Anedota: Bat-competição
O morcego-pai reuniu seus três filhotes
e disse:
-- Hoje faremos um teste para descobrir
quem é o mais rápido para encontrar sangue.
Depois disso, o pai pegou um cronômetro
e disse ao mais velho:
-- Sua vez.
O filho do morcego balançou suas asas:
"flap, flap, flap", e saiu voando. Quarenta minutos depois, voltou
com a cara toda suja de sangue e explicou:
-- Pai, tá vendo aquela morena com a
pele branca lá em baixo?
O pai disse:
-- Estou.
-- Pois é, pai. Chupei todo o sangue
dela.
Aí o pai disse ao filho do meio:
-- Sua vez.
O filho do meio balançou suas asas:
"flap, flap, flap", e após vinte minutos, voltou com a cara toda suja
de sangue. Ele explicou:
-- Pai, tá vendo aquela vaca toda
murcha e morta lá em baixo?
-- Estou.
-- Pois é, pai. Chupei todo o sangue
dela!
Restando somente o caçula, o pai disse:
-- Sua vez.
O caçula balançou suas asas:
"flap, flap, flap", e após cinco minutos, voltou com a cara toda suja
de sangue e explicou:
-- Pai, tá vendo aquele muro lá em
baixo?
O pai disse:
-- Estou.
-- Pois é, pai. Eu não vi!
Disponível em: http://maquinadepiadas.blogspot.pt/2011/10/.
Acesso em: 15 jun. 2018.
Fonte: livro Se liga
na língua. Língua Portuguesa. P. 242/243.
Entendendo a anedota:
01 – Para representar a fala
dos personagens, a anedota usa o discurso direto.
a)
Que sinal de pontuação é empregada para
introduzir as falas?
O travessão.
b)
Quais verbos de elocução foram utilizados?
Disse, explicou.
c)
Cite duas formas verbais que poderiam
substituir o verbo de elocução do primeiro parágrafo.
Sugestões: falou, afirmou, avisou, informou.
d)
A palavra explicou (quinto parágrafo) poderia ser trocada por perguntou. Nesse caso, que
diferença haveria?
Explicou abrange as duas falas do personagem, enquanto perguntou se
refere apenas à primeira fala que o segue.
02 – Releia os dois
primeiros parágrafos.
a)
Reescreva-os usando o discurso indireto.
O morcego-pai reuniu seus três filhotes e disse:
-- Que naquele dia fariam um teste para descobrir quem era o mais
rápido para encontrar sangue.
b)
A troca do tipo de discurso altera o sentido
do trecho?
Não.
c)
Que palavras você precisou mudar para adaptar
o texto?
Hoje, faremos, é.
03 – Leia uma reelaboração
do trecho final da anedota usando o discurso indireto.
O
caçula balançou suas asas: "flap, flap, flap", e, após cinco minutos,
voltou com a cara toda suja de sangue. Perguntou então ao: pai se ele estava
vendo o muro embaixo deles. O pai disse que estava, e o caçula explicou que
ele, ao contrário, não o tinha visto.
a)
Em sua opinião, qual é a melhor formulação: em
discurso direto, em discurso indireto ou você não vê diferença? Por quê?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O discurso direto tem uma forma
mais engraçada de contar, porque mostra melhor a inexperiência do morcego
caçula.
b)
As anedotas e piadas são geralmente
apresentadas oralmente. Qual é a contribuição do discurso direto para o humor
na situação oral?
O discurso direto cria a possibilidade de o falante imitar o jeito
de falar do personagem, o que pode aumentar a graça do texto.
04 – As experiências dos
três morcegos são narradas praticamente com a mesma fórmula.
a)
A repetição iguala ou diferencia as
experiências dos morcegos?
Iguala.
b)
Por que a repetição ajuda a criar o humor no
final da anedota?
A repetição sugere que as experiências foram iguais, mas a do
morcego caçula foi muito diferente e inesperada, o que criou o humor.
ótimo!!!! adorei as respostas, me ajudou muito!!
ResponderExcluirMa-ra-vi-lho-sooooooooooo
ResponderExcluirÓtimo poupou muito meu tempo
ResponderExcluirMuito bom app
ResponderExcluirobrigado
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirMuitooooo bomm
ResponderExcluirOi muito bom
ResponderExcluir