terça-feira, 15 de setembro de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO: LAR, DOCE LAR...OPS! - SIMONE PAIXÃO - COM GABARITO

 ARTIGO DE OPINIÃO: Lar, doce lar...Ops!

                                Simone Paixão

          Estamos em julho de 2020. O mundo parou por causa de uma pandemia. De acordo com um estudo elaborado pela Global Access to Justice, cerca 92% dos países adotaram medidas especiais para combater a disseminação causada pelo COVID 19, de modo que 47% desses países proibiram totalmente que a população saísse de casa, exceto para compras de alimentos ou medicamentos. Em 20% dos países, a saída é permitida, mas com limite de pessoas e de tempo. Com isso, boa parte dos humanos “resguarda-se” em suas casas e, nesse contexto, cenas inusitadas estão sendo registradas nos mais diversos lugares, principalmente nos espaços urbanos.

           Apesar de tanta tristeza e incertezas que o vírus vem causando, ocorreram alguns impactos positivos no meio ambiente, em consequência da restrição de atividades humanas. Com os veículos circulando menos, as indústrias paradas e as pessoas ficando mais tempo em casa, a natureza tem reagido favoravelmente e, aos poucos, surgem cenas únicas no mundo. Alguns animais que antes nem se aproximavam das cidades podem ser vistos passeando pelas ruas livremente; plantas voltaram a florescer, porque não estão absorvendo tanto dióxido de carbono emitido pelos veículos. Na Índia, milhares de tartarugas chegaram às praias para por seus ovos, em locais onde não mais haviam sido avistados durante o dia. Pessoas de diversos países também relatam terem visto animais selvagens incomuns, como um urso pardo, que apareceu na cidade de Madri, na Espanha, perambulando pelas ruas.

            De acordo com especialistas, esses fenômenos têm ocorrido devido à ausência de pessoas nas ruas, pois os animais não se sentem mais ameaçados. O distanciamento social também está proporcionando um aumento significativo da população das abelhas no mundo, pois várias espécies de flores silvestres estão crescendo livremente nos parques e marginais de todas as cidades, beneficiando tanto abelhas como borboletas, pássaros, morcegos e muitos insetos que se alimentam de plantas, flores e frutas. A pandemia trouxe muitos prejuízos, mas é certo que a natureza tem sido grata a ela, principalmente porque está se recuperando como nunca havia acontecido antes.

Simone Paixão. Texto elaborado especialmente para esta atividade. Informações disponíveis em: http://chc.org.br/o-dia-das-tartarugas/. Acesso em 10 jul.2020

Após a leitura do texto, responda:

       1)   Qual é o assunto principal do texto?

O assunto principal do texto é o impacto positivo que a pandemia tem causado para o meio ambiente, devido ao distanciamento social/físico da população mundial.

   2)        O distanciamento social a que nós humanos estamos sendo submetidos tem sido algo bom para a natureza, em geral, e para os animais. Por quê?

Resposta pessoal.

Sugestão: Espera-se que os alunos respondam “sim” e, a partir dessa resposta, explicitem as justificativas, de acordo com suas impressões pessoais.

 3)   De acordo com o texto, que motivos justificam o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas?

Sugestão de resposta: O aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas justifica-se devido ao distanciamento social/físico da população mundial, causado pela pandemia do coronavírus. O distanciamento proporcionou a diminuição da circulação das pessoas em ruas, praias e outros espaços, oportunizando que os animais sintam-se seguros para circular por esses locais.

 4)   Os animais citados no texto correm risco de extinção? Pesquise sobre o assunto para responder.

Resposta pessoal.

 5)   O que significa a expressão “Lar, doce lar...”?

Esta expressão é usada quando alguém quer fazer referência ao lugar que se sente tranquilo e seguro para retornar, o nosso “porto seguro”.

 6)        E a palavra “Ops!”, o que significa?

Ela é uma interjeição e indica a percepção de uma falha ou engano, uma gafe ou indiscrição involuntária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário