
contemporâneas, pode ser abordada por meio da análise da máquina de refeições.
Coisas simples devem ser substituídas por recursos tecnológicos? Onde a
tecnologia é necessária?
Exemplo: em uma sala de escritório
trabalham 10 funcionários. Eles usam o MSN para convidarem uns aos outros para
tomar um cafezinho... Não seria mais fácil falar com o colega ou ir até a mesa
dele?
07) Movimentos
sociais.
Promova uma análise dos movimentos
sociais dos trabalhadores como greves e passeatas. Analise com os alunos a
prisão injusta de Chaplin por estar apenas segurando a bandeira do manifesto.
Como estes movimentos sociais são vistos pela sociedade contemporânea?
08) Questionamento.
Questione seu grupo: por que Chaplin
insiste em voltar para cadeia?
09) Ideia
de prosperidade.
Depois que encontra a jovem órfã, a
vida do personagem ganha novo sentido. Qual a ideia de prosperidade que ele
manifesta?
10) Diferenças
sociais.
O emprego de Chaplin na loja de
departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Converse com seus alunos
sobre como isso é mostrado e que outras situações do filme também abordam a
mesma temática.
Excelente contextualização referente as questões do filme. Aproveitei para trabalhar com os alunos. Grata!!
ResponderExcluirMUITO BOA contextualização. DECIDI TRABAHAR O FILME E NEM TINHA ENCONTRADO esse material.
ResponderExcluirGratidã
Qual é a resposta dessa pergunta "em que lugar (espaço) a história se passa
ResponderExcluir