terça-feira, 22 de setembro de 2020

TEXTO: DAS MOLÉCULAS ÀS CRIATURAS INTELIGENTES - SUPERINTERESSANTE - COM GABARITO

 Texto: Das moléculas às criaturas inteligentes

           Superinteressante

        A ciência não é capaz de garantir que existe vida fora da Terra. Mas tem meios de provar que os seus ingredientes estão em toda parte no espaço. E os cientistas ouvidos pela SUPER afirmaram, com maior ou menor convicção, que se inclinam a acreditar na existência de seres vivos. Até em vida inteligente. “Ela deve ser muito rara”, diz Geoffrey Marcy. “Pois na Terra há cem mil espécies animais e só uma tem inteligência”. Mesmo assim, Marcy acha que existem seres dotados de raciocínio. “Eles estão em algum lugar entre as 100 bilhões de estrelas da Via Láctea.”

        O mais entusiasmado com essa possibilidade é o físico Paul Horowitz, da Universidade de Harvard, diretor do Projeto Beta, que monitora permanentemente o espaço em busca de sinais de microondas (os mesmos usados nas linhas internacionais de telefone). Apoiados por doações, inclusive de Steven Spielberg, o cineasta que dirigiu ET, os cientistas do Beta usam um radiotelescópio de 28 metros de diâmetro situado perto de Boston, nos Estados Unidos. Eles esperam ouvir mensagens de extraterrestres entre os sinais que gravam. “Eu aposto a minha vida como há civilizações alienígenas”, disse Horowitz à SUPER.

        A declaração é forte, mas não é exagerada (veja o infográfico acima). Existe hoje um ramo inteiro da biologia, chamado exobiologia, cujo único objetivo é o estudo da vida extraterrestre. Os exobiólogo afirmam com segurança que em todos os cantos da Via Láctea existem moléculas orgânicas, as mais importantes na constituição dos seres vivos. Se reagirem entre si em condições ideais, elas podem formar células, cromossomos, células e, quem sabe, até um órgão como o cérebro. [...].

        “A exobiologia tem desafios ilimitados”, explica Harold Klein, da Universidade de Santa Clara, na Califórnia. “E por enquanto, tem recursos bem limitados.” O que a NASA pretende, agora, é mexer nesses recursos para obter o maior retorno possível em termos de conhecimentos. Se der certo, dentro de alguns anos vamos saber, finalmente, se somos ou não os únicos habitantes do Universo.

Revista Superinteressante. São Paulo, Abril, maio de 1996.

Fonte: Língua Portuguesa. Entre palavras – Edição renovada. Mauro Ferreira. 5ª série. Ed. FTD – São Paulo – 1ª edição – 2002. P. 165-6. Manual do professor 42-43.

Entendendo o texto:

01 – Em relação às características gerais do texto.

a)   De que tipo ele é: literário, publicitário (de propaganda), de divulgação científica ou é uma notícia?

Trata-se de um texto de divulgação científica.

b)   De que assunto ele trata?

O texto analisa a possibilidade de haver vida – inteligente ou não – em algum outro planeta do universo.

02 – Astrônomo é um cientista que estuda os planetas e outros astros. O astrônomo Geoffrey Marcy declara que, se existe vida inteligente fora da Terra, “ela deve ser muito rara”. Em que fato relacionado às formas de vida da Terra ele se baseia para fazer essa afirmação?

      Ele diz que, na Terra, há milhares de espécies animais (cem mil), mas só uma tem inteligência.

03 – Explique, com suas palavras, o que é o projeto Beta.

      É um projeto de pesquisa espacial desenvolvido nos EUA. Por meio de equipamentos (radiotelescópio), os pesquisadores tentam captar e gravar sinais eletrônicos (micro-ondas), esperando gravar, junto com esses sinais, algum indício de civilizações extraterrestres.

04 – O diretor do projeto Beta é o físico Paul Horowitz. Segundo o texto, ele é “o mais entusiasmado com essa possibilidade”.

a)   De que possibilidade se trata?

Trata-se da possibilidade de haver vida inteligente em outros planetas.

b)   Horowitz diz: “Eu aposto a minha vida como há civilizações alienígenas”. O que ele procura demonstrar com essa afirmação?

Ele quer demonstrar que tem certeza absoluta de que existem civilizações extraterrestres.

05 – A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é uma das mais respeitadas instituições de ensino e pesquisa do mundo. O texto, ao informar que Paul Horowitz é da Universidade de Harvard, busca produzir no leitor um efeito, uma reação. Qual seria essa reação?

      A reação de produzir ou aumentar a credibilidade do leitor em relação a essa pessoa e ao tema.

06 – Na sua opinião, como as pessoas da Terra reagiriam se os pesquisadores e cientistas confirmassem a existência de vida inteligente em um planeta próximo do nosso?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Suponha que, de repente, chegasse à Terra uma espaçonave vinda de outro planeta. Como você imagina que seriam os ETs, quanto à aparência e aos conhecimentos científicos?

      Resposta pessoal do aluno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário