terça-feira, 8 de setembro de 2020

VERBETE: VACINAS - ESCOLA BRITÂNNICA - COM GABARITO

 VERBETE: VACINAS

INTRODUÇÃO

VACINAS são substâncias que impedem a disseminação de doenças. A vacinação da população contra determinadas doenças salva milhões de vidas. O caso da varíola exemplifica bem isso: a doença matou cerca de 2 milhões de pessoas em 1967, mas graças a um programa mundial de vacinação estava erradicada doze anos depois.

COMO ATUAM AS VACINAS

Muitas doenças são causadas por organismos minúsculos chamados bactérias ou vírus. Ao serem vacinadas contra uma doença, as pessoas recebem a bactéria ou o vírus que causa essa doença. Isso pode ser feito por meio de uma injeção, de uma gota na boca ou de um spray no nariz.

bactéria de uma vacina está morta ou enfraquecida. Ela causa pouca ou nenhuma reação na pessoa que a recebe, mas leva o sistema imunológico do corpo a fabricar proteínas chama das anticorpos, que combatem a doença. Se mais tarde a mesma bactéria entrar no corpo, o sistema imunológico saberá combatê la.

HISTÓRIA

Um médico inglês chamado Edward Jenner criou a primeira vacina, em 1796. Jenner observou pessoas que haviam tido a doença branda chamada varíola bovina, notando que elas raramente contraíam a modalidade humana da varíola, uma doença mais grave. Ele fez experiências para descobrir a razão disso. Primeiramente, introduziu material de uma ferida de varíola bovina num garoto saudável. O garoto contraiu a varíola bovina. Jenner então, introduziu material de uma ferida de varíola no braço do garoto, que permaneceu saudável. O material da varíola bovina havia agido como vacina contra a varíola humana.

cientista francês Louis Pasteur foi outro pesquisador importante. Na década de 1880, ele desenvolveu uma vacina contra a raiva. Pasteur usou uma forma atenuada do vírus da raiva para obter a proteção contra um ataque do vírus em plena força. Desde a época de Pasteur, os cientistas vêm produzindo vacinas contra muitas doenças.

Em meados do século XX, Jonas Salk criou uma vacina que praticamente erradicou a poliomielite. Desenvolveram se também vacinas contra sarampo, caxumba, cólera, peste bubônica, tuberculose, gripe e hepatite.

Escola Britannica. CAPES. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/vacina/482763. Acesso em: 24/07/2020.

01. Sobre qual assunto trata-se o texto lido?

Vacinas.

02. Qual a importância desse tipo de texto para a comunidade em geral?

Informar como atuam as vacinas e para que servem.

03. O formato desse texto auxilia no seu entendimento? Por quê?

Sim, pois ele foi dividido em três partes focando no que é uma vacina, forma de atuação e história, deixando o texto coeso e claro.

04. Há um público específico para este tipo de texto? Qual?

Estudante e/ou pessoas interessadas no assunto.

2 — Vamos planejar a produção de um verbete de enciclopédia.

01. Escolha um tema de seu interesse e que você conheça bastante e escreva-o abaixo.

Resposta pessoal.

02. Escreva em tópicos as informações que você sabe sobre o tema escolhido. Se possível, pesquise em livros e revistas.

Introdução sobre o assunto

Resposta pessoal.

Informações históricas

Resposta pessoal.

Informações gerais

Resposta pessoal.

3 — Agora que você já conhece um verbete de enciclopédia e já possui todas as informações necessárias, vamos escrever um verbete no espaço abaixo.

Resposta pessoal.



2 comentários:

  1. Qual o gênero textual? Quais as características do texto??

    ResponderExcluir
  2. Muito bom exercício. Utilizei-o com minhas turmas. Obrigado por postar!

    ResponderExcluir