segunda-feira, 28 de setembro de 2020

TEXTO: DROGA: UMA "DOENÇA DEGENERATIVA" QUE ESTÁ DEBILITANDO O "ORGANISMO SOCIAL" EM QUE VIVEMOS - MARCONDES TORRES - COM GABARITO

 Droga: uma “doença degenerativa” que está debilitando o “organismo social” em que vivemos                                              

                          Marcondes Torres

 O consumo de drogas é cada vez mais presente em nosso dia a dia, isso por que a circulação e o tráfico desse entorpecente se intensificaram enormemente nas últimas décadas por mais que as autoridades tenham investido bastante no combate a entrada deste “vírus” que afeta toda e qualquer pessoa independentemente de classe social.

Os usuários são indivíduos que, na maioria das vezes, não possuem boas condições financeiras o que os leva a viver em um verdadeiro inferno de desolações que é o mundo de fantasias dos dependentes químicos. Infelizmente, as sociedades em geral julgam superficialmente os drogados sem saberem das suas intimidades e história de vida, as quais estão diretamente ligadas ao convívio familiar.

Geralmente, os dependentes químicos foram induzidos por amigos ou conhecidos a usarem drogas, uma vez que estas lhes conferem uma sensação momentânea de prazer e bem estar. Mas, posso afirmar com certeza que após os efeitos alucinantes dos entorpecentes as consequências são devastadoras e duradouras. Aliás, o uso de drogas proporciona, sem dúvida alguma, mais desvantagens para quem consome do que vantagens, se bem que esta última não existe para quem usa drogas, isso é simplesmente indiscutível. Creio que não preciso entrar em detalhes a respeito desse argumento, afinal de contas esta não é a minha intenção, pois, suponho que todos ou quase todos saibam das consequências do uso contínuo de drogas em geral. Só lembrando aos leitores que semanticamente a palavra droga já define por completo a sua futilidade.

É importante lembrar também que conflitos familiares passam a ser constantes nos lares de qualquer família que possui pelo menos um dos membros dependente das drogas.

Para finalizar quero deixar claro que o uso de drogas não só no Brasil, mas em todo o mundo está virando uma epidemia sem controle. Aliás, já virou uma “doença degenerativa” que está sufocando e debilitando, de certa forma, o “organismo social” em que vivemos. Em outras palavras, as autoridades devem e podem investir mais em políticas públicas e campanhas educativas voltadas ao combate tanto do tráfico como do uso de drogas, sobretudo em locais públicos. Afinal, os “donos” do poder também são seres humanos que, consequentemente, fazem parte desse organismo social que, como uma joia preciosa, devemos zelar e proteger, pois é usufruto de todos, inclusive das novas gerações. Acredito que em primeiro plano deve-se investir principalmente em educação que é o combustível que move todo e qualquer país, estado ou cidade.

ENTENDENDO O TEXTO

1)   As aspas têm como função destacar uma parte do texto, delimitar citações ou realçar uma palavra ou expressão. A aspa utilizada pelo autor na palavra “donos” indica que

a)   há preocupação dos governantes em combater as doenças degenerativas.

b)   os governantes estão incluídos no organismo social e devem zelar por ele.

c)   o poder público deve investir em políticas públicas ao combate do tráfico de uso de drogas.

d)   o poder público não está investindo em políticas públicas ao combate do tráfico de uso de drogas.

 

2)   A tese defendida pelo autor é:

a)   Insuficiência de investimento feito pelas autoridades no combate ao uso de drogas.

b)   O consumo de drogas tem se intensificado como um “vírus” na últimas décadas apesar de todo investimento das autoridades.

c)   A falta de investimento pelas autoridades tem aumentado o número de usuários de drogas.

d)   Os usuários de drogas são indivíduos que na maioria das vezes não possuem boas condições financeiras.

 

3)   O texto: Droga: uma “doença degenerativa” que está debilitando o “organismo social” em que vivemos é um(a)

a)   Artigo de opinião.

b)   Editorial.

c)   Resenha.

d)   Crônica.

 

 

Um comentário:

  1. Me ajudou muito! Vou ver se as respostas estão certas, assim que sair o resultado. Obgd

    ResponderExcluir