sábado, 26 de setembro de 2020

PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO - COM GABARITO

LENDA: Personagens do folclore brasileiro

          CURUPIRA

        A imaginação popular descreve o Curupira como um bicho em forma de moleque, mas muito feio, peludo e de orelhas grandes.

        O Curupira tem os calcanhares virados para frente e os pés virados para trás. Assim, quando seus rastros parecem indicar que ele foi para um lado, ele foi em sentido contrário. É por isso que ninguém consegue encontra-lo na floresta.

        É um ser protetor dos animais e das árvores da selva Amazônica. Conta-se que, durante as tempestades na floresta, é possível ouvir batidas nos troncos das grandes árvores. É o Curupira, que, batendo nelas com um pedaço de pau, verifica se elas vão aguentar o vento.

        Ele castiga sem dá as pessoas que, apenas por simples diversão, matam os animais da floresta e seus filhotes, mas protege os caçadores que caçam apenas o que precisam para se alimentar; protege também os pescadores que se arriscam nos rios na época das grandes chuvas.

 Texto baseado em: http://200.197.201.111/amazonlife/site/faqs/faq105.csp - 4/1/2002.

 

          CAIPORA (ou Caapora)

        O Caipora é um ser protetor dos animais da floresta. Ele os defende e chega a espancar os cachorros dos caçadores. Anda sempre montado num porco selvagem e, durante a noite, observa, escondido, o movimento dos caçadores na mata. Para apavorar quem tem a intenção de matar os animais da floresta, o Caipora assobia fininho e atira pedras. Diz a lenda que ele bate nos cachorros dos caçadores com um cipó para que eles não tenham mais vontade de ajudar seus donos a encontrar os bichos que estes pretendem matar.

        Dizem que um dos poucos jeitos de ficar livre do Caipora é colocar um pedaço de fumo de corda num pau oco. O Caipora vem, pega o fumo, mastiga-o, fica meio tonto e perde toda a vontade de perseguir os caçadores e seus cachorros naquela noite.

Texto baseado em: http://www.terravista.pt/ferNoronha/2152/Piaui/Folclore/Duendes.htm - 4/1/2002.

          BOIÚNA

        A lenda da Boiúna fala de uma cobra imensa que vive no fundo de grandes lagos, rios e igarapés, num lugar chamado boiaçuquara que, na língua dos índios, significa “morada da cobra grande”. Seu corpo é muito brilhante e, à noite, reflete a luz da lua. Seus olhos brilham no escuro como se fossem duas luzes, por isso enganam os pescadores, que, pensando tratar-se das luzes de um barco, aproximam-se da cobra e são devorados por ela.

Texto baseado em: http://200.19.2201.111/amazonlife/site/faqs/faq/105.csp - 4/1/200222.

Fonte: Língua Portuguesa. Entre palavras – Edição renovada. Mauro Ferreira. 5ª série. Ed. FTD – São Paulo – 1ª edição – 2002. P. 123/5 e Manual do professor 38-9.

Entendendo os textos:

01 – Qual o ponto em comum entre os três trechos que você ouviu?

      Os três fazem referência a personagens de lendas brasileiras.

02 – Em relação ao Curupira:

a)   Quais são suas características físicas, isto é, como é a aparência dele?

É um moleque, feio, peludo, de orelhas grandes e que tem os calcanhares virados para a frente e os pés virados para trás.

b)   Ele ataca e castiga qualquer pessoa que encontra dentro da floresta? Justifique.

Não. Ele castiga quem entra na floresta para destruí-la, para matar sem necessidade os animais e seus filhotes. Por outro lado, protege os caçadores e pescadores que tiram da floresta somente o pouco de que precisam para sobreviver.

03 – Em relação ao Caipora:

a)   O que ele faz para assustar e espantar da floresta os caçadores?

Ele assobia fininho, joga pedras e bate com um cipó nos cachorros dos caçadores.

b)   Você conseguiu criar em sua cabeça uma imagem de como é a aparência do Caipora? Justifique.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não, porque o texto não informa como é o Caipora; não dá informações sobre o tamanho, a forma, a cor dele, etc.

04 – O último trecho lido faz referência a uma imensa cobre.

a)   Como ela se chama e como ela é?

Chama-se Boiúna. Ela é muito grande, tem o corpo muito brilhante e seus olhos parecem duas luzes.

b)   Segundo o texto, a cobra vive num lugar chamado boiaçuquara. O que significa essa palavra na língua dos índios?

Significa “morada da cobra grande”.

c)   De que maneira a cobra atrai suas presas, isto é, as pessoas que ela ataca?

Ela usa o brilho dos olhos para enganar os pescadores. Eles pensam que são as luzes de um barco, aproximam-se e são devorados pela cobra.

05 – Você conhece alguma lenda? Se conhece, conte-a a seus colegas.

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Todos os povos do mundo têm suas lendas. Em sua opinião, por que elas existem e para que elas servem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: As lendas são explicações fantasiosas para fatos cuja compreensão lógica ultrapassa os conhecimentos de um determinado grupo social. Contar/ouvir histórias é uma forma de diversão, de educação e de relacionamento social cultivada há séculos. As lendas são, por isso, importantes para preservar os vínculos culturais de um povo; reforçar os elos entre as gerações e preservar a identidade coletiva do grupo social.

 

4 comentários:

  1. asem o seu trabaho de facer todo iso faleu apena isto fai ajudar muitas pessoas


    ResponderExcluir
  2. Com calor de quase 40ºC , Bataguassu registrou nesta quarta-feira a nona maior temperatura do Brasil

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline, boa tarde. Sou a Patricia da Edições SM e queremos usar o texto do Curupira em nosso livro didático. Mandei uma mensagem para você no Instagram, mas não tive retorno. faça contato comigo, por favor - patricia.sanches@grupo-sm.com

    ResponderExcluir