quarta-feira, 16 de setembro de 2020

POEMA: MINHA SOMBRA - JORGE DE LIMA - COM GABARITO

 Poema: MINHA SOMBRA

        Jorge de Lima

De manhã
a minha sombra
Com meu papagaio e o meu macaco
Começam a me arremedar.
E quando saio
A minha sombra vai comigo
Fazendo o que eu faço
Seguindo os meus passos.

Depois é meio-dia.
E a minha sombra fica do tamaninho
De quando eu era menino.
Depois é tardinha.
E a minha sombra tão comprida
Brinca de pernas de pau.

Minha sombra , eu só queria
Ter o humor que você tem,
Ter a sua meninice,
Ser igualzinho a você.

E de noite quando escrevo,
Fazer como você faz,
Como eu fazia em criança:
Minha sombra
Você põe a sua mão
Por baixo da minha mão,
Vai cobrindo o rascunho dos meus poemas
Se saber ler e escrever.

Jorge de Lima

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o poema, a sombra imita o menino:

a)   De manhã.

b)   Ao meio-dia.

c)   À tardinha.

d)   À noite.

02 – Que tema é abordado no poema?

      Saudades da infância.

03 – O eu lírico conta algo que:

a)   Está acontecendo no presente.

b)   Aconteceu em um passado bem próximo.

c)   Aconteceu num passado distante.

d)   Acontecerá num futuro bem próximo.

04 – Em que versos o eu lírico revela que gostaria de ser alegre como na infância?

      “Minha sombra, eu só queria
       Ter o humor que você tem,
       Ter a sua meninice,
       Ser igualzinho a você.”

05 – Quem era a sombra no poema?

      A criança que era o eu lírico.

 

Um comentário: