terça-feira, 8 de setembro de 2020

CONTO: PARA CONTAR ESTRELAS - DIETER MANDARIN - REVISTA NOVA ESCOLA - COM GABARITO

CONTO: PARA CONTAR ESTRELAS

— Pai, como é que a gente conta estrelas do céu? — perguntou Lelê. O pai, baixando o jornal,

foi logo fazendo pose de explicação.

— Bem, existem equipamentos especiais para isso. Eles tiram fotos do céu e fazem medições.

E tem o Hubble, que é o bambambã dos telescópios! Mas só os cientistas podem usá-lo.

Então, cada um conta com o que tem à mão.

— Ah! — disse Lelê com admiração, mesmo sem ter entendido muito bem (ele ainda estava

no segundo ano).

A mãe o chamou na cozinha para um lanche. Ele se sentou à mesa pensando ainda no que o

pai tinha dito. Decidiu perguntar para ela também.

— Isso seu pai deve saber. Por que não pergunta para ele?

— Já perguntei. Ele falou várias coisas, mas não entendi direito: o que cada um tem nas

mãos e...

— Ora, nas mãos a gente tem dedos! Por que você não conta nos dedos? — disse a mãe, que

era bem mais esperta que o pai nos assuntos práticos.

— Hum... — pensou Lelê. Assim eu sei! E foi logo devorando o sanduíche.

Uns minutinhos depois, Lelê já estava no quintal. Olhava para o alto, bem fundo no céu de estrelas.

Para começar, mirou a mais brilhante e passou a contar em voz alta: Um... Dois... Três...,

recolhendo um dedo de cada vez. Chegou até dez. Olhou para as mãos, olhou para o céu.

Suspirou. O problema é que ele tinha só dez dedos, e o céu tinha muito mais estrelas.

Desanimado, sentou-se na varanda, apoiando o queixo nas mãos. Sua avó, que sempre

observava tudo bem quietinha, foi lá falar com ele.

— O que foi, filho?

— Nada...

— Hum. Sabe, eu conheço um jeito de fazer caber todas as estrelas na mão, de uma só

vez. Lelê olhou desconfiado, mas ficou atento, esperando o resto da história.

Dieter Mandarin. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3169/para-contar-estrelas>.

Acesso em:w 20/08/2020.

ENTENDENDO A HISTÓRIA

01. O narrador participa da história, ou apenas conta o que aconteceu?

Ele apenas conta o que aconteceu.

02. Qual conflito gerou o enredo?

O fato de o pai dizer: “[...]cada um conta com o que tem à mão[...]” e o garoto não entender.

03. As indagações da criança foram respondidas em que momento?

No momento em que a avó ensinava-lhe um modo diferente de contar as estrelas.

04. Segundo o texto, o que o pai quis dizer com “Então, cada um conta com o que tem à mão.”?

Que cada um usa o que tem a disposição, ou seja, usa o que pode.

05. Após o desenvolvimento do clímax, passada a tensão, que sentimento se percebe entre a criança e a avó?

Saudade


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