REPORTAGEM: PANDEMIA: ACELERADOR DE FUTUROS
Trabalho
remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por
parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de
vista social.
- Veio à tona
Crise sanitária sem precedentes para a
nossa geração.
- Citar
O fortalecimento de valores como
solidariedade e empatia.
- Questionar
O modelo de sociedade baseado no
consumismo e no lucro a qualquer custo.
- Efeitos
As
transformações são inúmeros e passam pela política, economia, modelos de
negócios, educação, relações sociais, cultura, psicologia social e a relação
com a cidade e o espaço público, entre outros coisas.
10
Tendências para o mundo pós-pandemia
1. Revisão de crenças e valores
“As
crises obrigam as comunidades a se unirem e trabalharem mais como equipes, seja
nos bairros, entre funcionários de empresas, seja o que for... E isso pode
afetar os valores daqueles que vivem nesse período – assim como ocorre com as
gerações que viveram guerras.”
A
crise financeira decorrente da pandemia por si só será um motivo para que as
pessoas economizem mais e revejam seus hábitos de consumo.
Devem
rever sua relação com o consumo, reforçando um movimento que já vinha
acontecendo. “Consumir por consumir saiu de ‘moda’”.
A
pandemia vai acentuar o medo e a ansiedade das pessoas e estimular novos
hábitos. Assim, os cuidados com a saúde e o bem-estar, que estarão em alta devem
se estender aos locais públicos, especialmente os fechados, pois o receio de
locais com aglomerações deve permanecer.
Uma
das tendências é no setor restaurantes é funcionar só com delivery, pois o
serviço de entrega vai continuar em alta e pode se tornar a principal fonte de
receita em muitos casos.
Como resposta ao isolamento social, os artistas e produtores culturais passaram a apostar em shows e espetáculos online, assim como os tours virtuais a museus ganharem mais destaques.
6. Trabalho remoto
O
home office já era uma realidade para muita gente, de freelancers e
profissionais liberais a funcionários de grandes companhias. Essa modalidade
vai crescer ainda mais, pois evita aglomerações em ônibus e metrôs.
Essa
já era uma tendência, e se tornou um objeto de desejo para muitas pessoas justamente
por conta disso.
Com
o isolamento social, as lives explodiram, principalmente no Instagram. As
vendas pela Internet também, passando a ser uma opção também para lojas que até
então se valiam apenas do local físico. Pois pense na junção das coisas: o
Shopstreaming é isso: Uma versão Instagram do antigo Shop Time.
9. Busca por novos conhecimentos
Num
mundo em constante e rápida transformação, atualizar seus conhecimentos é
questão de sobrevivência no mercado e com a pandemia aguçou esse sentimento nas
pessoas a ter seu primeiro contato com cursos online com o objetivo de aprender
coisas novas.
Se a busca por conhecimentos está em alta, o canal para
isso daqui para frente será a educação a distância, cuja expansão vai se
acelerar. Neste contexto, uma nova figura deve entrar em cena: os mentores
virtuais.
Fonte:
Clayton Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário