Leia o fragmento extraído do livro “Por parte de pai”
Bartolomeu Campos Queirós
Enquanto ele escrevia, eu
inventava histórias sobre cada pedaço da parede. A casa do meu avô foi o meu
primeiro livro. (...) Apreciava meu avô e sua maneira de não deixar as palavras
se perderem.
QUEIRÓS,
Bartolomeu Campos. Por parte de pai.
Belo Horizonte: RHJ, 1995.
ENTENDENDO O TEXTO
1)
Observe o título do texto e responda às
questões.
a) Você
já ouviu essa expressão?
Resposta pessoal.
b) A
expressão “por parte de” significa “partindo de”, “vindo de”. Com base nessa
informação, explique título.
O título remete ao parentesco
em relação à família do pai.
c) Na
continuação da narrativa, o autor contará que tem medo de descobrir que seu pai
não é, de fato, seu pai, mas o medo dele não se resume apenas a perder o pai.
Leia:
[,,,] Meu avô pregava todas as palavras
na parede, com lápis quadrado de carpinteiro, sem separar as mentiras das
verdades. Tudo era possível para ele e suas letras. Não ser filho do meu pai
era perder meu avô. O pesar estava aí. E se isso estivesse no teto, em alguma
parte bem alta da casa onde eu só pudesse ler depois de grande?
Bartolomeu Campos
de Queirós. Por parte de pai. Belo Horizonte: RHJ, 1995. p. 18-19.
O substantivo pesar, no contexto, quer dizer “tristeza”, “mágoa”, “desgosto”. Qual
era o grande pesar do menino?
Era perder o avô.
d) Considerando
a passagem transcrita no item c e o
título da obra, descubra o que é revelado sobre o parentesco entre o autor e o
avô dele.
O autor conta sobre seu avô paterno,
que pode não ser seu avô biológico.
O apreço do menino pelo avô é
tão grande que ele tem medo de perdê-lo.
2) Releia
o sentido da palavra espreitar no
dicionário e explique a ação do avô no trecho: “Debruçado na janela meu avô
espreitava a Rua da Paciência”.
O avô ficava debruçado na janela observando o movimento da rua,
espiando o que acontecia na rua.
3) Observe
a passagem: “Não me lembro onde ficava a casa paroquial e vivia o vigário
vestido com batina preta e sapato de verniz e elástico”.
a) Que
expressão indica que o autor esqueceu alguns detalhes de suas recordações?
“Não me lembro”
b) Do
que ele se esqueceu?
Da localização da casa
paroquial.
c) Que
detalhes ela conserva na memória?
Os detalhes das roupas e
sapatos do vigário.
d) Em
sua opinião, as memórias narradas são recentes ou antigas? Por quê?
Resposta pessoal.
4)
Em: “Enquanto ele escrevia, eu inventava
histórias sobre cada pedaço da parede”.
a) Identifique
as personagens a que se referem os pronomes
eu e ele.
Eu refere-se ao autor, e ele, ao
avô.
b) Qual
era a atitude do autor diante das anotações?
Ele inventava histórias.
5)
Identifique a finalidade das paredes da casa
para o avô do narrador do texto:
“As paredes eram o caderno do meu
avô.”.
6) Marque a passagem em que se percebe a
importância das escritas nas paredes, feitas pelo avô, na formação do
narrador-personagem:
a) “Era preciso ser grande para ler [...]”.
b) “[...] eu inventava histórias sobre cada
pedaço da parede.”.
c) “A casa do meu avô foi o meu primeiro livro.”.
d) “Apreciava meu avô e sua maneira de não
deixar as palavras se perderem.”.
7) Assinale a alternativa em
que a classe do termo sublinhado não foi corretamente identificada nos
colchetes:
a) “Coisas simples como a agulha
perdida no buraco do assoalho, ele escrevia.”. [substantivo]
b) “A história do açúcar sumido durante a
guerra estava anotada.”. [verbo de ligação]
c) “E a casa de corredor comprido, ia
ficando bordada [...]”. [preposição]
d) “Conversa mais indecente ele escrevia bem no alto.”.
[adjetivo].
8) Observe:
“Enquanto ele escrevia, eu inventava
histórias sobre cada pedaço da parede. A casa do meu avô foi o meu primeiro
livro.”.
O conectivo destacado instaura uma relação
de:
a) adversidade
b) simultaneidade
c) reciprocidade
d) afetividade
9) Justifique o emprego da forma evidenciada
em: “Eu não sabia por que os
soldados tinham tanta coisa a adoçar.”:
A forma “por que” foi empregada na
construção de uma interrogativa indireta.
10) Assinale a alternativa em que a razão
gramatical, que justifica o acento gráfico da palavra destacada, não foi
identificada corretamente:
a) avô [monossílabo tônico]
b) história [paroxítona terminada em ditongo]
c) açúcar [paroxítona terminada em “r”].
d) cômodo [proparoxítona].
11) Em “Conversa mais indecente ele
escrevia bem no alto.”, o prefixo sublinhado indica:
a) restrição
b) negação
c) exclusão
d) acréscimo
12) Identifique a forma pronominal utilizada
para a referência a “meu avô”:
A forma pronominal que retoma “meu
avô” é: “ele”.
13) Prevalecem no texto as sequências do
tipo:
a) expositivo
b) argumentativo
c) descritivo
d) narrativo
Está tudo mal organizado e algumas questões não são nela
ResponderExcluirque legal as respostas. Porque eu nem preciso de ficar perguntando a minha mãe!
ResponderExcluirEsse site e ótimo amei
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