quinta-feira, 29 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): FAZ PARTE DO MEU SHOW - CAZUZA - COM GABARITO

Música(Atividades): Faz Parte do Meu Show

                                            Cazuza
                                   Compositor: Cazuza/Renato Ladeira
Te pego na escola
E encho a tua bola
Com todo o meu amor
Te levo pra festa
E testo o teu sexo
Com ar de professor

Faço promessas malucas
Tão curtas quanto um sonho bom
Se eu te escondo a verdade, baby
É pra te proteger da solidão

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Confundo as tuas coxas
Com as de outras moças
Te mostro toda a dor
Te faço um filho
Te dou outra vida
Pra te mostrar quem sou

Vago na lua deserta
Das pedras do Arpoador
Digo "alô" ao inimigo
Encontro um abrigo
No peito do meu traidor

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Invento desculpas
Provoco uma briga
Digo que não estou
Vivo num clip sem nexo
Um pierrô-retrocesso
Meio bossa nova e rock 'n' roll

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor.
Entendendo a canção:
01 – O eu lírico trata de que assunto nesta canção?
      Fala de um relacionamento tumultuado principalmente pelo caráter confuso do rapaz.
02 – Nos versos:
        “Te pego na escola
         E encho a tua bola.”
        O que o autor quis dizer?
      Percebe-se que a garota é mais nova que o rapaz, pois está na idade escolar e o mesmo vai busca-la na porta da escola e as amigas ficam com “inveja branca”, por isso enche a bola da garota.
03 – Em que versos ele diz que faz promessas de amor eterno, fidelidade, fuga, casamento, enfim promessas no calor das emoções?
      Os versos: “Faço promessas malucas
                         Tão curtas quando um sonho bom.”
04 – O eu lírico reconhece que mente para a garota, pois não pretende cumprir tuas promessas, mas o faz no intuito de protege-la da solidão. Que versos retrata esta situação?
      “Se eu te escondo a verdade, baby
       É pra te proteger da solidão.”
05 – Nos versos: “Faz parte do meu show
                              Faz parte do meu show, meu amor.”
Que análise podemos fazer destes versos?
      Nestes versos simplesmente ele assume que todas as suas atitudes são movidas pelo seu caráter, pela sua maneira de ser. Assim, ele não pretende ser bom ou mau, é apenas a maneira que lida com os relacionamentos.
06 – Analise os seguintes versos:
a)   “Confundo as tuas coxas / Com as de outras moças / Te mostro toda a dor.”
Há nesse momento a confissão da traição, de que o rapaz relaciona-se com outras moças, mesmo estando comprometido.
b)   “Vago na lua deserta das pedras do Arpoador.”
O eu lírico se sente sozinho, como se vagasse pela lua, enquanto caminha nas pedras do Arpoador.
07 – O eu lírico se mostra descontrolado, pois provoca brigas, as quais acabam causando o descontentamento da parceira.
Em que versos percebemos este estado emocional do eu lírico?
      “Invento desculpas
       Provoco uma briga.”
08 – O que é “Um Pierrot retrocesso?
      Refere-se ao fato de voltar ao passado, retornar aos antigos sentimentos, ao tempo adolescente em que ainda ia busca-la na porta da escola.
09 – Quando o eu lírico diz que: “Vivo num clipe sem nexo.” Que seria isto?
      Como em um clipe, onde aparece sequências de ações e imagens, ele continua a repetir os mesmos erros, a inventar as mesmas desculpas.
10 – A canção é um excelente exemplo de erros recorrentes gramaticais como já no primeiro verso da primeira estrofe “Te pego na escola...” e nos versos seguintes de quase toda a letra da canção. Explique quais são estes erros.
      Não se inicia uma frase com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).




4 comentários:

  1. Erro que passa despercebido pela beleza da melodia e claro que também da doce voz do meu eterno amor Cazuza
    Os erros na verdade é a gente ter que aturar o atual cenário musical nacional. Putzzz que desgraça

    ResponderExcluir
  2. Como a subjetividade é inteligente!! Show Cazuza e tantos outros cerebrais...

    ResponderExcluir