sexta-feira, 11 de setembro de 2020

POEMA: CLASSE MISTA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: Classe mista

           Carlos Drummond de Andrade

"Meninas, meninas,
do lado de lá.
Meninos, meninos,
do lado de cá."
Porque sempre dois lados,
corredor no meio,
professora em frente,
e o sonho de um tremor de terra
que só acontece em Messina,
jamais, jamais em Minas,
para, entre escombros, me ver
junto de Conceição até o fim do curso.

Carlos Drummond de Andrade. Fonte: Livro se liga na língua. P. 150/151.

Entendendo o poema:

01 – Que aspecto da educação retratado no poema é diferente nos dias de hoje?

      O fato de as carteiras de meninos e de meninas não ficarem misturadas na sala de aula.

02 – Que palavra do texto revela que o eu lírico se inclui no grupo de estudantes?

      A palavra me.

03 – Os quatro primeiros versos apresentam duas frases entre aspas. Por que esse sinal de pontuação foi empregado?

      Porque a fala não é do eu lírico, ele está citando o que ouviu na escola.

04 – No oitavo verso, o eu lírico afirma sonhar com um tremor de terra. Qual é o sentido da palavra sonho nesse contexto?

      Desejo, vontade.

05 – Por que o sonho de um terremoto é estranho?

      Porque, em geral, as pessoas temem os terremotos pelo risco de morte e de prejuízos.

06 – O que explica esse sonho do eu lírico?

      O terremoto imaginado seria uma solução par que o eu lírico se aproximasse de Conceição, porque o evento alteraria a posição dos alunos na sala de aula.

07 – Que informação sobre os terremotos é sugerida pela palavra jamais no texto?

      A informação de que não ocorrem terremotos na região em que está a escola (Minas Gerais).

08 – A repetição da palavra jamais tem o objetivo de reforçar, suavizar ou alterar o sentido da palavra?

      Reforçar.

 

9 comentários: