terça-feira, 22 de setembro de 2020

BIOGRAFIA: LÁZARO RAMOS - COM GABARITO

 Biografia: Lázaro Ramos

        O ator, escritor, apresentador e cineasta Luís Lázaro Sacramento Ramos ou como é mais conhecido Lázaro Ramos já conquistou seu lugar de prestígio no cenário da teledramaturgia e cinema brasileiro.

        Lázaro Ramos nasceu em 1978 em Salvador, Bahia. Aos 15 anos, entrou para o Bando de Teatro Olodum, formado por atores afrodescendentes. Hoje atua em cinema, teatro e TV.

        O ator e escritor é um ativista dos direitos humanos e de conscientização contra o racismo, tendo sido nomeado, em 2009, embaixador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). É também um dos criadores do projeto social Ler é Poder, em sua cidade natal, cujo objetivo é incentivar a leitura. Lázaro escreveu quatro livros infantis: As paparutas (2000), A velha sentada (2010), O caderno de rimas de João (2015) e Cadernos sem rimas de Maria (2018).

          Quem é Lázaro Ramos

        O soteropolitano nasceu em 01 de novembro de 1978 e cresceu em meio ao cenário pobre, porém, rico em cultura na periferia de Salvador. Foi justamente ali que o ator descobriria seu talento e chegaria a ocupar seu lugar no meio artístico.

        Com apenas 10 anos de idade Lázaro Ramos aprendeu teatro na escola e já se apresentava como ator mirim em eventos escolares. Não demorou muito e engajou-se no projeto Bando do Teatro Olodum que integrava jovens às artes cênicas através do teatro e cinema.

        O grupo teatral formado por atores negros era dirigido por Márcio Meirelles que sempre notou o talento nato de Lázaro Ramos.

        Neste tempo o aprendiz de artes cênicas e futuro ator global se dividia entre um laboratório de análises clínicas onde trabalhava para ajudar a sustentar a casa, haja vista, ser filho único e sua mãe estar doente.

        Ao passar em testes pela Rede Globo para o papel de Foguinho na novela Cobras e Lagartos o ator ganhou a simpatia nacional e se tornou um fenômeno. A novela levada ao ar em 2007 garantiu a Lázaro Ramos uma indicação ao Emmy por sua excelente interpretação.

        Mas para chegar até o ano de 2007 e a uma novela da Globo o ator teve que fazer diversas peças desde 1993 quando na peça “A Máquina” ganhou notoriedade no eixo Rio – São Paulo. Foi justamente desta época que ele aproximou-se de grandes atores e diretores.

        Antes de chegar a novela Cobras e Lagartos a estreia de Lázaro Ramos foi na micros-série Pastores da Noite que lhe rendeu elogios dos principais diretores globais. Ao juntar-se a Wagner Moura, Lúcio Mauro Filho e outros atores da emissora Lázaro participou da série Sexo Frágil.

        O papel de Lázaro Ramos assim como os demais se dividia em interpretar um homem e uma mulher.

        O ator é um ativista dos direitos humanos e de conscientização contra o racismo. Casado com a atriz Taís Araújo tem dois filhos João Vicente de Araújo Ramos e Maria Antônia.

Entendendo a biografia:

01 – Você reconhece a pessoa na fotografia?

      A fotografia é de Lázaro Ramos.

02 – Se você a conhece, o que sabe dele?

      Ele é ator, diretor e apresentador, com trabalhos em televisão, cinema e teatro, além de escritor.

03 – Por que, em sua opinião, a fotografia aparece em destaque na capa?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O título do livro pode remeter à expressão: “estar na pele de alguém”. Você conhece o significado dela? Que outra expressão poderia substituí-la?

      Estar na posição de; estar na situação de.

05 – Além de compor a expressão “estar na pele de alguém”, o que a palavra pele pode significar no título e que relação ela ajuda a estabelecer entre esse título e a fotografia?

      O livro trata de temas como preconceito racial e afirmação de identidade, com trechos autobiográficos.

06 – O título da obra e a fotografia do autor despertam sua curiosidade de leitor? Justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno.

 

3 comentários: