sábado, 26 de setembro de 2020

TEXTO: ALGUNS MATERIAIS QUE FORMAM O LIXO - REVISTA GLOBO CIÊNCIA - COM GABARITO

 Texto: Alguns materiais que formam o lixo

          Revista Globo Ciência

 O Brasil produz aproximadamente 130 mil toneladas de lixo por dia.

 Esse lixo é quase todo jogado no ambiente, onde vira alimento de ratos e urubus, polui o solo e as águas subterrâneas ou serve de criadouro para mosquitos que transmitem doenças.

        Muitos dos materiais encontrados no lixo demoram até 400 anos para desaparecer.

        PAPEL

        A palavra papel vem da palavra papiro. Há mais de 3.000 anos, no Egito, o papiro já era empregado para escrever; funcionava como se fosse uma folha de papel dos dias atuais. Quem primeiro propôs usar madeira para fabricar papel foi um francês chamado Reamur, a partir de observações feitas com os marimbondos, insetos que fazem seus ninhos “mastigando” cascas de árvores e formando estruturas parecidas com folhas. Mas foi um chinês que, há quase 2.000 anos, fabricou a primeira folha de papel usando bambu e galhos de amoreira.

        VIDRO

        É o mais antigo material que o homem conseguiu criar, a partir da mistura de diferentes materiais. Foi inventado por comerciantes fenícios que, reunidos em torno de uma fogueira à beira-mar, deixaram cair por acaso um pouco de salitre no fogo. O salitre, que é um tipo de sal, ao cair no fogo derreteu-se, misturou-se com a areia e, para surpresa de todos, formou os primeiros pedaços de vidro da humanidade. Isso aconteceu há mais de 6.000 anos.

        PLÁSTICO

        O primeiro plástico foi produzido há aproximadamente 150 anos (em 1862) e logo substituiu chifres, ossos e cascos de tartarugas na fabricação de pentes e botões.

        METAL

        A peça mais antiga de metal que se conhece é uma foice de 5.000 anos, encontrada no Egito e provavelmente feita com ferro que veio do espaço sob a forma de um meteoro. Antigamente, depois de uma batalha entre dois exércitos, as espadas que ficavam pelo chão eram recolhidas como sucata para fabricar novas armas.

Baseado em dados da Revista Globo Ciência. N° 37, ano 4. São Paulo, Globo, 1994.

Fonte: Língua Portuguesa. Entre palavras – Edição renovada. Mauro Ferreira. 5ª série. Ed. FTD – São Paulo – 1ª edição – 2002. P. 217-8. Manual do professor 45.

Entendendo o texto:

01 – Quais os quatro materiais citados no texto?

      Papel, vidro, plástico e metal.

02 – Em relação ao papel, responda:

a)   O que era o papiro e em que país ele era utilizado?

Era um tipo de papel usado no Egito, para escrever.

b)   A partir de que observações o francês Reamur chegou à conclusão de que o papel poderia ser produzido a partir da madeira?

Ele observou que marimbondos fazem seus ninhos usando casca de árvore, que eles mastigam para criar estruturas semelhantes a folhas de papel.

c)   Quem primeiro fabricou uma folha de papel foi um chinês. Que materiais ele usou para isso?

Ele usou bambu e galhos de amoreira.

03 – De acordo com o texto, o vidro é o mais antigo material sintético, isto é, não extraído diretamente da natureza.

a)   Quem o produziu, por acaso, pela primeira vez?

Foram os comerciantes fenícios.

b)   Como aconteceu esse fato?

Alguns comerciantes estavam ao redor de uma fogueira numa praia e, sem querer, deixaram cair salitre no fogo. O salitre derreteu e misturou-se com a areia e virou vidro.

04 – O primeiro plástico foi inventado em 1862. Antes dessa invenção, de que material eram feitos os pentes e botões?

      Esses objetos eram feitos de ossos, chifres e cascos de tartarugas.

05 – Reciclagem é a transformação de materiais e objetos inúteis em matéria a ser utilizada na produção de novos objetos. Qual o caso de reciclagem de metais que, segundo o texto, acontecia antigamente nas guerras?

      As espadas eram recolhidas nos campos de batalhas e com elas eram feitas novas armas.

06 – Nas ruas das cidades atuais é comum a presença de catadores de sucata recolhendo papel, metal, plástico e vidro. Por que o trabalho dessas pessoas é importante e útil para toda a sociedade?

      É importante por dois aspectos: 1° Aos materiais que são recolhidos e reaproveitados, gerando economia; 2° Ao fato de essa atividade ajudar a proteger o ambiente, pois evita que a sucata seja jogada na natureza, geralmente nos lixões.

07 – Se os objetos abaixo forem atirados nos lixões, depósitos a céu aberto, quanto tempo você acha que eles demorarão para se decompor, isto é, para desaparecer?

      Resposta pessoal do aluno.

a)   Chiclete: 05 anos.

b)   Corda de náilon: 30 anos.

c)   Lata de alumínio: 300 a 400 anos.

d)   Embalagem de plástico: Até 450 anos.

e)   Garrafa de vidro: Mais de 2.000 anos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário