quinta-feira, 17 de setembro de 2020

EDITORIAL: GENTILLI, A CENSURA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO - VICTOR AMATUCCI - COM GABARITO

 EDITORIAL: GENTILLI, A CENSURA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Qualquer discussão, para que posso ocorrer de maneira civilizada, precisa de bases comuns das quais partir. Vamos estabelecer então algumas definições, a fim de identificar se a condenação do humorista ele foi condenado por injúria.

Injúria (substantivo feminino): ato ou efeito de injuriar. Injustiça, aquilo que é injusto; tudo o que é contrário ao direito. Dito ou ato insultuoso, ofensivo. Ato ou efeito de danificar; dano. JURÍDICO (TERMO) ilícito penal praticado por quem ofende a honra e a dignidade de outrem.

Para efeitos práticos, o que nos serve de definição são os itens 3, 4 e 5, ou seja, “ato insultoso, ofensivo”, que causou dano à honra e dignidade da deputada. Ao menos é isso que está implícito quando se diz que ele foi condenado por injúria (se a justiça entendesse que ele não ofendeu, ele seria inocentado). Ok, isso é óbvio. Verifiquemos, então, o que significa “liberdade de expressão”. Diz a Constituição Federal, em seu artigo 5º:

IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou a imagem.

 

E quais os fatos que levaram à condenação?

 O humorista foi notificado, extrajudicialmente, por uma deputada. Ela pedia que ele retirasse de seu Twitter algumas declarações que considerou ofensivas. A Constituição afirma que é livre a manifestação do pensamento, mas que é assegurado o direito de resposta, além de indenização por dano material, moral ou à imagem. O que fez o humorista ao receber a notificação?

Ele não se manifestou publicamente através de nota ou advogado. Ele não escreveu um tweet. Ele fez um vídeo e publicou. No vídeo, ele pega a notificação rasga, coloca dentro da cueca, tira da cueca, coloco num envelope, escreve “com cheirinho especial” e põe no correio de volta.

O que é Censura?

Censura (substantivo feminino): ação ou efeito de censurar. Análise, feita por censor, de trabalhos artísticos, informativos, etc.,ger. Com base em critérios morais ou políticos, para  julgar a conveniência de sua liberação à exibição pública, publicação ou divulgação. POR METONÍMIA restrição à publicação, exibição, et., feita com base nessa análise. POR METONÍMIA comissão ou repartição encarregada dessa análise.

VictorAmatucci.abr 12, 2019. Editorial, Todas. Disponível em: https://www.imprenca.com/2019/04/12/editorial-gentilli-a-censura-e-liberdade-de-expressao/.Acesso em: 23/07/2020.

ENTENDENDO O EDITORIAL

1)   Qual fato ocorreu em torno da produção desse editorial?

A condenação judicial do humorista Danilo Gentilli por uma suposta ofensa a uma deputada brasileira.

 

2)   O texto apenas relata os fatos ou apresenta uma opinião a respeito da questão tratada?

Também apresenta opinião uma vez que é característica do gênero textual editorial.

3)   Transcreva a opinião do autor em relação ao fato relatado.

“Qualquer discussão, para que possa ocorrer de maneira civilizada, precisa de algumas bases comuns das quais partir”.

 “...censura é uma análise feita antes da publicação de qualquer coisa, não depois. A condenação, portanto, não pode ser chamada de censura.”

 “Depois ele publicou um vídeo obviamente ofensivo”.

 “O vídeo não sofreu censura.”

4)   Qual é o seu posicionamento sobre a condenação de Danilo Gentilli? Você acredita que ele feriu o limite da liberdade de expressão ou foi apenas censurado?

         Resposta pessoal.

5)   Qual é o limite entre a liberdade de expressão e a ofensa?

A liberdade de expressão não deve ser defendida apenas para as pessoas que pensam igual a você. Sentir-se ofendido é algo pessoal. Considerando que o condenado em questão é um humorista, suas piadas podem ofender uma pessoa e outra não.

Todos têm a liberdade de expressão, de opinião e manifestação, pois não pode haver a censura prévia, ou seja, você não pode ser impedido de dizer algo, mas deve estar consciente que se alguém sentir-se ofendido, terá o total direito de se defender inclusive judicialmente e será ela, a justiça, que decidirá se você cometeu um crime de calúnia, injúria, difamação.

A Constituição afirma que é livre a manifestação do pensamento, as que é assegurado o direito de resposta, além de indenização por dano material, moral ou à imagem.

 

Um comentário: