terça-feira, 20 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): PROBLEMA SOCIAL - SEU JORGE E ANA CAROLINA - COM GABARITO

Música(Atividades): Problema Social

                                              Seu Jorge
Seu Jorge cantou esta música com Ana Carolina e Seu Jorge

Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino
Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão
E nem o bom menino que vendeu limão
E trabalhou na feira pra comprar seu pão

E nem o bom menino que vendeu limão
E trabalhou na feira pra comprar seu pão
Não aprendia as maldades que essa vida tem

Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém
Juro que eu não conhecia a famosa Funabem
Onde foi a minha morada desde os tempos de neném
É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem

Se eu pudesse eu tocava em meu destino
Hoje eu seria alguém
É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem
Se eu pudesse eu tocava em meu destino
Hoje eu seria alguém

Seria eu um intelectual
Mas como não tive chance de ter estudado em colégio legal
Muitos me chamam pivete
Mas poucos me deram um apoio moral
Se eu pudesse eu não seria um problema social

Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino
Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão
E nem o bom menino que vendeu limão
E trabalhou na feira pra comprar seu pão
E nem o bom menino que vendeu limão
E trabalhou na feira pra comprar seu pão

Não aprendia as maldades que essa vida tem
Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém
Juro que eu não conhecia a famosa funabem
Onde foi a minha morada desde os tempos de neném

É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem
Se eu pudesse eu tocava em meu destino
Hoje eu seria alguém

É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem
Se eu pudesse eu tocava em meu destino
Hoje eu seria alguém
Seria eu um intelectual

Mas como não tive chance de ter estudado em colégio legal
Muitos me chamam pivete
Mas poucos me deram um apoio moral
Se eu pudesse eu não seria um problema social

Entendendo a canção:
01 – De que assunto trata esta canção?
      Fala de sofrimento, sociedade e pobreza.

02 – A canção traz uma letra em 1ª pessoa, por quê?
      Porque um homem assume ser um problema para a sociedade, mas pede respeito, pois isso não é culpa dele.

03 – A história desse homem é semelhante a de muitos brasileiros. Explique.
      Nasceu e cresceu em um família pobre, começou a trabalhar desde cedo, não teve chance de estudar, foi parar na Funabem.

04 – Que significa a sigla Funabem? Qual sua missão?
      Fundação para Infância e Adolescência. Sua missão é tirar os meninos de rua.

05 – Que ideologia podemos identificar presente na letra?
      A ideologia organiza-se “Como um sistema lógico e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar, o que devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer”. (Chaui, 1980).

06 – Na letra da música percebemos algumas rimas. Complete o quadro copiando as palavras, observando a sílaba final que forma as rimas.

1ª estrofe (cão)
2ª estrofe (tem)
4ª estrofe
(Intelectual)
 Cão
 Tem
 Intelectual
 Limão                           
 Ninguém
 Legal
 Pão
 Funabem
 Moral

 Neném
 Social




07 – Sobre o primeiro verso da música responda:
a)   Quantas palavras têm:
        10 palavras. 

b)   Quantas letras têm:
        36 letras.

c)   Quantos espaços têm entre as palavras:
       09 espaços.

08 – A palavra grifada no segundo verso “Não seria um peregrino” significa:
(    ) Menino       X ) Viajante        (    ) Abandonado     (    ) Poeta

09 – A expressão “nesse imenso mundo cão”, quer dizer:
(    ) Que no mundo tem muitos cães.
(    ) Que o mundo é grande e bom.
X ) Que o   mundo é grande e cheio de problemas.
(    ) Que o mundo é imenso e com igualdade para todos.

10 – Copie os versos que falam sobre:
a)   O trabalho infantil:
       “Trabalhou na feira para comprar seu pão”.

b)   A violência:
       “Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém.” 

c)   Falta de apoio:
       “Mas poucos me deram um apoio moral.” 

d)   Fome:
      “É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem.” 

e)   Falta de escola:
      “Mas como não tive chance de ter estudado em colégio legal.” 

 11 – Explique o que entendeu por: “Mataria minha fome.”
      Resposta pessoal do aluno. 

12 – Explique o que o autor quis dizer com “Se eu pudesse eu não seria um problema social”.
      Professor, as questões 6 e 7, deverão ser discutidas com o grupo e respondidas oralmente, pois demandam inferências.

13 – O texto da música tem a finalidade de:
(    ) Denunciar os problemas sociais.
(    ) Fazer uma piada sobre os problemas sociais.
X ) Informar que no Brasil tem vários problemas sociais.
(    ) Fazer uma propaganda sobre os problemas do Brasil.

14 – Observe as palavras do quadro abaixo e organize-as de acordo com a ordem alfabética. 
madrugada
bala
Fome
vender
destino
acordar
conhecia
roubar
juro
hoje
estudar
legal
social
pão
imenso
trabalho
neném
onde
zíper
gosto
  
Acordar
Bala
Conhecia
Destino
Estudar
Fome
Gosto
Hoje
Imenso
Juro
Legal
Madrugada
Neném
Onde
Pão
Roubar
Social
Trabalho
Vender
Zíper

15 – Faça um pequeno texto sobre o que você entendeu da música: PROBLEMA SOCIAL.
      Resposta pessoal do aluno.


2 comentários: