terça-feira, 22 de setembro de 2020

REPORTAGEM: A RIQUEZA VEM DO LIXO - REVISTA GLOBO CIÊNCIA - COM GABARITO

REPORTAGEM: A riqueza vem do lixo

          Revista Globo Ciência

          Nas cidades, a grande quantidade de lixo produzida vem se tornando um problema preocupante: o que fazer com tanta coisa que, aparentemente, não serve para mais nada? É aí que entra a reciclagem: plástico, lata, vidro, borracha e papel são reaproveitados e se transformam em novas matérias-primas.

        Cena um: bandos de urubus, frequentadores assíduos de um depósito de lixo, alçam voo colocando em risco o pouso e a decolagem dos aviões no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Cena dois: albatrozes mergulham no mar do Japão em busca de alimento, mas o que engolem são colheres de plástico e restos de embalagens. O que têm em comum os urubus do Rio com os albatrozes do Japão? O lixo. Um dos mais graves problemas ecológicos do mundo moderno, os detritos produzidos pelo homem à ordem de milhões de toneladas por dia ameaçam engolir as grandes cidades. Mas, como em todos os setores da atividade humana neste século, com a mesma – ou quase a mesma – velocidade com que o homem cria um problema, ele se põe em busca de sua solução. E quase sempre encontra. É o caso do lixo.

        No mundo – e também no Brasil – uma enorme e variada gama de novas tecnologias surge a cada dia, tornando mais viável e barato reciclar materiais descartáveis para possível reuso. Os avanços tecnológicos mais expressivos vêm ocorrendo exatamente com o maior vilão da temida quadrilha do lixo: o plástico. Ele é o detrito de mais difícil degradação na natureza, permanecendo intacto no ambiente às vezes por mais de 50 anos. Mas [...] modernas técnicas de reciclagem já possibilitam a adoção de diversas saídas para esse dilema. Algumas delas são realmente revolucionárias, como a produção de um automóvel totalmente construído com materiais recicláveis e um material novíssimo chamado “madeira plástica”, que substitui com maior eficiência e durabilidade madeiras nobres e raras como mogno e peroba.

        [...]

        O vidro, uma das embalagens mais antigas da humanidade e também um dos primeiros materiais a serem reciclados, conta hoje com um forte aliado tecnológico: sensores ópticos, que têm a função de selecionar cores e detectar impurezas, a principal barreira para sua reciclagem. [...]

        O maior índice de reaproveitamento, no entanto, não acontece com o vidro, mas com a lata: hoje 50% das embalagens de alumínio de cerveja e refrigerante são recuperadas. Mas esse índice tem uma explicação: as latas de alumínio são os produtos mais valiosos do lixo, podendo ser vendidas a cerca de oito centavos de dólar o quilo, no Brasil. Por isso, muitas famílias e entidades comunitárias sobrevivem basicamente da coleta dessas embalagens usadas, vendendo-as para sucateiros, que por sua vez prensam as latas e as negociam em fardos para fundições. Lá, elas são transformadas novamente em lingotes de alumínio, com os quais são produzidas as chapas usadas para a fabricação de mais latas.

        Cada latinha reprocessada economiza em energia o equivalente a meia latinha de gasolina ou o consumo de energia elétrica de um aparelho de TV durante três horas. [...] Além disso, para cada tonelada de alumínio reciclado, evita-se extrair do solo cinco toneladas de bauxita, o mineral com o qual se produz o metal.

Revista Globo Ciência, n° 37, ano 4. São Paulo, Globo, 1994.       

Fonte: Língua Portuguesa. Entre palavras – Edição renovada. Mauro Ferreira. 5ª série. Ed. FTD – São Paulo – 1ª edição – 2002. P. 219-222.

Entendendo o texto:

01 – Como podemos classificar esse texto quanto à sua finalidade e qual seu objetivo específico, particular?

      Trata-se de um texto informativo. Seu objetivo é tratar dos problemas causados pelo lixo e analisar como a reciclagem pode ajudar a resolvê-los.

02 – Em relação à introdução:

a)   Em que lugares ocorrem as duas cenas descritas?

Uma ocorre no Rio de Janeiro; a outra no Japão.

b)   Que ponto em comum o texto estabelece entre as aves a que se refere?

Tanto os urubus do Rio como os albatrozes do Japão procuram seus alimentos em meio ao lixo atirado na natureza.

c)   Na sua opinião, com que finalidade são comparadas duas cenas semelhante em dois países diferentes e tão distantes um do outro?

A comparação procura mostrar que os problemas provocados pelo lixo acontecem nos mais diferentes lugares do mundo.

03 – Por que, segundo o texto, o lixo é um grave problema ecológico?

      Porque a imensa quantidade de lixo produzida ameaça engolir as grandes cidades e muitos dos seus componentes demoram décadas para desaparecer na natureza.

04 – Leia este trecho de reportagem sobre lixo.

        “Atualmente, muitos produtos são embalados com plástico: brinquedos, roupas, sorvetes, produtos de limpeza e alimentos. Uma das embalagens é a garrafa de refrigerante. A maioria dos refrigerantes é vendida em garrafas descartáveis ou retornáveis, feitas de um material plástico transparente chamado PET. [...]

        A maioria das garrafas é jogada no lixo. Mas o PET é tão resistente que pode durar mais de 300 anos.

        Se nada for feito com as garrafas, seus netos e bisnetos não vão apenas encontra-las nos terrenos baldios, aterros sanitários e lixões. Eles não vão ter espaço para andar no planeta sem tropeçar em uma garrafa de plástico.

        Mesmo hoje, certamente você encontra essas garrafas pelas ruas. E, às vezes, milhares delas aparecem nas praias, rios e represas, causando problemas.

        As prefeituras precisam gastar muito dinheiro para retirá-las.”

(Folha de São Paulo, 17/5/1996).

        Identifique nesse trecho os argumentos que podem justificar a afirmação do texto de que o plástico é o “maior vilão da quadrilha do lixo”. Não copie os argumentos; escreva-os com suas palavras.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão:

·        O PET pode demorar 300 anos para se decompor.

·        As garrafas de plástico ameaçam, no futuro, “inundar” o planeta.

·        Atualmente elas já poluem as águas.

·        As prefeituras gastam dinheiro para recolhê-las das ruas.

05 – O texto apresenta uma visão otimista ou pessimista em relação ao problema do lixo? Justifique.

      O texto é otimista. Refere-se, por exemplo, ao fato de o homem sempre encontrar soluções para os problemas; faz referência a invenções revolucionárias e cita a alta taxa de reciclagem.

06 – Por que, segundo o texto, as latas de cerveja e de refrigerante constituem o tipo de lixo mais reaproveitado para reciclagem?

      Porque elas, sendo feitas de alumínio, têm um bom preço como sucata, podendo ser vendidas por cerca de oito centavos de dólar o quilo.

07 – Vamos mostrar o ciclo de reaproveitamento das latas de alumínio. Para isso, releia, no penúltimo parágrafo do texto, o trecho a seguir: “Por isso, muitas famílias e entidades comunitárias sobrevivem basicamente da coleta dessas embalagens usadas, vendendo-as para sucateiros, que por sua vez prensam as latas e as negociam em fardos para fundições. Lá, elas são transformadas novamente em lingotes de alumínio, com os quais são produzidas as chapas usadas para a fabricação de mais latas.”. Depois escreva, em seu caderno, os três substantivos que estariam, pela ordem, no 3°, 4° e 5° quadrinhos.

      3°: fardos; 4°: lingotes; 5°: chapas

Nenhum comentário:

Postar um comentário