terça-feira, 29 de setembro de 2020

NOTÍCIA: SAÚDE SEM FAKE NEWS - SAGE - COM GABARITO

 NOTÍCIA: Saúde sem Fake News  

  SAGE

        As Fake News estão por todos os lados e precisamos aprender a identificá-las e desmenti-las. Principalmente aquelas que envolvem a saúde, pois é comum observarmos a divulgação de receitas milagrosas contra doenças, informações desencontradas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a cura de patologias, entre outras notícias fabricadas e criadas para enganar a população. Porém, algumas destas notícias falsas podem trazer prejuízos a nossa saúde, por isso a importância da investigação da fonte da notícia a que temos acesso.

          Como nascem as Fake News?

        Você está na internet e, de repente, lê a seguinte notícia: “Cientista louco descobre como reviver os dinossauros!”.

        Você imediatamente acredita ou fica em dúvida e vai procurar mais informações? Pois é, você com certeza já ouviu muito o termo “Fake News”. Mas você sabe como nascem esse tipo de notícia? Vamos descobrir?

        Segundo a Universidade de Oxford, mais da metade do tráfego da internet é feito por robôs! Muitos deles programados para espalhar uma notícia fabricada a cada 2 segundos. Mas esse é só o início do trabalho. O resto fica com as pessoas que acessam a internet e que acabam sendo enganadas.

        Acontece que, geralmente, uma notícia falsa é muito mais atraente, engraçada e fantástica do que uma verdadeira, então, ela é muito mais compartilhada e visualizada! O que faz com que ela acabe ganhando mais destaque do que uma notícia comum do dia a dia.

        Segundo pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, uma notícia falsa se espalha seis vezes mais rápido do que uma verdadeira.

        Mas, quem ganha com isso? Muitas vezes essas notícias são fabricadas por empresas ou pessoas que querem manipular a opinião pública e influenciá-las sobre determinado assunto. Então, muito cuidado!

Secretaria Adjunta de Gestão Educacional – SAGE.

Entendendo o texto:

01 – O que você entendeu por Fake News?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: são notícias falsas podem trazer prejuízos a nossa saúde.     

02 – Você já recebeu alguma notícia falsa? De que maneira esse conteúdo chegou até você?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Você já comparou alguma notícia recebida em outras fontes? Dê um exemplo:

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Como podemos identificar a fidedignidade de uma notícia? Ou seja, se a informação é verdadeira ou falsa?

      Fazendo uma investigação da fonte da notícia a que temos acesso.

 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário