terça-feira, 29 de setembro de 2020

REPORTAGEM: ALUNOS APRENDEM NA ESCOLA A VALORIZAR A CULTURA AFRO-BRASILEIRA - JORNAL HOJE - COM GABARITO

 Reportagem: Alunos aprendem na escola a valorizar a cultura afro-brasileira

                        Novos professores estão sendo treinados pelo projeto "A Cor da Cultura", que tem parceria da TV Globo e do Canal Futura.

        Pelé, o rei do futebol, levou o nome do Brasil para todos os cantos do planeta. “Desde pequeno ele morava numa favela. Ele jogou bola demais, trouxe três copas do mundo para o nosso Brasil”, comenta Welisson Ferreira, 12 anos.

        O mestiço Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor do país. Na música, grandes nomes como Milton Nascimento... “Acho legal ele ser mineiro e ter a raça negra”, comenta um aluno.

        “O dia 20 de novembro é dedicado a Zumbi, o dia da Consciência Negra, que foi o líder da luta contra a escravidão no Brasil”, explica a professora.

        Descobrir a importância dos negros na formação da cultura e na sociedade mudou o comportamento dos alunos de uma escola, em Belo Horizonte. Oitenta por cento deles são afrodescendentes que hoje têm orgulho da própria cor.

        “Eles se identificam, procuram fazer alguma coisa parecida. A relação entre os alunos está um pouco melhor de esta reconhecendo-se como cidadão. Acho importante tá trabalhando com os alunos pra formação da identidade mesmo”, comenta Maria Angélica Jesus Costa, professora.

        Maria Angélica recebeu treinamento para valorizar a história e a cultura afro-brasileira em sala de aula. Em Minas e em outros cinco estados quinze mil professores estarão usando a metodologia do projeto A Cor da Cultura que tem a parceria da TV Globo até 2011. Parte do material didático foi cedido pelo canal Futura.

        “Ele traz uma dinâmica muito grande. São vídeos, histórias, jogos, é muito plural, do mesmo jeito que é a nossa história”, declara Shirley, professora UFMG.

        “O negro fez parte do nosso país, sabe, eu tenho orgulho desta cultura. Sem eles nosso país não teria esta cultura, este ritmo diferente, acho que a mistura que teve formou um povo muito bacana”, diz Raiza Santana Melo, 11 anos.

        Os kits com material pedagógico podem ser solicitados por secretarias de educação de todo o país ao Ministério da Educação mais informações no site www.acordacultura.org.br.  

Jornal Hoje – Edição do dia 18/11/2010 18/11/2010 13h21

Entendendo a Reportagem:

01 – Qual a manchete da reportagem?

      Alunos aprendem na escola a valorizar a cultura afro-brasileira.

02 – Qual é o título auxiliar?

      Novos professores estão sendo treinados pelo projeto "A Cor da Cultura", que tem parceria da TV Globo e do Canal Futura.

03 – O que fez mudar o comportamento dos alunos de belo Horizonte?

      Foi descobrir a importância dos negros na formação na cultura e na sociedade fez os alunos mudarem o comportamento.

04 – O que a professora explicou sobre o dia 20 de novembro?

      “O dia 20 de novembro é dedicado a Zumbi, o dia da Consciência Negra, que foi o líder da luta contra a escravidão no Brasil”.     

05 – Qual foi o comentário da professora Maria Angélica Jesus Costa?

      “Eles se identificam, procuram fazer alguma coisa parecida. A relação entre os alunos está um pouco melhor de esta reconhecendo-se como cidadão. Acho importante tá trabalhando com os alunos pra formação da identidade mesmo”.     

06 – Qual o nome do projeto adotado em Minas e quem são os parceiros?

      “A cor da cultura”.

07 – Qual a declaração de Shirley, professora UFMG?

     “Ele traz uma dinâmica muito grande. São vídeos, histórias, jogos, é muito plural, do mesmo jeito que é a nossa história”.      

08 – O que disse cada criança sobre o assunto:

Welisson Ferreira – Pelé, o rei do futebol, levou o nome do Brasil para todos os cantos do planeta. “Desde pequeno ele morava numa favela. Ele jogou bola demais, trouxe três copas do mundo para o nosso Brasil”.

Raiza Santana Melo – “O negro fez parte do nosso país, sabe, eu tenho orgulho desta cultura. Sem eles nosso país não teria esta cultura, este ritmo diferente, acho que a mistura que teve formou um povo muito bacana”.

09 – O que você acha sobre o assunto?

      Resposta pessoal do aluno.

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