terça-feira, 1 de setembro de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): PASSARINHOS - EMICIDA(PART. VANESSA DA MATA) - COM QUESTÕES GABARITADAS

 Música(Atividades): Passarinhos

                                                             Emicida (Participação Vanessa da Mata)

Despencados de voos cansativos
Complicados e pensativos
Machucados após tantos crivos
Blindados com nossos motivos

Amuados, reflexivos
E dá-lhe anti-depressivos
Acanhados entre discos e livros
Inofensivos

Será que o sol sai pra um voo melhor
Eu vou esperar, talvez na primavera
O céu clareia e vem calor vê só
O que sobrou de nós e o que já era

Em colapso o planeta gira, tanta mentira
Aumenta a ira de quem sofre mudo
A página vira, o são, delira, então a gente pira
E no meio disso tudo tamo tipo

Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro

Laia, laia, laia, laia
Laia, laia, laia, laia
Laia, laia, laia, laia
Laia, laia, laia, laia

A Babilônia é cinza e neon, eu sei
Meu melhor amigo tem sido o som, ok
Tanto carma lembra Armagedon, orei
Busco vida nova tipo ultrassom, achei
Cidades são aldeias mortas, desafio nonsense
Competição em vão, que ninguém vence
Pense num formigueiro, vai mal
Quando pessoas viram coisas, cabeças viram degraus

No pé que as coisas vão, Jão
Doidera, daqui a pouco, resta madeira nem pros caixão
Era neblina, hoje é poluição
Asfalto quente, queima os pés no chão
Carros em profusão, confusão
Água em escassez, bem na nossa vez
Assim não resta nem as barata
Injustos fazem leis e o que resta pro cêis?
Escolher qual veneno te mata
Pois somos tipo

Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro

Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá

Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro
Passarinhos
Soltos a voar dispostos
A achar um ninho
Nem que seja no peito um do outro.

Composição: Emicida.

Entendendo a canção:

01 – A palavra “Amuados” tem o mesmo significado de outra palavra no texto que é:

a)   Complicados.

b)   Dispostos.

c)   Cansativos.

d)   Desanimados.

e)   Inofensivos.

02 – Na letra da canção, o autor constata que:

a)   Tomar antidepressivos é necessário para ficar entre discos e livros.

b)   Procurar ninhos de pássaros é a solução para fugir do caos da cidade.

c)   Orar é o que resta para sobreviver diante do cenário de destruição instaurada.

d)   Achar um ninho, tal qual o passarinho, é uma esperança de salvação.

e)   Transformar a cabeça de pessoas em degrau é a saída.

03 – Analisando o videoclipe dessa canção, Conte, com suas palavras, a narrativa encenada no videoclipe.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O comportamento dos meninos representados no videoclipe é reprovável? Justifique sua resposta.

      Os meninos roubam os livros, o que é considerado, culturalmente, um comportamento reprovável.

05 – No contexto do videoclipe, no entanto, essa prática não é tratada como algo inaceitável. Há uma justificativa, na narrativa, para essa ação. Como a livraria age sobre os meninos e de que modo faz isso?

      A livraria aparece como um espaço que tem a capacidade de atrair os meninos, por isso dela saem a luz e a fumaça misteriosa. Ao entrar em contato com ela e com os livros, os meninos são conquistados.

06 – O videoclipe, portanto, não tem uma moral negativa, ruim. Que ideia está sendo defendida?

      A ideia de que todos devem ter a oportunidade de se encantar com a ficção e com os conhecimentos que estão disponíveis nos livros.

07 – Os meninos do videoclipe são os passarinhos da canção. Por que foi feita essa associação?

      Os meninos encontram a liberdade e várias possibilidades para sua vida ao se encantar com os livros, livrando-se de uma realidade triste, que poderia aprisiona-los.

08 – Que relação existe entre a personagem feminina e o livreiro? Que figuras da realidade podem ser associadas a ela?

      A personagem feminina foi responsável, no passado, por apresentar o menino aos livros, algo que ele repassou para o jovem engraxate. Essa figura pode, por exemplo, ser associada aos professores, aos familiares e a outros adultos que estimulam as crianças a ler.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário