Música(Atividades): Relampiano
(Lenine e Paulinho Moska)
Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal prá alguém
Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal pra alguém
E tá vendendo drops
No sinal
Todo
dia é dia
Toda hora é hora
Neném não demora
Pra se levantar
Mãe
lavando roupa
Pai já foi embora
E o caçula chora
Pra se acostumar
Com a vida lá de fora
Do barraco
Hai
que endurecer
Um coração tão fraco
Pra vencer o medo
Do trovão
Sua vida aponta
A contramão
Tá
relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal pra alguém
Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal pra alguém
E tá vendendo drops
No sinal
Tudo
é tão normal
Todo tal e qual
Neném não tem hora
Pra ir se deitar
Mãe
passando roupa
Do pai de agora
De um outro caçula
Que ainda vai chegar
É
mais uma boca
Dentro do barraco
Mais um quilo de farinha
Do mesmo saco
Para alimentar
Um novo João Ninguém
A cidade cresce junto
Com neném
Tá
relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal pra alguém
Tá relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal prá alguém
Tá
relampiano
Cadê neném?
Tá vendendo drops
No sinal pra alguém
E tá vendendo drops
No sinal
ENTENDENDO A CANÇÃO
1)
De que trata a canção?
Fala sobre a trágica realidade das crianças que, em
vez de terem uma infância saudável, vagam pelas ruas em busca de sobrevivência.
2)
Nestes versos abaixo, o que o eu lírico fala sobre esta criança?
“Com
a vida lá de fora do barraco,
Hai que endurecer um coração tão fraco,
Para vencer o medo do trovão,
Sua vida aponta a contramão”.
Que a situação vivida por
esta criança sensível e emotiva, mas que por conta de assumir responsabilidades
deve se endurecer o coração, dando espaço pra razão, para vencer as
adversidades e perigos dessa vida.
3)NÃO é correto afirmar que o
texto
a)
apresenta estrangeirismos.
b)
utiliza, denotativamente, a palavra "contramão".
c) tem, no título, um exemplo do
registro coloquial da língua.
d) faz uma denúncia social sobre a
situação dos meninos de rua.
4) Sobre o gênero literário desse texto, é correto afirmar que há
a) traços do épico, como personagens
e narrador.
b) elementos do lírico, como rimas e
figuras de linguagem.
c) mistura entre o épico e o lírico,
com a valorização de ambos.
d)
características do drama, com apontamentos para a representação.
5) Que
crítica a sociedade é abordada nessa canção?
Que a sociedade já está acostumada todos os dias
passarem por neném, sem sequer se dar conta de que o neném na verdade é uma
criança, que foi esquecida pelas políticas públicas e que foi e é anulada
socialmente sem saber o porquê de tanta maldade. Assim o neném é explorado de
todas as formas possíveis, pela sociedade, por seus pais e pelo sistema.
6)
Que sentido o eu lírico dá ao fato de chamar várias vezes a criança de “neném”?
É chamado de “neném”, pois é uma representação da criança de
periferia, que por muitas vezes não tem essa opção de ter medo dentro dele,
faça chuva ou faça sol, ela precisa ir trabalhar do jeito que der para
arrecadar dinheiro para os pais, que por muitas vezes estão em situação de
extrema pobreza.
7) No
refrão da canção, Lenine leva em consideração a palavra drops, uma palavra da
língua inglesa. Que significado tem no contexto dessa canção?
Tem o significado de gota, porém, este drops que Lenine coloca são as
balas vendidas em semáforos, onde há perigo com a circulação de trânsito.
8) Na 4ª
estrofe Lenine faz uma referência ao mítico Che Guevara, que diz a frase “hay
que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”, que analogia faz com a
canção?
O endurecer desta
estrofe serve para a criança se acostumar com o que chamamos de “mundão”, sendo
isso o mundo fora de sua casa, de seu lar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário