quarta-feira, 21 de março de 2018

TEXTO: LONGA HISTÓRIA CURTA - ROSANE PAMPLONA - COM GABARITO

Texto: LONGA HISTÓRIA CURTA


        Numa estrada estreita e escura, havia uma casa de porta larga e clara. Ali morava uma velha magra e pálida, com sua filha bonita e corada.
          Um dia, a velha magra e pálida e a filha bonita e corada atrelaram seu burro preto e velho numa carroça branca e nova, fecharam a porta larga e clara, pegaram a estrada estreita e escura e foram para uma cidade grande e sossegada, onde havia uma feira pequena, mas movimentada.

          Ali chegando, a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada desceram da carroça branca e nova e amarraram o burro preto num poste fino e comprido com uma corda grossa e curta. Depois, a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada foram comprar frutas belas e cheirosas de um feirante feio e fedido. Pegaram sua sacola grande e cheia, porém a carteira, pequena, estava vazia. Então a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada puseram às costas o saco com as frutas belas e cheirosas e fugiram do feirante feio e fedido.
          Mas, quando a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada chegaram a carroça branca e nova, viram que o burro preto e velho, mal amarrado ao poste fino e comprido com a corda grossa e curta, havia escapulido.
          Então correram todos: o fedido e feio feirante atrás das cheirosa e belas frutas, atrás da pálida e magra velha e da corada e bonita filha, atrás da nova e branca carroça, atrás do velho e preto burro até chegarem à larga e clara porta da casa da escura e estreita estrada para acabar esta longa história curta.

                         PAMPLONA, Rosane. Contos de enrolar. São Paulo: Elementar, 2010.

      Entendendo o texto:
a)   Por que, provavelmente, o texto recebeu o título “Longa história curta”?
         Provavelmente, porque a história poderia ser curta, mas a repetição de tantos substantivos e adjetivos acabou transformando-a em uma história longa.

b)   Vários substantivos e adjetivos foram repetidos ao longo do texto.
     1 – Você acha que essas repetições foram propositais ou não? Por quê?
      Professor, espera-se que o aluno perceba que foram propositais, pois contribuem para a construção do texto. Além disso, elas podem ser explicadas pelo título.

      2 – Releia o primeiro e o segundo parágrafos e transcreva os substantivos que se repetem ao longo do texto.
      Estrada, casa, velha, filha, burro, carroça, porta, estrada, cidade, feira.

      3 – Agora, releia o último parágrafo e transcreva os adjetivos que acompanham os substantivos usados nessa parte do texto.
      Fedido, feio, cheirosas, belas, pálida, magra, corada, bonita, nova, branca, velho, preto, larga, clara, escura, estreita, longa e curta.



12 comentários: