sexta-feira, 11 de setembro de 2020

POEMA: O AEROPLANO - IVAN JUNQUEIRA - COM GABARITO

 Poema: O aeroplano

              Ivan Junqueira

Quando eu fiz cinco anos,
meu pai deu-me de presente um aeroplano
que ele próprio construíra
com finas hastes de bambu e papel de seda.
Tão leve quanto uma libélula,
o frágil engenho voou até desaparecer
por detrás do muro do quintal
e dos últimos reflexos de um poente de verão.
Ninguém jamais o encontrou.
Eu ia na cabine. Eu e minha infância,
que nunca mais voltou.


JUNQUEIRA, Ivan. "O aeroplano". In:_____. Essa música. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

Fonte: Se liga na língua. Língua Portuguesa. Moderna. P. 141/142.

Entendendo o poema:

01 – O poema relata um acontecimento.

a)   Em que momento da vida do eu lírico esse fato ocorreu?

Quando o eu lírico tinha cinco anos.

b)   Como você imagina a pessoa que está contando o fato?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É um adulto, pois fala da infância como algo distante, e provavelmente trata-se de um homem, visto que o brinquedo recebido costumava ser dado a meninos.

c)   É possível saber se Ivan Junqueira, autor do poema, viveu mesmo essa experiência ou se ele apenas a inventou?

Não é possível saber isso.

02 – O poema descreve o aeroplano que o eu lírico ganhou do pai.

a)   O brinquedo era feito de “finas hastes de bambu” e de “papel de seda”. O que são hastes? Qual é sua função?

São pedaços de madeira usados como armação ou apoio.

b)   Que característica o uso desses materiais confere ao aeroplano?

Fragilidade.

c)   Transcreva do poema a expressão equivalente à palavra aeroplano e que revela essa mesma característica.

“O frágil engenho”.

d)   O eu lírico compara o aeroplano com uma libélula. Explique o que é uma libélula, consultando, se preciso, um dicionário.

Libélula é um inseto com asas longas e transparentes.

e)   Que característica citada no poema justifica a aproximação entre o aeroplano e uma libélula? Que outras características também poderiam ser citadas?

O poema cita a leveza. Também poderiam ser mencionadas a capacidade de voar, a estrutura delgada, a fragilidade e a delicadeza.

f)    O eu lírico, afirma que “ia na cabine” do aeroplano. Como isso é possível se este era pequeno e de brinquedo?

Tudo isso é possível na imaginação do eu lírico, que se sentia como se pudesse voar no aeroplano, simulando essa sensação.

03 – Para o eu lírico, ser criança é como voar no pequeno avião. Então o que é a infância para ele?

      Sugestão de resposta: Para o eu lírico, a infância é um momento de diversão e liberdade, em que há espaço para a imaginação.

04 – Como o eu lírico expressa ao leitor a ideia de que sua infância terminou com aquela experiência?

      O eu lírico afirma que o avião voou por trás do muro e nunca mais voltou, assim como sua infância.

36 comentários:

  1. mano que coisa boa,eu so pesquisei o titulo e apareceu as respostas,obrigado

    ResponderExcluir
  2. Mano que coisa boa eu pesquisei o título e apareceu as respostas obrigado

    ResponderExcluir
  3. Eu estava precisando obg só pesquisei o título é apareceu a resposta obg mesmo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada me ajudou muitoooo❤👍

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Tbm me salvou obgdaaaaaaaaaaaaaaaa♡♡♡♥♥♥♡♡♡♥♥♥♡♡♡♥♥♥♡♡♡♥♥♥♡♡♡♥♥♥♡♡♡♥♥♥

      Excluir
  6. Observe
    A) quantos versos ele tem?
    B)quantas são as frases? Considere que cada uma delas termina com um ponto final.
    C) há o mesmo número de versos e de frases?porquê?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a) 11 versos
      b) 4 frases
      c) Não , pois uma frase pô ter um tamanho maior do que um verso

      Excluir
    2. Não, não tem
      o número de versos diferem de um poema, poesia para outro
      mas GERALMENTE é 3 ou 4

      Excluir
  7. Obg pela resposta eu estava precisando

    ResponderExcluir
  8. Obg pela ajuda 🥰🥰🥰💞💞💞

    ResponderExcluir
  9. Esso e tão bom quando algumas pessoas precisam as respostas

    ResponderExcluir