sexta-feira, 11 de setembro de 2020

TEXTO/RELATO: PEQUENO RELATO DE UM PINGUIM DE GELADEIRA - REGINA CHAMLIAN

 Texto/Relato: Pequeno relato de um pinguim de geladeira

                       Regina Chamlian

        Nunca esqueci o instante em que mãos pouco amistosas agarraram-me e, sem maiores explicações, me encerraram numa caixa de papelão.

        Esse gesto significou para mim o fim de uma era de felicidade.

        Ali, naquela cozinha, sobre a geladeira, ouvi conversas, projetos, sonhos, presenciei almoços e jantares, discussões, cenas de amor.

        Ali, sobre a geladeira, teci meus próprios projetos e sonhei com o Ártico onde, com outros pinguins de porcelana, eu nadava no gelo.

        Mas o calor e o ronco do motor sempre me chamavam de volta à realidade da casa e sua rotina.

        Durante anos foi assim.

        Houve momentos em que desejei falar com os habitantes humanos da casa. Eu me iludi, pensei que também fizesse parte da família. Até que os fatos revelaram a verdade. De uma hora para outra, passei a ser odiado, olhado com desprezo, rejeitado brutalmente. E fui afastado do convívio dos homens.

        O longo período em que passei no interior daquela caixa de papelão me transformou numa criatura medrosa, insegura, sujeita a crises nervosas e ataques de choro. No começo, pensava ser o único pinguim de geladeira a sofrer essa violência. Não suspeitava que um verdadeiro pogrom havia sido levantado contra nós, um anátema fora lançado contra nossa espécie. Estávamos sendo completamente banidos da decoração dos lares.

        Mais tarde vim a saber que, muitos dos meus pares, nascidos na mesma fábrica que eu, quebraram-se, partiram-se em mil pedaços, perderam uma asa, uma costela, um bico, um olho. Depois, foram jogados no lixo.

        Por quê?

        O que motivou tanta perseguição?

        Descobri, escutando fiapos de conversas através das paredes de papelão: pinguim em cima de geladeira tinha saído de moda. Pior: éramos sinônimo de mau-gosto, o exemplo perfeito do kitsch. Ninguém queria ser visto conosco, ninguém queria nos acolher.

        Tive sorte de me manter inteiro.

        Então, nem sei quanto tempo depois, a caixa de papelão foi aberta, mãos amistosas (e desconhecidas) pegaram-me com cuidado, acariciaram meu corpo esmaltado e ouvi: "Que lindo. E como está perfeito."

        O resto, vocês já devem ter imaginado.

        Levaram-me para a cozinha e lá me instalaram.

        É onde estou agora, na cozinha, sobre a geladeira.

        Ouço conversas, projetos, sonhos.

        Presencio almoços e jantares, discussões, cenas de amor.

        Às vezes, sonho com o Ártico.

        Uma imensa geladeira desliza nas águas geladas daqueles mares.

        E pinguins quebrados, sem bicos, sem olhos, sem asas, nadam em volta de minha embarcação branca.

        De repente, alguém abre a geladeira, pega uma garrafa de coca cola e fecha a porta rudemente, com o pé.

        Assustado, volto à realidade da casa e sua rotina.

        Estou aqui, sozinho agora, na cozinha, sobre a geladeira.

        Mas, até quando?

                Regina Chamlian. Contos e outras prosas. Revista Crioula. Maio de 22008. N° 3.

Entendendo o texto/relato:

01 – A respeito do texto é possível afirmar que:

a)   É narrador em 3ª pessoa.

b)   É baseado em fatos reais.

c)   É um texto jornalístico.

d)   É uma experiência vivida por um personagem fictício.

02 – Os relatos de experiência se caracterizam por apresentar uma situação inicial, um clímax e um desfecho. Qual dessas sequências representa a ordem cronológica linear dessa estrutura no texto?

a)   Caixa de papelão – geladeira – geladeira.

b)   Geladeira – caixa de papelão – geladeira.

c)   Caixa de papelão – geladeira – caixa de papelão.

d)   Geladeira – geladeira – caixa de papelão.

03 – Quem é o protagonista, ou participante da ação?

      O pinguim, que é o narrador.

04 – Descreva os lugares onde ocorreu o fato.

      Em cima da geladeira e dentro de uma caixa de papelão.

05 – Em que pessoa os verbos pronomes são empregados predominantemente?

      Em 1ª pessoa.

06 – Quais são os elementos básicos da narrativa do relato?

      A sequência dos fatos, pessoas, tempo, espaço.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário