sexta-feira, 11 de setembro de 2020

BIOGRAFIA: PABLO PICASSO - COM QUESTÕES GABARITADAS

 BIOGRAFIA: Pablo Picasso (1881 – 1973)

           MaryAnn F. Kohl e Kim Solga

        Pablo Picasso é um dos artistas mais famosos de todos os tempos. Ele foi um gênio artístico e é lembrado particularmente por seu estilo de arte chamado de Cubismo.

        Picasso cresceu na Espanha e, mais tarde, estudou e viveu em Paris. Quando criança, demonstrava um talento artístico incrível e era considerado uma criança prodígio. Na verdade, seu pai, que também era artista, deu a ele todo seu material de arte, já que Picasso, então com 13 anos, demonstrava ter um talento tão impressionante. Quando tinha 19 anos, já era um artista profissional, com completa formação. Picasso mudou-se para Paris e viveu uma vida muito simples e pobre, enquanto pintava mais de duzentas obras. Esses quadros mostram sua tristeza em relação à vida pobre dos que habitavam em torno dele. Este período foi chamado de Fase Azul.

        Nessa época, ele começou a fazer um tipo mais feliz de pintura, mostrando palhaços e artistas de circo. Esse período foi chamado de Fase Rosa.

        A seguir, começou a pintar quadros que se pareciam mais com um quebra-cabeça com as peças fora de ordem. Às vezes, Picasso colava coisas em seus quadros, como recortes de jornal, um rótulo de garrafa, botões, tecido ou barbante – uma técnica chamada de colagem [...].

        O artista pintou até o dia em que morreu, aos 92 anos.

        Picasso e os outros cubistas tentaram criar uma nova forma de ver as coisas na arte. Eles olhavam para alguma coisa e tentavam desmembrá-la, em sua forma de pintar. Por exemplo, Picasso tentava mostrar os modelos que pintava de todos os lados ao mesmo tempo, e não apenas de um único ponto de vista. Ele podia mostrar uma mulher com os olhos voltados para a direita, mas seu nariz voltado para a esquerda.

        Suas formas básicas do corpo eram mudadas para formar cúbicas ou quadradas, em várias direções ao mesmo tempo. Ele poderia parecer-se com algo como um quebra-cabeça ou um espelho quebrado. Muitos outros artistas aprenderam com o que Picasso pintou e o incorporaram em suas próprias esculturas e pinturas. O Cubismo mudou o conceito de arte e abriu o caminho para o Surrealismo e a arte moderna.

      Descobrindo grandes artistas – A prática da arte para crianças. Porto Alegre, Artmed, 2001.

Fonte: Livro – Ler, entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p. 125-6.

Entendendo o texto:

01 – No texto, as autoras reforçam a afirmação de que Pablo Picasso é um dos artistas mais famosos de todos os tempos dizendo que ele foi um “gênio artístico”. Na sua opinião, o que significa ele ser considerado um gênio artístico?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Significa dizer que ele tinha um grande talento para as artes.

02 – Quais características são próprias de uma criança prodígio?

      Grande capacidade intelectual e / ou criativa.

03 – Qual afirmação do texto reforça a ideia de que Picasso era uma criança prodígio?

      A afirmação de que o pai, que era um artista, deu todo o seu material de arte ao filho Pablo, quando este tinha 13 anos.

04 – Biografia é um relato sobre as várias etapas da vida de uma pessoa. Portanto, o texto lido pode ser considerado um texto biográfico. Vamos pensar um pouco sobre ele:

a)   Qual aspecto da vida de Picasso foi destacado no texto? Quais fatos foram deixados de lado?

O aspecto artístico. Os fatos da vida pessoal. Pouca coisa é dita a respeito da vida pessoal do artista.

b)   Identifique o livro de onde foi tirado esse texto biográfico. Por que, na sua opinião, as autoras selecionaram justamente esses fatos da vida do pintor?

A escolha das autoras tem relação com o objetivo do livro, que é revelar o trabalho de grandes artistas para jovens leitores.

05 – Considere o destaque dado pelas autoras à obra artística de Picasso e responda:

a)   A quais etapas da vida artística de Picasso o texto se refere?

O texto refere-se as Fases Azul e Rosa, ao Cubismo e à colagem.

b)   Caracterize brevemente cada uma dessas etapas. Para isso, leia o primeiro parágrafo do texto.

Resposta pessoal do aluno.

06 – Logo no início do texto, o leitor é informado de que Picasso é lembrado por ser representante do Cubismo. Leia o segundo parágrafo, e formule uma explicação para o Cubismo.

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

       

6 comentários: