sexta-feira, 11 de setembro de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): RELAMPIANO - LENINE E PAULINHO MOSKA - COM GABARITO

 Música(Atividades): Relampiano


                                            (Lenine e Paulinho Moska)

Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal prá alguém
Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal pra alguém
E tá vendendo drops
No sinal

Todo dia é dia
Toda hora é hora
Neném não demora
Pra se levantar

Mãe lavando roupa
Pai já foi embora
E o caçula chora
Pra se acostumar
Com a vida lá de fora
Do barraco

Hai que endurecer
Um coração tão fraco
Pra vencer o medo
Do trovão
Sua vida aponta
A contramão

Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal pra alguém
Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal pra alguém
E tá vendendo drops
No sinal

Tudo é tão normal
Todo tal e qual
Neném não tem hora
Pra ir se deitar

Mãe passando roupa
Do pai de agora
De um outro caçula
Que ainda vai chegar

É mais uma boca
Dentro do barraco
Mais um quilo de farinha
Do mesmo saco
Para alimentar
Um novo João Ninguém
A cidade cresce junto
Com neném

Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal pra alguém
Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal prá alguém

Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal pra alguém
E tá vendendo drops
No sinal

 

ENTENDENDO A CANÇÃO

 

1)   De que trata a canção?

Fala sobre a trágica realidade das crianças que, em vez de terem uma infância saudável, vagam pelas ruas em busca de sobrevivência.

 

2)   Nestes versos abaixo, o que o eu lírico fala sobre esta criança?

“Com a vida lá de fora do barraco,

          Hai que endurecer um coração tão fraco,

          Para vencer o medo do trovão,

     Sua vida aponta a contramão”.

 

 Que a situação vivida por esta criança sensível e emotiva, mas que por conta de assumir responsabilidades deve se endurecer o coração, dando espaço pra razão, para vencer as adversidades e perigos dessa vida.

 

3)NÃO é correto afirmar que o texto
    a) apresenta estrangeirismos.
    b) utiliza, denotativamente, a palavra "contramão".
    c) tem, no título, um exemplo do registro coloquial da língua.
    d) faz uma denúncia social sobre a situação dos meninos de rua.

4) Sobre o gênero literário desse texto, é correto afirmar que há
    a) traços do épico, como personagens e narrador.
    b) elementos do lírico, como rimas e figuras de linguagem.
    c) mistura entre o épico e o lírico, com a valorização de ambos.
    d) características do drama, com apontamentos para a  representação.

 

      5) Que crítica a sociedade é abordada nessa canção?

                Que a sociedade já está acostumada todos os dias passarem por neném, sem sequer se dar conta de que o neném na verdade é uma criança, que foi esquecida pelas políticas públicas e que foi e é anulada socialmente sem saber o porquê de tanta maldade. Assim o neném é explorado de todas as formas possíveis, pela sociedade, por seus pais e pelo sistema.    

 

        6) Que sentido o eu lírico dá ao fato de chamar várias vezes a criança de “neném”?

           É chamado de “neném”, pois é uma representação da criança de periferia, que por muitas vezes não tem essa opção de ter medo dentro dele, faça chuva ou faça sol, ela precisa ir trabalhar do jeito que der para arrecadar dinheiro para os pais, que por muitas vezes estão em situação de extrema pobreza.

 

     7) No refrão da canção, Lenine leva em consideração a palavra drops, uma palavra da língua inglesa. Que significado tem no contexto dessa canção?

       Tem o significado de gota, porém, este drops que Lenine coloca são as balas vendidas em semáforos, onde há perigo com a circulação de trânsito.

 

    8) Na 4ª estrofe Lenine faz uma referência ao mítico Che Guevara, que diz a frase “hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”, que analogia faz com a canção?

        O endurecer desta estrofe serve para a criança se acostumar com o que chamamos de “mundão”, sendo isso o mundo fora de sua casa, de seu lar.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário