sexta-feira, 2 de março de 2018

CONTO: DOIS BEIJOS: O PRÍNCIPE DESENCANTADO - FLÁVIO SOUZA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

CONTO -   DOIS BEIJOS: O PRÍNCIPE DESENCANTADO


       O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
     - Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
       - Sim, minha querida princesa.
     

      - Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
       - É... querida princesa.
       - Você tem um castelo, é claro.
       - Tenho... princesa.
       - E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?
       - Trinta e seis.
       - Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!
       - Tantas assim?
       - Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
       - Mas quarenta amas!
       - Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda; afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... joias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepita de ouro e discos de platina!
       - Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
       - Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
       - Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.

                                                                                      SOUZA, Flávio de. Príncipes e princesas,
                                                                                      Sapos e lagartos. São Paulo: FTD, 1996.

Entendendo o conto:

01 – O que mais chamou sua atenção nesse texto?
        Resposta pessoal.

02 – Os contos de fadas, também conhecidos como contos maravilhosos, costumam fazer parte da formação de muitas pessoas. Quais são as principais características dos textos desse gênero?
       A presença de elementos mágicos – as personagens podem ser príncipes, princesas, reis, bruxas, fadas; no cenário, há palácios, castelos e reinos que ficam em lugares distantes; o tempo é indeterminado e é, normalmente, indicado pela expressão “era uma vez...”.

03 – Que características do texto 1 o aproximam de um conto maravilhoso?
       O texto narra a história de um príncipe apaixonado que, com um beijo, acorda uma princesa que estava encantada, dormindo há muitos anos.

04 – Releia o texto a seguir:
       O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos.
        - A que conto de fadas esse trecho parece pertencer?
       Ao conto “A bela adormecida”.

05 – Que características da princesa dessa história a diferenciam das outras que você conheceu por meio de contos de fadas?
       A princesa desta história está mais interessada nos bens que o príncipe possui e na vida que ele pode proporcionar para ela, revelando-se muito preocupada com o consumo de bens materiais e deixando o príncipe em segundo plano. Nos contos de fadas, geralmente, o que conta é o amor, e não o interesse.

06 – Que sentimento a atitude da princesa despertou no príncipe? Por quê?
     O sentimento de arrependimento por tê-la tirado do encantamento, pois ela apenas demonstrou interesse pelos seus bens, mas não manifestou estar apaixonada.

07 – Justifique o subtítulo que foi dado ao conto: “O príncipe desencantado”.
     O príncipe perdeu o encanto que tinha pela princesa porque, depois de acordá-la, percebeu que ela estava interessada em seus bens materiais e não apaixonada por ele.

08 – Você achou essa história engraçada? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – O que nos faz lembrar a primeira frase do texto?
      A primeira frase nos faz lembrar histórias de fadas.

10 – Você sabe o que é um conto de fadas? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Quantas vezes a princesa usou o verbo “querer” para se comunicar?
      Usou cinco vezes.

12 – Você sabe o que é ser ambicioso? Você acha que a princesa foi ambiciosa?
      Ambiciosa é a pessoa que deseja possuir muitas coisas em quantidade elevada.
      A princesa se mostrou ambiciosa, pois achou o castelo de 36 quartos pequeno, além do mais queria ter umas 40 amas, joias, pedras preciosas, ouro, etc.

13 – Se você estivesse no lugar da princesa, o que pediria? Que “sonho de consumo” desejaria ver realizado? O que gostaria de ganhar?
      Resposta pessoal do aluno.

14 – Você é uma pessoa ambiciosa? Quais as suas maiores ambições na vida?
      Resposta pessoal do aluno.


6 comentários:

  1. Adoro essa história!! Em sala de aula faz sucesso. Se inventar de fazer dramatização da história, tem concorrência para fazer o papel da princesa.

    ResponderExcluir
  2. Qual sua opinião sobre a atitude da princesa em ralacao só principe

    ResponderExcluir
  3. A) QUAL FOI O PLANO DE NAPOLEÃO .

    B)COMENTE PORQUE O BLOQUEIO CONTINENTAL NÃO SURTIU EFEITO .

    C) COMENTE O QUE FOI O GOVERNO DE CEM DIAS .

    ResponderExcluir