sábado, 19 de setembro de 2020

TEXTO: CEDRO - MADEIRA NOBRE DA MATA ATLÂNTICA - CÉLIA DE ASSIS - COM GABARITO

 Texto: Cedromadeira nobre da mata Atlântica

            Célia de Assis

        Ao longo de uma parte do litoral brasileiro, há uma belíssima floresta conhecida como mata Atlântica.

        Antigamente, a mata Atlântica existia em todo o litoral do Brasil, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas, hoje em dia, ela só existe realmente em seis estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, e, mesmo nesses estados, ela já está bastante destruída.

        A destruição da floresta acontece principalmente por causa das queimadas e da extração de madeira. Uma das madeiras mais valiosas e cobiçadas da mata Atlântica é o cedro. Essa árvore alcança até trinta metros de altura, tem a casca bastante áspera e seus galhos altos formam uma copa meio comprida.

        A madeira do cedro, que é muito durável e macia, é empregada na fabricação de madeira compensada, em trabalhos artesanais (esculturas, por exemplo), na fabricação de janelas e na construção de barcos. Além disso, do cedro é extraído um óleo muito usado na indústria de cosméticos.

        Apesar de ser uma planta do interior das matas, o cedro pode ser usado para reflorestamento, porque se desenvolve muito bem em áreas abertas, onde a luz do sol é mais intensa. Nesses locais, torna-se ainda mais vigoroso, cresce bastante e de forma rápida, transformando-se em árvores imensas e muito bonitas.

   In: Célia de Assis, Cibele Boni de Toledo, Sérgio Romaniuc Neto e Inês Cordeiro. Baseado em Nossas plantas: mata Atlântica. São Paulo, FTD, 1994.

Fonte: Língua Portuguesa. Entre palavras – Edição renovada. Mauro Ferreira. 5ª série. Ed. FTD – São Paulo – 1ª edição – 2002. P. 42-3.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, quais os estados que ainda possuem a mata Atlântica?

      São seis estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

02 – Segundo o texto, que fatores têm contribuído muito para a destruição da mata Atlântica?

      As queimadas e a extração de madeira.

03 – Que informações o texto apresenta a respeito do cedro?

      O cedro pode atingir 30 metros, tem casca áspera, madeira resistente e macia. É utilizada na produção de compensados, em artesanato, na fabricação de janelas e na construção de barcos.

04 – Na sua opinião, a possibilidade de encontrar um pé de cedro em uma mata nativa (natural) da região em que você mora é grande ou pequena?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Se no quintal de sua casa ou perto dela houvesse um pé de cedro bem bonito e alguém resolvesse derrubá-lo, o que você faria para evitar que a árvore fosse destruída?

      Resposta pessoal do aluno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário