PROJETO
MULTIFACE DA LINGUAGEM
APRESENTAÇÃO:
Este projeto tem a finalidade de
desenvolver um trabalho interdisciplinar, ou seja, realizar um diálogo entre a
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Arte, através das multifaces da
linguagem, seja verbal (oral/escrita) e não-verbal (imagens e expressão
corporal), a música (canto e dança) declamação de poema, leitura dramatizada,
exposição de desenho, produção de conto, crônica e poema. Para demonstrar o
resultado do trabalho desenvolvido, apresentar-se-á na Feira Cultural da Escola
as atividades desenvolvidas pelos dos alunos.
JUSTIFICATIVA:
As observações no cotidiano em sala,
foi decisivo para desenvolver este trabalho, ou seja, a maioria dos alunos
demonstraram estar desmotivados, alguma coisa deveria ser feita para mudar um
pouco a rotina. Isso ocorreu nos dois últimos dois meses do primeiro semestre.
Depois do diagnóstico feito, foi detectado que a poesia, a música, conto,
crônica, desenho e teatro, leitura dramatizada, poderiam ser as modalidades
possíveis de serem trabalhadas com resultados positivos.
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver habilidades e competências
nas mais diversas modalidades da linguagem que levem o aluno a perceber, que há
caminhos diversos para chegar o conhecimento com prazer de aprender.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Motivar os alunos através das
diversas modalidades da linguagem a descobrir seu potencial.
- Estimular os alunos a buscar
conhecimento através de pesquisa.
- Expor a pesquisa realizada através de
exposição na feira cultural.
- Compreender a importância da
linguagem verbal e não verbal.
- Aprender a apreciar arte e em suas
diversas modalidades, realizando um sarau.
- Revelar talentos.
PÚBLICO
ALVO:
O projeto tem como público alvo os
alunos do ensino fundamental.
PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO:
Para realização da Feira Cultural serão
utilizadas metodologias diversificadas como: aula dialogada, pesquisas,
produção de poesias, textos diversos, paródias, dramatizações, leituras de
vários gêneros textuais; leituras dinamizadas, apresentações musicais, etc.
Primeiro passo: conversar com os alunos
a respeito do projeto (como será realizado o projeto), bem como fazer inscrição
para a Feira Cultural dos grupos que participarão do trabalho e formar uma
comissão organizadora (ver anexo I e II).
Segundo passo: estudar conteúdos que
serão a base de desenvolvimento para o projeto (gêneros literários, linguagem
conotativa e denotativa).
Terceiro passo: leitura de poemas e
conto, igualmente a apreciação de obras de arte. Nesta fase, apresentar-se-á um
Roteiro de Trabalho para cada grupo.
Quarto passo: produção de textos
poemas, contos e crônicas em sala de aula.
Quinto passo: estudo, preparação e
ensaio de textos escolhidos pela sala para apresentação em Sarau.
Sexto passo: apresentação do Sarau.
Sétimo passo: preparação para Feira
Cultural, ou seja, confecção de cartazes e outros materiais pertinentes à
exposição, tais como: materiais de dramatização, cenários, desenhos, entre
outros, de acordo com a necessidade do trabalho realizado.
Oitavo passo: Feira Cultural exposição.
Observação: todas as etapas
do projeto devem ser fotografadas e / ou filmadas de modo que possa ser feito
um registro do caminho percorrido pelos alunos durante a realização do projeto.
CONTEÚDOS:
- Texto literário e não
literário.
- Gêneros literários
(narrativo, lírico e dramático).
- Leitura de poema.
- Produção de poemas, contos
e crônica.
PRODUTOS
FINAIS:
- Publicação de poemas,
crônica e conto.
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá de forma contínua e
sistematizada por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo
aluno e da intervenção pedagógica realizada pelo professor(a).
ANEXO
I
Comissão
Organizadora do Sarau
A comissão organizadora do
Sarau Literário será formado por um Coordenador Geral, por coordenador de
grupos e um(a) secretário(a), essas pessoas que irão compor a comissão serão
responsáveis pelo bom andamento do evento. Cada turma terá apenas um
coordenador(a) de grupo e um(a) secretária.
O que deve ser feito?
COORDENADOR
GERAL:
Supervisionar todas as atividades dos
coordenadores de grupo, secretários e grupos de alunos que assumiram os temas a
serem trabalhados.
COORDENADOR
DE GRUPOS:
·
Estimular os demais a cumprir suas tarefas.
·
Supervisionar o andamento do grupo.
·
Identificar falhas e atrasos nas atividades.
·
Levantar as necessidades do grupo quanto ao
material que irá precisar.
SECRETÁRIO(A):
·
Reunir com cada grupo e saber da escolha do
tema.
·
Recolher as inscrições do grupo.
·
Saber que atividades que será desenvolvida no
dia do sarau.
·
Realizar reuniões com grupo para verificar,
se está pronto para ser apresentado, informar as professoras como estão sendo
desenvolvidos os trabalhos.
·
Definir quantos trabalhos.
__________________________________
Coordenador(a) Geral
__________________________________
Coordenador(a) de grupos
__________________________________
Secretário(a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário