Rap da Língua Portuguesa
(A linguagem em ritmo)
Leitura, escrita, literatura, oralidade
A linguagem no ritmo da multiplicidade.
Vem com a gente, galera, vem pra conhecer
A linguagem em uso é o que vimos lhe trazer.
Na sala de aula era assim...
Aluno e professor. A Língua? Regras sem fim...
— Ai, que texto grande!! Não consigo entender!!
— Vale quanto, professor? Cai na prova?
— Vou ter mesmo que ler?
— Ai, que coisa chata! Não tem figura? Olha o tamanho da
letra...
— É em dupla, professor? Vou ter mesmo que fazer?
— Escreve direito, menino!
— Não assassina o português!
— Caneta na mão copiando a lição!
— Sentado na cadeira!
— Isso não é lugar de brincadeira!
Essas são ideias que precisam mudar!
O livro didático público está aí pra inquietar
Para formar sem fazer conformar
Pois a realidade precisamos transformar.
Se liga, meu irmão,
No que vamos te dizer,
Somos todos iguais
E diferentes pra valer
‘Tamo’ na atividade!
‘Tamo’ aí pra aprender!
Este é o Rap da Língua Portuguesa
Vem com a gente aprender
Usar a língua com destreza
Oralidade, leitura e escrita
Desenvolver o pensar sem maldade
Mas também sem ingenuidade.
E tudo ler, do romance ao cordel.
O que aceita o papel, ler.
Com todos os tipos de textos, aprender.
Experimentar da língua o potencial
Que tal?
É só entrar e abrir a janela-
-texto que dá para o pensamento
E logo a imaginação acelera
Aprimorando o movimento
Do aprender.
Vem com a gente, galera, vem pra conhecer
A proposta nova que vimos lhe trazer.
Leitura, escrita, literatura e oralidade
Para a construção de uma nova sociedade.
Você é a personagem principal
Do texto e do contexto
É só entrar e abrir a janela
Para os mundos da linguagem.
Ler é conhecer, pensar é refletir
Todos modos de interagir.
Interagir com o mundo e sua multiplicidade:
O cinema, o trabalho, a TV, a música
A linguagem e toda a sua variedade.
E pra ficar mais bacana, a interdisciplinaridade.
Interaja com os elementos
Ampliando seus conhecimentos.
Usar a língua pra falar
Usar a língua pra fiar
Afiar todo o seu ser.
Oralidade, leitura, escrita
Ajudam a fazer quem somos
Pois são as práticas com as quais lidamos.
Nós crescemos com a língua que usamos.
Eu erro, tu erras, nós erramos.
Errar não é pecado.
É, na verdade, tentativa de aprendizado.
Preconceito linguístico é roubada.
Melhor errar do que não fazer nada!
Leitura, escrita, literatura, oralidade
A linguagem no ritmo da multiplicidade.
Vem com a gente, galera, vem pra conhecer
A linguagem em uso é o que vimos lhe trazer.
LINS, A. E. et Al.
Rap da Língua Portuguesa. In: LINS. A. E. et Al. Rap da Língua Portuguesa e
Literatura. Ensino Médio. 2 ed. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 10-11. Disponível
em: https://www.português.seed.pr.gov.pr/arquivos/file/livrodidatico.pdf
Acesso em: 31 mai. 2020.
Entendendo o Rap:
01 – Agora, leia o texto em
voz alta e perceba em que ritmo você fará a leitura.
Resposta pessoal
do aluno.
02 – O que significa ser
personagem principal do texto e do contexto?
Ser personagem principal do texto e do
contexto significa ser o elemento central. Fundamental: ser o leitor do texto,
aquele que executa a arte de ler, e ser o disseminador dos sentidos do texto.
03 – O Rap da Língua
Portuguesa convida o leitor para os “mundos da língua”. Que mundos são esses?
É a multiplicidade da linguagem, seus
diferentes usos e modos de expressão, como a arte, a música, a fotografia, a
poesia e o cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário