terça-feira, 1 de setembro de 2020

POEMA: AMOR EM VIAGEM - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: Amor em viagem

             Carlos Drummond de Andrade

Trem arquejante, cansado,

A subir a Mantiqueira,

Também eu chego atrasado,

Não encontro quem me queira.

 

Do Rio Grande ao Pará,

De Mato Grosso a Sergipe,

Coitado de quem está

Procurando amor num jipe.

 

Numa jangada de vela,

Eu beijei e fui beijado,

Mas no vento foi-se aquela

Que navega a meu lado.

 

Piloto que dás teu giro

Montado em peixe de prata,

Carrega este meu suspiro,

E leva a quem me maltrata.

Carlos Drummond de Andrade. Poesia e prosa. Volume único. Antologia organizada pelo autor. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. P. 984.

Fonte: Livro – Se liga na língua – Língua Portuguesa. Ed. Moderna, 6° ano – p. 143.

Entendendo o poema:

01 – Que sentimento o eu lírico expressa no poema?

      Frustação ou tristeza.

02 – O que provoca esse sentimento?

      O amor que ele dedica a alguém e não é correspondido.

03 – O poema cita quatro meios de transporte. Quais?

      Trem, jipe, jangada e “peixe de prata”.

04 – O que o eu lírico quis dizer com a expressão “peixe de prata”?

      Talvez seja uma referência a um veículo aquático, como um barco ou uma lancha.

05 – Quantos versos tem o poema?

      Dezesseis versos.

06 – Em quantas estrofes esses versos estão organizados?

      Quatro estrofes.

07 – Observe as palavras que formam o final dos versos. Copie as duplas que terminam com sons semelhantes.

      Cansado/atrasado; Mantiqueira/queira; Pará/está; Sergipe/jipe; vela/aquela; beijado/lado; giro/suspiro; prata/maltrata.

08 – Você percebeu que há um padrão nessa repetição de sons? Como poderia descrevê-lo?

      Em cada estrofe, o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo, com o quarto.

 

37 comentários:

  1. MUITO MUITO OBRIGGADO ESSE SITTE ME AJUDOU MEUITO

    ResponderExcluir
  2. Faltou uma questão mas ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Vc esqueceu de uma questão a. q critério foi usado para separar as estrofes

    ResponderExcluir
  4. Obrigada me ajudou muito agradeço 😊☺👏

    ResponderExcluir
  5. Melhor app que ja usei para pegar respostas app ótimo

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada me ajudou bastante 👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado me ajudou tirou um peso das minhas costas

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado vc nao sabe o quanto vc mi ajudou

    ResponderExcluir
  9. Valeu muito obrigado ajudou bastante ☺️👍

    ResponderExcluir
  10. Você mim salvo. Muito obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  11. Nossa como isso me ajudou vcs fazem com outras matérias?

    ResponderExcluir