sábado, 12 de setembro de 2020

REPORTAGEM: PANDEMIA: ACELERADOR DE FUTUROS -(SÍNTESE) - CLAYTON MELO - EL PAÍS

 REPORTAGEM: PANDEMIA: ACELERADOR DE FUTUROS 

     Trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.

       - Veio à tona

      Crise sanitária sem precedentes para a nossa geração.

      - Citar

       O fortalecimento de valores como solidariedade e empatia.

      - Questionar

       O modelo de sociedade baseado no consumismo e no lucro a qualquer custo.

     - Efeitos

       As transformações são inúmeros e passam pela política, economia, modelos de negócios, educação, relações sociais, cultura, psicologia social e a relação com a cidade e o espaço público, entre outros coisas.

10 Tendências para o mundo pós-pandemia

1.   Revisão de crenças e valores

“As crises obrigam as comunidades a se unirem e trabalharem mais como equipes, seja nos bairros, entre funcionários de empresas, seja o que for... E isso pode afetar os valores daqueles que vivem nesse período – assim como ocorre com as gerações que viveram guerras.”

 2.   Menos é mais

A crise financeira decorrente da pandemia por si só será um motivo para que as pessoas economizem mais e revejam seus hábitos de consumo.

Devem rever sua relação com o consumo, reforçando um movimento que já vinha acontecendo. “Consumir por consumir saiu de ‘moda’”.

 3.   Reconfiguração dos espaços do comércio

A pandemia vai acentuar o medo e a ansiedade das pessoas e estimular novos hábitos. Assim, os cuidados com a saúde e o bem-estar, que estarão em alta devem se estender aos locais públicos, especialmente os fechados, pois o receio de locais com aglomerações deve permanecer.

 4.   Novos modelos de negócios para restaurantes

Uma das tendências é no setor restaurantes é funcionar só com delivery, pois o serviço de entrega vai continuar em alta e pode se tornar a principal fonte de receita em muitos casos.

 5.   Experiências culturais imersivas

Como resposta ao isolamento social, os artistas e produtores culturais passaram a apostar em shows e espetáculos online, assim como os tours virtuais a museus ganharem mais destaques.

6.   Trabalho remoto

O home office já era uma realidade para muita gente, de freelancers e profissionais liberais a funcionários de grandes companhias. Essa modalidade vai crescer ainda mais, pois evita aglomerações em ônibus e metrôs.

 7.   Morar perto do trabalho

Essa já era uma tendência, e se tornou um objeto de desejo para muitas pessoas justamente por conta disso.

 8.   Shopstreaming

Com o isolamento social, as lives explodiram, principalmente no Instagram. As vendas pela Internet também, passando a ser uma opção também para lojas que até então se valiam apenas do local físico. Pois pense na junção das coisas: o Shopstreaming é isso: Uma versão Instagram do antigo Shop Time.

9.   Busca por novos conhecimentos

Num mundo em constante e rápida transformação, atualizar seus conhecimentos é questão de sobrevivência no mercado e com a pandemia aguçou esse sentimento nas pessoas a ter seu primeiro contato com cursos online com o objetivo de aprender coisas novas.

 10.                Educação a distância

          Se a busca por conhecimentos está em alta, o canal para isso daqui para frente será a educação a distância, cuja expansão vai se acelerar. Neste contexto, uma nova figura deve entrar em cena: os mentores virtuais.

 

Fonte: Clayton Melo

 

       

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário