terça-feira, 6 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): DESCONSTRUINDO AMÉLIA - PITTY - COM GABARITO

Música(Atividades): Desconstruindo Amélia

                                                 Pitty

Já é tarde, tudo está certo

Cada coisa posta em seu lugar

Filho dorme, ela arruma o uniforme

Tudo pronto pra quando despertar


O ensejo a fez tão prendada

Ela foi educada pra cuidar e servir

De costume, esquecia-se dela

Sempre a última a sair


Disfarça e segue em frente

Todo dia até cansar (Uhu!)

E eis que de repente ela resolve então mudar

Vira a mesa, assume o jogo

Faz questão de se cuidar (Uhu!)

Nem serva, nem objeto

Já não quer ser o outro

Hoje ela é um também


A despeito de tanto mestrado

Ganha menos que o namorado

E não entende porque

Tem talento de equilibrista

Ela é muita, se você quer saber


Hoje aos 30 é melhor que aos 18

Nem Balzac poderia prever

Depois do lar, do trabalho e dos filhos

Ainda vai pra night ferver


Disfarça e segue em frente

Todo dia até cansar (Uhu!)

E eis que de repente ela resolve então mudar

Vira a mesa, assume o jogo

Faz questão de se cuidar (Uhu!)

Nem serva, nem objeto

Já não quer ser o outro

Hoje ela é um também


Uhu, uhu, uhu

Uhu, uhu, uhu


Disfarça e segue em frente

Todo dia até cansar (Uhu!)

E eis que de repente ela resolve então mudar

Vira a mesa, assume o jogo

Faz questão de se cuidar (Uhu!)

Nem serva, nem objeto

Já não quer ser o outro

Hoje ela é um também.


Entendendo a canção:

01 – O que você entendeu da ideologia da letra da canção?

      Na minha opinião a letra da música Desconstruindo Amélia é como se fosse um hino para as mulheres.


02 – Na 1ª e 2ª estrofe da canção, quais as tarefas da mulher?

      A música é como se contasse a história de uma mulher. Essa parte retrata algumas tarefas que “tem” que ser feitas pelo sexo feminino, como arrumar a casa, colocar o filho pra dormir e arrumar as roupas, Além de trabalhar, tudo isso visto como “normal”, pois desde cedo mulheres são ensinadas a servir, devido ao fato de isso já ter vindo de seus ancestrais chegando a um ponto tão extremo que a própria pessoa é esquecida para agradar os outros. Isso não é normal e sim um abuso.


03 – Na frase: “Disfarça e segue em frente / Todo dia até cansar / Uooh!”, que significado expressa?

      Além de ter que agradar a todos, se as mulheres reclamarem elas são vistas como ''folgadas'', esse trecho deixa bem claro.


04 – Dos versos 11° até o 16° versos da canção, qual a mudança que a mulher resolve fazer?

      Como a música é como se fosse história, esse ponto representa o que as mulheres deveriam fazer. Parar de cuidar só dos outros, pois elas não são ''servas nem objetos'' e sim iguais.


05 – Na 5ª estofe, quais são as desigualdades retratadas?

      Além de fazer todas as tarefas e trabalho (diferente dos namorados que só trabalham) as mulheres ganham menos que os homens, é retratado um pouco das desigualdades.


06 – Em qual verso da 6ª estrofe, a mulher se mostra capaz de se divertir, mesmo depois de um dia de serviço? Copie.

      Na parte final, é mostrado que as mulheres após fazerem as coisas, ainda encontram um tempo para se divertir.


07 – Depois de ler a letra da canção, qual o resumo que se pode fazer?

       A música tenta fazer o mundo abrir os olhos e perceber que a mulher também é um ser humano. Tentando o fim das desigualdades.


08 – Que mudanças são apontadas pela música em relação a mulher?

      “Faz questão de se cuidar (Uhu!)” / “Nem serva, nem objeto” / “Já não quer ser o outro” / “Hoje ela é um também”.


09 – Que outras mudanças precisam ocorrer na sociedade para melhorar a vida das mulheres?

      A desigualdade, A descriminação e o conhecimento do trabalho feminino.


10 – Dê que forma homens e mulheres podem se ajudar para garantir uma vida mais digna e feliz?

      Dividindo e compartilhando as tarefas diárias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário